No fim de semana tem programação no Mercado Cultural em Gravatá

mercado 3

O Mercado do Pátio da Feira é a atração

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 10:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

foto de arquivo
mercado 1O final de semana está chegando, e para curtir os dias de descanso e relaxar com a família e amigos, a melhor opção é Gravatá.

No Mercado Cultural, um dos principais pontos de encontro da cidade, todos os fins de semana tem programação para os vários públicos, que além de apreciarem a boa música, aproveitam a gastronomia variada, e a venda de artesanato do local.

Neste fim de semana a programação fica por conta de Tavinho e Banda, e Fagner Chagas do Acordeon.

A entrada é gratuita e a realização dos eventos é dos comerciantes dos boxes com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo.

 

Programação:

Sábado – 7 de março – 13 horas – Tavinho e Banda

Domingo – 8 de março – 14 horas – Fagner Chagas do Acordeon

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Aniversário de 478 anos do Recife terá frevo, samba e maracatu na Praça do Arsenal

O cantor Lenine fechará a programação, com show a partir das 20h30

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 09:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

lWBIBEA Prefeitura do Recife divulgou a programação do aniversário de 478 anos da Cidade, celebrado no próximo dia 12.

A partir das 17h, na Praça do Arsenal, artistas populares, manifestações culturais estarão reunidos para comemorar a data.

Também haverá o tradicional corte do bolo, às 19h.As apresentações do Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante e do Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano abrirão a festa.

O frevo também estará representado através da Orquestra Majestade do Frevo com os Passistas Campeões.

A campeã do Carnaval do Recife, a Gigante do Samba, também participará do aniversário.

A escola de samba venceu o concurso de agremiações pelo oitavo ano consecutivo com o enredo “Bumbás, festa da roça: salve Amazonas”.

O cantor Lenine fechará a programação, com show a partir das 20h30. As atrações artísticas poderão ser prestigiadas pelo público gratuitamente.
(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Recife Jazz Festival, dias 13 e 14 de março, no Teatro Luiz Mendonça, no Dona Lindu

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO, SAIBA QUEM SÃO AS ATRAÇÕES

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 09:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

kaazzAo longo de dez anos de estrada, o Recife Jazz Festival vem se destacando no cenário musical do estado, com atrações de peso do jazz mundial, além de representantes locais da música instrumental. Neste ano, o evento está marcado para os dias 13 e 14 de março, no Teatro Luiz Mendonça, no Dona Lindu. Confira a programação:

13 de março:

Piano Day
19h ­ Orquestra Criança Cidadã (PE)
20h ­Alejandro Chiabrando (ARG)
21h ­Jean Kapsa (FRA)
22h ­Hamilton de Holanda (RJ)

14 de março:

Piano Day
19h ­ Alex Corezzi (MG)
20h ­Ernesto Jodos (ARG)
21h ­David Helbock (AUS)
22h Hermeto Pascoal e Aline Morena (AL)

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Gravatá completa 122 anos e Prefeitura prepara programação especial para festejar

122 anos de história, beleza e tradição.

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 10:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

gravata 2São 122 anos de história, beleza e tradição. No dia 15 de março Gravatá completa mais um ano de Emancipação Política, e para celebrar a data, a Prefeitura através da Secretaria de Turismo está preparando um grande evento festivo.

 A programação está sendo fechada, mas o que já pode ser adiantado é que no domingo (15) o dia será movimentado com Hasteamento da Bandeira, Missa em Ação de Graças, Corte do Bolo Gigante, e Almoço Musical no Mercado Cultural.

 15 DE MARÇO (DOMINGO)

07h30min – Hasteamento das Bandeiras

Local: Praça Rodolfo de Morais

Participação das Escolas Municipais

Participação da Banda 15 de Novembro

09h – Missa em Ação de Graças 

Local: Igreja Matriz de Gravatá

10h – Corte do Bolo Gigante

Local: Praça da Matriz.

12h – Almoço Musical no Mercado Cultural

Entrega da Premiação do Resgate histórico de Gravatá

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

06 DE MARÇO, Hoje é o Dia de PERNAMBUCO

O Leão do Norte - Pernambuco - historiasylvio.blogspot.com.br(1)

SERGIOUm texto especial de SERGIO ROBERTO; É também o Dia da Maçonaria

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 04:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

Bandeira da Revolução Pernambucana de 1817 - historiasylvio.blogspot.com.brA Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco, no Brasil, e é um marco da luta a opressão da Corte portuguesa.

Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Almeida e Silva e de Frei Caneca, e diversos Maçons comprovados, Padre João Ribeiro de Pessoa de Melo Montenegro, Theotônio Jorge Martins Pessoa, Padre Miguel Joaquim de Almeida Castro (padre Miguelinho), eleito Secretário de Estado do governo provisório, os capitão José de Barros Lima (Leão Coroado), Pedro da Silva Cardoso, o tenente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti, o comerciante Antônio Gonçalves da Cruz (Cabugá), embaixador do governo provisório nos Estados Unidos e o Padre Maçom Francisco Muniz Tavares.

No dia 06 de março de 1817, o povo do Recife se levantou contra o domínio Colonial Português. Algumas semanas depois, as províncias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, lideradas por Pernambuco (estado do qual Alagoas fazia parte), também se rebelaram. Pela primeira vez, o Brasil foi independente, o que aconteceu com a Proclamação da República.

Por mais de dois meses os brasileiros tiveram governo próprio, constituição, exército, esquadra e até embaixadas no exterior. A Revolução de 1817 antecipou a Independência do Brasil em cinco anos (antes do “sete de setembro”) e fez valer aqui, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Os Pernambucanos foram muito além de decretar a autonomia política no País, também proclamaram a igualdade social e a liberdade religiosa, de pensamento e de imprensa. Não só tentaram acabar com a escravidão, mas, ainda, com a discriminação contra negros e mulatos, entre outras propostas extremamente avançadas para a época como, por exemplo, uma segurança pública eficiente e a prestação de contas aberta dos gastos governamentais, que não foram alcançadas ainda hoje.

Com essas propostas, a Revolução conseguiu reunir representantes dos mais variados segmentos da sociedade, inclusive populares que também desejavam a emancipação política e a implantação de um Governo Republicano.

O sonho durou apenas 74 dias e acabou debaixo de uma repressão violenta e muito cruel, que fez 2.500 vítimas. Seu significado e consequências, porém, foram imensos.

A data Magna do Estado de Pernambuco, 6 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817, foi estabelecida por iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco, por intermédio da Lei, nº 13.386, no dia 24 de dezembro de 2007.

O projeto de Lei, de autoria da deputada Terezinha Nunes, tem como objetivo, proporcionar aos Pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado.

Parabéns aos heróis de 1817, que lutaram e defenderam seus ideais e deram suas vidas por amor a Pernambuco e a deputada Terezinha Nunes, pela brilhante e importante indicação do projeto de Lei, de sua autoria, em homenagem a Revolução Pernambucana de 1817, “ Data Magna do Estado de Pernambuco”.

PARABÉNS A PERNAMBUCO E A TODOS OS PERNAMBUCANOS.
(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Luciana Santos (PCdoB) inaugura nesta sexta-feira o Espaço Mulheres de Tejucupapo

Em comemoração ao Dia da Mulher

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 03:00 horas do dia 06 de MARÇO de 2015   – SEXTA – FEIRA )

luciana santosEm consonância com o 8 de Março, o deputada federal Luciana Santos (PCdoB) participa de inauguração do Espaço Cultural Mulheres de Tejucupapo, nesta sexta-feira (6), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a partir das 18h. O local será um espaço permanente para debates e atividades artísticas e suas expressões.

Luciana decidiu batizar o espaço com o nome das heroínas de Tejucupapo pela importância histórica para as conquistas de gênero no País.

“Sempre quisemos um espaço em Olinda com o propósito de reunir as manifestações artísticas locais e unimos o momento ao Dia Internacional da Mulher, que é uma data simbólica para o mandato, já que estamos sempre inseridos nas pautas de gênero no Congresso Nacional e na luta política. E ninguém melhor que as mulheres de Tejucupapo pra engrandecer esta representação, que une a cultura e a luta das mulheres”, explicou.

A primeira atividade contará a DJ LalaK, intervenção artística da atriz Hilda Torres, com uma temática sobre a violência contra a mulher, além de duas mesas de diálogo; A primeira com produtora de teatro Paula de Renor, sobre “A participação da mulher nos espaços de produção cultural”, e a segunda com a vice-presidente da OAB, Adriana Coutinho, e a jornalista Cátia Oliveira, do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom). Junto à anfitriã ela abordará o tema ‘Reforma Política para incluir mais mulheres’.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Luciana Genro (PSoL) vê “estelionato eleitoral” de Dilma Rousseff

A ex-candidata à Presidência pelo PSOL nas eleições de 2014 criticou a gestão comandada pela presidenta da República

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 23:59 horas do dia 05 de MARÇO de 2015   – QUINTA – FEIRA )

luciana genroA ex-candidata à Presidência pelo PSOL nas eleições de 2014, Luciana Genro, criticou a gestão comandada por Dilma Rousseff (PT) e disse acreditar que existiu, no Brasil, um estelionato eleitoral após o pleito.

Para a psolista, que está no Recife para participar de um debate na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a presidente utiliza dos mesmos métodos que acusou o senador Aécio Neves (PSDB) de querer praticar.

“A situação política brasileira está bem complicada. Acho que tivemos um verdadeiro estelionato eleitoral. Toda polarização que Dilma fez ao presidenciável Aécio Neves fez que muitos acreditassem que o PT estava indo para a esquerda.

No fim das contas, ela aplica as mesmas medidas que acusou Aécio de querer praticar, inclusive com aquela peça publicitária que mostrava a comida desaparecendo da mesa”, avaliou Luciana Genro, em visita à redação do Jornal Folha de Pernambuco.

Para a psolista, apesar de Dilma ter tido mais votos nas eleições foi o programa do PSDB que saiu vitorioso. “Na prática, as políticas públicas do PT são as mesmas do PSDB. Quem deve pagar a conta da crise? Os trabalhadores ou os bancos e milionários?”, questionou.

Luciana Genro também comentou sobre o financiamento de campanha. Segundo a ex-candidata, o PSOL é a favor do fim do financiamento empresarial. “Óbvio que isso não acabaria com o dinheiro por debaixo do pano, como as leis contra a corrupção não acabaram com ela, mas não propomos isso como uma panaceia para todos os males”, afirmou.

Debates
O Recife foi escolhido pelo PSOL para dar início a sua série de atos nacionais, nesta quinta-feira (5). Com a presença de Luciana Genro, a legenda promoverá um debate sobre a crise econômica e política do País, apresentando saídas que não penalizem os trabalhadores e a juventude.

A ideia é que o partido percorra, ao longo do ano, todas as capitais. Neste primeiro semestre, além de Pernambuco, já estão agendadas visitas aos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Bahia.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Ao receber prêmio em Pachuca, México, Paulo Câmara destaca a importância de projetos sociais, como o Mãe Coruja

páulo mexico

Muita gente já esqueceu, mas o “Mãe Coruja” foi criado por Eduardo Campos em 2007

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 22:01 horas do dia 05 de MARÇO de 2015   – QUINTA – FEIRA )

paulo camara mexico 3Ao discursar na 3ª Conferência Interamericana sobre Experiências Inovadoras em Gestão Pública Efetiva , na cidade de Pachuca de Soto, no México, o governador Paulo Câmara (PSB) destacou, nesta quinta-feira (5), a importância dos projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que mais precisam. No evento, o socialista recebeu o prêmio “Qualidade de Políticas Públicas”, em virtude do Programa Mãe Coruja.

“Este é o reconhecimento de uma política que vem, ano a ano, incansavelmente, tratando da primeira infância, da gestação, visando reduzir a mortalidade infantil e também preparar as mães e as crianças para um futuro melhor. Pernambuco tem conseguido com políticas sociais melhorar a qualidade de vida do seu povo”, argumentou Paulo Câmara. O programa pernambucano disputou com outras 74 iniciativas dos 13 países da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Durante a sua explanação, o governador destacou que o programa tem conseguido reduzir a mortalidade infantil no Estado. Atualmente, o programa tem 132.872 mulheres cadastradas e 72.649 mil crianças acompanhadas.

Coordenadora do Programa Mãe Coruja, a médica Bebeth de Andrade Lima fez uma apresentação da iniciativa aos participantes da Conferência. “Este não é um programa de Governo. É um programa de Estado”, disse Bebeth.

“Temos uma preocupação grande em construir uma sociedade mais afetiva, com menos violência”, defendeu a coordenadora. Ela destacou que Pernambuco foi o Estado do Brasil que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos anos.

Este foi o segundo prêmio internacional do Programa Mãe Coruja, que já havia sido reconhecido como “Prática de excelência no serviço público” pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Janot pede arquivamento de investigações contra Dilma na Lava Jato

Até agora a presidente escapou de ter ganho alguma coisa com a maracutaia da Petrobras

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 20:01 horas do dia 05 de MARÇO de 2015   – QUINTA – FEIRA )

dilma dilmaO procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff, por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato. No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre essa citação.

O jornal ‘O Estado de S. Paulo’ apurou que ele se limita a dizer que a Constituição não permite que o chefe do Executivo seja investigado por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, posto que Dilma assumiu apenas em 2011.

Essa justificativa foi adotada por opção de Janot. Ele poderia, simplesmente, não ter incluído o nome dela na lista, mesmo que apenas para arquivar a investigação.

Pela citação de Janot, fica claro que as referências feitas sobre Dilma nas investigações da Lava Jato aconteceram enquanto ela ocupava cargo de ministra do governo Lula – chefiou o Ministério de Minas e Energia e comandou a Casa Civil – ou quando deixou o governo, se desincompatibilizando da Casa Civil, em 2010, para disputar sua primeira eleição presidencial.

A referência a Dilma nessa lista amplia sua exposição política, justamente num momento em que o cenário dentro do Congresso é de conflito aberto com o PMDB, principal partido aliado do governo e do PT. Além disso, Dilma também enfrenta enormes dificuldades com deputados e senadores para conseguir aprovar suas propostas de ajuste fiscal na busca pela recuperação da economia.

O material enviado por Janot ao STF está em regime de segredo de Justiça. O sigilo deve ser aberto pelo ministro do Supremo Teori Zavascki.

____________________

Blog do Rogério Brandão

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Novela Petrobras: ‘Lista de Janot’ deve aumentar rejeição a políticos no Brasil

Um texto do blogueiro Rogério Brandão

Os protestos de rua convocados para 13 e 15 de março, o primeiro por sindicatos e movimentos sociais simpáticos ao governo e o segundo por “impeachmistas”, devem dar o termômetro do estado de ânimo das ruas no caso Petrobras

    (Postado aqui no blogdocastanha.com às 18:01 horas do dia 05 de MARÇO de 2015   – QUINTA – FEIRA )

Saberemos em breve quais políticos estão citados nas delações do caso Petrobras e contra quais se pedirá abertura de inquérito no STF. Da lista entregue pelo procurador-geral Janot nesta terça-feira, constam 54 nomes. A imprensa antecipou que os presidentes do Senado e Câmara – Renan e Cunha, ambos do PMDB — estão entre eles, além de políticos do PT, PP, PSDB e PSB.

A se confirmarem estas informações, a novela Petrobras, que se iniciou em março de 2014 com a Operação Lava Jato, vai ganhar uma nova dinâmica. Para os que gostam de enxergar no PT a encarnação exclusiva do diabo no Brasil, o enredo vai ficar mais complexo: ampliou-se o número de partidos envolvidos e entraram nomes de peso da política nacional.  Sobretudo enredam-se todos: o Poder Executivo (Dilma está sempre na mira, assim como Lula), o Legislativo e a própria Oposição. A política institucional em xeque.

O que sairá dessa pororoca, ninguém sabe. Mas com certeza se aprofundará o sentimento de raiva e rancor que o brasileiro sente, desde há muito tempo, em relação aos políticos e à política em geral. Pesquisas de opinião indicam que a rejeição aos partidos bate recordes no Brasil: 75% da população não têm nenhuma preferência partidária.

Em um momento de deterioração do cenário econômico – com reajustes de ônibus, luz, impostos e uma percepção generalizada de piora no padrão de vida (segundo pesquisas) – a entrada em cena dos políticos no escândalo deve colocar mais água na fervura do desalento.

Os protestos de rua convocados para 13 e 15 de março, o primeiro por sindicatos e movimentos sociais simpáticos ao governo e o segundo por “impeachmistas”, devem dar o termômetro do estado de ânimo das ruas no caso Petrobras. Já nos gabinetes, a barca segue em ativo compasso de espera.

____________________

Blog do Rogério Brandão

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

_________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI