Escola José Batista de Melo, de Avencas, está pronta, recuperada, limpa e bonita para receber os alunos

O repórter fotográfico EDNALDO LOURENÇO BONECO, estvee em Avencas e fez uma fotos para o Blog. Hoje de manhã a escola foi lavada, arrumada e recebeu os últimos retoques depois que a Prefeitura recuperou toda sua estrutura física.

(Postado aqui no blogdocastanha.com às 13:30 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

Veja as fotos.
esco11 esco 12 esco 5 esco 3 esco 2

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Jornalismo da TV Jornal e TV Globo dão espaços para divulgação do Dia “D” de combate à Hanseníase em Gravatá.

Em todo mundo, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia de combate à Hanseníase

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 12:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

wilson 2 wilson 3 wilson 4TV Jornal veiculou na manhã de hoje entrevista com o educador de saúde da Secretaria de Saúde, José Wilson Santos. Ao meio dia, foi a vez da coordenadora da Vigilância Vigilância Epidemiológica, Tácila Saborido falar para o Jornal do Meio da TV Globo.
As duas emissoras de TVs pautaram em seus tele-jornais matérias sobre o Dia “D” de combate à Hanseníase em Gravatá.
 Em todo mundo, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia de combate à Hanseníase que é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae.
Devido à transmissão por via respiratória, esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. Esta ação integra a campanha nacional. Nesta quarta-feira alguns prédios públicos da cidade estarão iluminados na cor amarela para sensibilizar a população sobre a doença.
Nas unidades de saúde haverá um mutirão para identificar possíveis casos de Hanseníase. A secretaria pede que a população participe desta ação, e se caso alguém perceber que tem alguma mancha na pele, procurar uma unidade de saúde o mais breve possível, para que seja analisado pelos profissionais de saúde.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Grupo de Danças “Folc Popular” participa de oficina de máscaras de papangus, na Estação da Cultura

Bezerros respira arte e criatividade

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 12:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

masca 2 masca 3 masca 4 masca 5A Estação da Cultura de Bezerros, que já é um grande acervo cultural e possui um memorial onde está grande parte das fantasias campeãs dos concursos de papangus, recebeu nesta quarta feira, dia 28 de janeiro, bailarinos e bailarinas do grupo de danças Folc Popular, para participarem de mais uma oficina de máscaras, promovida pela Gerência de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e  Esportes.

As oficinas começaram no dia 17 de janeiro na Praça da Bandeira, e já aconteceram seis vezes com mais de 400 máscaras já  confeccionadas,  e se encerrarão no dia 31 de janeiro,na mesma praça, mas serão reiniciadas no dia 04 de fevereiro na Estação da Cultura e na Associação dos Artesãos de Bezerros (AAB), onde já se encontram agendadas várias escolas públicas e privadas do município e região, até o dia 13 de fevereiro, e no domingo será exclusiva para os turistas que estarão participando do Bloco dos Papangus de Bezerros, sendo estimado que até o final das oficinas estejam prontas para cobrirem os rostos dos foliões,  3 mil máscaras.

 

Atenciosamente,

 

Joelson Lima – 81 99217539 / 94519777

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Prefeitura firma convênio com a Faculdade Estácio e funcionários e dependentes terão até 20% de descontos nas mensalidades

A faculdade oferece aproximadamente 23 cursos de graduação e pós-graduação – com aulas presenciais e semipresenciais de uma vez por semana.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 08:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

 

alex 3 alex 6Os servidores da Prefeitura de Gravatá e seus dependentes diretos têm a partir de agora mais uma oportunidade de estudar em uma unidade de ensino superior, obtendo excelentes descontos nas mensalidades.

Na manhã desta terça-feira (27) mais um importante convênio foi firmado, desta vez com a Faculdade Estácio, de Recife. Os descontos giram em torno de 20% e com pagamento antecipado, o aluno tem mais 5% de abatimento.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a presença do secretário Alexandre Rabelo, o controlador geral do município, Marllon Lima, e Leonardo Rabelo, representante da instituição, onde importantes tópicos foram abordados para o benefício dos futuros estudantes.

A faculdade oferece aproximadamente 23 cursos de graduação e pós-graduação – presenciais e semipresenciais (uma vez por semana). Os servidores municipais que queiram utilizar deste benefício, devem se dirigir ao departamento de RH para solicitar a declaração de convênio e em seguida ir diretamente à faculdade.

__________________
Texto de Alexandre Carlos

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Alunos da Rede Estadual de Ensino podem estagiar no Tribunal Regional Eleitoral – TRE

UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 07:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

TRE 1A Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) vão abrir 411 vagas de estágio para estudantes de ensino médio da Rede Estadual em todos os municípios do Estado.

A bolsa remunerada do estágio é de R$ 500,00 e mais o auxilio transporte, com carga horária de de 20 horas semanais.

Os alunos que desejarem concorrer a vaga deve estar cursando o Primeiro ou Segundo Ano do Ensino Médio, ter idade mínima de 16 anos e ter estudado em escola estadual no ano de 2014

As inscrições começam no dia 02 de fevereiro e seguem até o dia 13 de fevereiro.

O  resultado da seleção vai ser divulgado no dia 05 de março no site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco -  WWW.EDUCACAO.PE.GOV.BR.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

De nada adiantou a disputa politica na Câmara na noite de ontem. Gravatá continua parada sem o seu ORÇAMENTO.

Um grupo de vereadores insiste em “atirar” no prefeito e acerta na população desprotegida. O executivo e o legislativo estão sem orçamento para 2015. As votações de ontem não deram em nada. Caberá ao prefeito Bruno Martiniano tomar as medidas cabíveis para reverter o quadro.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 05:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

 camara hj 3 camara hoje 2As emendas para Gravatá conseguir seu orçamento foram mais uma vez derrotadas na Câmara Municipal na noite de ontem.

Com os vereadores divididos, tanto a proposta da oposição quanto a do bloco da situação, colocadas em votação na noite de ontem, não obtiveram o quorum necessário para aprovação.

Um fato inusitado no municipalismo brasileiro.

Gravatá está com sua administração paralisada. Não pode pagar, não pode comprar, nem gastar os recursos públicos e nem honrar folha de pagamento dos servidores e outras despesas básicas.

Isso porque o seu orçamento, enviado em forma constitucional de projeto de Lei Orçamentaria Anual (LOA) colocado em votação na Câmara Municipal foi derrotado com os votos dos vereadores da oposição.

Por duas vezes, nesses primeiros dias de janeiro de 2015, o executivo enviou projetos à Câmara solicitando aprovação de crédito especial, para assim poder administrar o município. Não conseguiu êxito. Teve seus pleitos rejeitados por falta de quorum. Precisava conseguir 2/3 dos votos – de 10 dos 15 vereadores da Casa, e não conseguiu.

O vereador Pedro Martiniano foi o ausente da noite, justificada por motivo de saúde. Nada que que foi votado será sancionado pelo prefeito. Tanto as propostas da oposição quanto da situação foram rejeitadas pelo voto.

Na reunião de ontem, vereadores preferiram ir para tribuna fazer acusações e agressões verbais contra os colegas, tentar difamar pessoas da cidade, do que debater os interesses da população, dos eleitores que os colocaram naquela Casa Legislativa. Até inspiração nas histórias bizarras da “boca da baleia” vieram à tona em forma de críticas.

Só resta ao prefeito tomar as medidas cabíveis. De posse dos seus direitos constitucionais legais, tomar a decisão final e colocar em execução o orçamento do executivo e do legislativo municipal. Até hoje, está tudo parado.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Enquanto os vereadores obstruiam votações na Câmara que poderiam ajudar a população, o Mercado Público estava em festa, lotado de gente feliz …

Realidade de Gravatá na noite de ontem

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 08:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

 mercado 2 mercado 4Cada vez mais a população fica decepcionada com os políticos e reage a sua maneira.

Decisões importantes para o município deveriam ter sido tomadas na sessão da Câmara dos Vereadores de ontem. Nossos vereadores preferiam ficar divididos e mais uma vez colocaram os seus interesses políticos acima dos interesses do povo.

Enquanto isso, o Mercado Cultural, lotado, estava bombando. Muita musica, alegria generalizada, consumo, dinheiro circulando, confraternização entre as pessoas que foram para alí se divertir, como sempre acontece, também nas noites de terça-feira

 O povo é sábio.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

CAIC de Gravatá. Uma boa realidade. Cerca de 40% das obras de reforma do prédio estão prontas e o trabalho está em ritmo acelerado

Logo, os 1500 alunos que estão espalhados por outras escolas vão voltar a estudar np CAIC que está fechado há dois anos com as instalações muito destruidas por vãndalos e ladrões.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 04:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

cai 61 cai 7 cai 6 cai 5 cai 4 cai 3 cai 140 homens trabalhando na reforma e recuperação da Escola Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC) em Gravatá, e em ritmo cada vez mais acelerado, o trabalho iniciado há pouco mais de 15 dias, encontra-se adiantado em cerca de 40%, e muitos dos locais já estão concluídos.

A novidade é que a escola vai receber um muro em todo o entorno do terreno, oferecendo segurança e qualidade na infraestrutura da unidade. Os moradores do bairro estão todos os dias na obra, e atuam como uma espécie de fiscais comunitários, apreciando e presenciando uma nova realidade que surge para alunos, professores, e os próprios residentes.

Salas pintadas, pisos trocados, rede elétrica e hidráulica em perfeito estado, estes pontos já mostram o sonho saindo do papel, tomando corpo, forma, tendo cor e vida.  Desde que foi inaugurado há 18 anos, esta é a primeira vez que o CAIC recebe tamanha ação.

O CAIC está interditado desde o final de 2012, e a partir de então a Prefeitura precisou abrigar os mais de 1000 alunos em seis polos de educação. Espalhados em igrejas e associações, as aulas foram garantidas e os estudantes seguiram com sua rotina curricular em dia.

 _________________________

Texto – Adriana Bezerra – Fotos – Ednaldo Lourenço – Secretaria de Comunicação e Imprensa de Gravatá

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Aulas gratuitas de informática começaram hoje em Gravatá

As 108 vagas disponibilizadas foram ocupadas e o curso tem duração de 6 meses

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 20:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

info 01 info 2  info 5 info 6 info 7 info 8Os gravataenses não perdem tempo quando o assunto é informatização, e aproveitaram a oportunidade oferecida pela Prefeitura através da secretaria de Assistência Social para participar do curso gratuito de informática. As aulas começaram nesta terça-feira (27) e o curso tem duração de 6 meses. As 108 vagas disponibilizadas foram ocupadas, e cerca de 18% do alunado é da zona rural do município.

As aulas acontecem no Telecentro Comunitário situado na Rua São Pedro no Bairro Novo, e para cada aluno tem um computador disponível. Sob o comando do professor Danilo Barbosa o curso é dividido em 4 módulos e engloba assuntos como: Aspectos Gerais da Informática, Elaboração e Edição de Textos, Criação e Edição de Planilhas, Criação e Edição de Apresentações Eletrônicas, Trabalho com Periféricos e Uso Sustentável da Internet.

Cada turma tem entre 8 e 14 alunos na faixa etária de 12 a 60 anos. Para cada grupo as aulas acontecem uma vez por semana e têm duração de 1 hora e 40 minutos. De acordo com o professor Danilo Barbosa já existe uma lista de espera para o próximo curso que acontece no segundo semestre do ano.

Os estudantes ganham todo o material didático gratuitamente e ao final do curso recebem certificado de conclusão com validade em todo o território nacional.

_______________________

Texto – Adriana Bezerra – Fotos – Ednaldo Lourenço – Secretaria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Gravatá

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Escolinha de futebol de Encruzilhada de São João, distrito de Bezerros, conquista Copa Sul Bahia

No distrito de Encruzilhada de São João tem uma escolinha de futebol, comandada pelo professor Luciano Medeiros, patrocinada pela prefeitura de Bezerros, que disputou e conquistou o título máximo da Copa Sul Bahia, competição sub15, ao vencer cinco partidas e perder duas, em jogos disputados nas cidades de Coaraci e Itapitanga, no estado da Bahia. A delegação bezerrense viajou com duas equipes uma sub 17 e outra sub 15, com 40 jogadores, o técnico e uma cozinheira.

(Postado aqui no blogdocastanha.com às 18:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

esco 2 esco 5 escp 3Mesmo tendo que enfrentar a estrada de ônibus, os craques bezerrenses conquistaram o sub 15 e dois dos seus jogadores se destacaram a ponto de despertarem a atenção de olheiros e irão passar por um período de testes no Vitória de Salvador, equipe que disputa a série B do futebol brasileiro, em 2015; Pedro Henrique e João Vítor terão a chance de se firmarem como atletas profissionais, graças ao incentivo público e as  qualidades como jogadores de futebol.

Depois de se classificar em primeiro lugar e por antecipação na classificatória, a equipe foi vencendo os adversários em jogos de mata mata, até chegar a final, enfrentando a equipe  do EFASC da Bahia, e vencer por 4X2, nos pênaltis, após empate de 0X0 no tempo regulamentar, num torneio que teve 40 participantes do sudeste e nordeste do Brasil..

A delegação foi recebida na prefeitura, pelo prefeito Branquinho, que garantiu incentivar cada vez mais a manutenção da escolinha de futebol e o professor Luciano Medeiros através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Diretos Humanos.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI