Participação maciça de gravataenses na VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Evento é uma parceria do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura

 

1Uma gestão municipal que possui um olhar profundo para área social de Gravatá, promovendo uma assistência com responsabilidade e seriedade. É por ter este conceito que a Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no dia 30 de julho e segue durante a sexta-feira 31, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema foi “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – de vez rumo a 2026”.

 

O evento lotou um dos auditórios do Hotel Portal de Gravatá, com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada. O primeiro dia começou com uma apresentação de Xaxado e a formação da mesa, composta pelo prefeito Bruno Martiniano, a primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Paula Martiniano, a presidente do Conselho de Assistência Social, Elaine Tenório, o representante da Procuradoria do município, Dr. Murilo, o representante do SUAS, Paulo Sales, o representante das entidades de Assistência Social, Davi Reze e da professora do departamento de Ciências Domésticas da UFRPE, doutora em Ciências Sociais e coordenadora do Observatório da Família, Dra. Raquel Uchôa.

 

A secretária de Assistência Social, Paula Martiniano usou da palavra onde agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da participação e a opinião dos presentes para que a cada dia se possa realizar trabalhos que melhorem a cidade e a condição de vida dos gravataenses. “Um evento como esse alimenta a participação do povo”, falou Paula.

 

Já o prefeito Bruno Martiniano afirmou que “Em um momento tão difícil que o país está passando, é muito importante ter a participação da população em uma gestão. Estou muito feliz em ver este salão cheio. A prefeitura organizou este encontro, mas tudo isso é do povo e para o povo”.

 

Logo depois houve a palestra da Dra. Raquel. À tarde foram discutidas as dimensões da Conferência:

 

Dimensão 1: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para consolidação do SUAS no pacto federativo.
Dimensão 2: Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS.

 

Dimensão 3: Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo.
Dimensão 4: Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo.

 

Dimensão 5: Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

 

Já a programação do segundo dia foi uma Plenária Geral para instruções dos trabalhos, votação das propostas prioritárias para o Município, Estado e União, apresentação das propostas e a eleição dos delegados para a conferência Estadual.

 

Texto – Danyelle Amorim

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

SAÚDE – USF CAIC foi reinaugurada na tarde de ontem

Mais uma unidade de saúde reformada em Gravatá

 

 

9Na tarde de ontem (30/07), o prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano reuniu o secretariado e junto com a população reinaugurou o CAIC, no Bairro Novo. Na ocasião, a Unidade de Saúde da Família CAIC que funciona no mesmo prédio, também foi reinaugurada. A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira junto com a equipe da secretaria e funcionários da USF participaram da reinauguração e ao lado do prefeito, descerrou a placa que oficializou a entrega de uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada e montada com novos equipamentos e mobiliários.

 

 

Durante o período de obras, a equipe da USF CAIC realizava o atendimento aos seis mil usuários cadastrados na unidade, no prédio do Centro de Saúde de Gravatá (antiga SUCAM), que fica no bairro do Cruzeiro. Com a entrega da unidade, os moradores da região contam com um posto de saúde que oferece serviços de odontologia, clínica médica, enfermagem, sala de vacina, sala de curativo, farmácia e triagem, além da realização de exame de prevenção do câncer do colo do útero.

 

 

Uma das metas para a Secretaria de Saúde estabelecidas pela gestão é a climatização e informatização das USFs da cidade. No CAIC, a informatização foi concluída, e a climatização será instalada após a chegada dos equipamentos, que estão no aguardo da entrega do fornecedor. Um consultório odontológico com novos equipamentos, entre eles: nova cadeira odontológica, fotopolimerizador, autoclave e ultrassom odontológica. Além dos equipamentos de odontologia, a unidade recebeu longarinas para a sala de espera, que recebeu uma “brinquedoteca” para as crianças brincarem enquanto aguardam o atendimento.

 

 

Dois geláguas, geladeira, mesa de mayo, biombos sem rodízio, mesa para exame ginecológico, carrinho para curativo, escadas com dois degraus e macas, cadeiras de escritório, negatoscópio, mesas de escritório, lixeiras em aço inox, arquivos, armários, tensiômetro, otoscópio, lanterna clínica, braçadeira para injeção e curativo e computadores.

 

 

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira que sempre acompanhou as obras de reforma, falou da alegria em entregar à população a USF do CAIC: Para nós da Secretaria de Saúde é uma alegria muito grande. Alcançamos mais uma meta que é a entrega desta unidade de saúde e o mais importante, que é saber que estamos oferecendo um serviço de qualidade em um espaço adequado. Estamos empenhados na melhoria de todas as Unidades de Saúde da Família na cidade e também na zona rural, e estar aqui no CAIC junto com o prefeito e toda equipe é um sonho realizado, destaca.

 

 

Para o prefeito de Gravatá, entregar a unidade de Saúde junto com todo o equipamento que é o CAIC, é a realização de um sonho dos gravataense:Quando assumimos a gestão em 2013, este equipamento estava interditado, pois oferecia riscos as pessoas que utilizavam os serviços aqui prestados e também aos funcionários. Depois de muito esforço, conseguimos realizar a obra de reforma em toda estrutura, que atende 1200 alunos na escola, e aqui na Unidade de Saúde que mais de seis mil pessoas recebem atendimento. Estamos muito felizes, pois a população ganha muito com isso e poder oferecer serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas é muito satisfatório”, disse.

 

 

Durante a solenidade de reinauguração, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), formada pelo psicólogo, Bernardo Magalhães, pelo enfermeiro, Sivaldo Lopes, pela atendente de farmácia, Ana Karolina e pelo técnico de enfermagem, Manassés Arruda, ofereceram o serviço de testes rápidos, que analisam e identificam se o paciente possui o vírus do HIV, Hepatite C e Sífilis. Além dos testes, foram distribuídos preservativos (camisinhas) masculinas e femininas e panfletos informativos.

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço e Marcone Barros

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Reformado e modernizado, CAIC de Gravatá foi entregue à comunidade na noite de quinta-feira

Bruno Martiniano ao lado de representante do Governo do Estado fez a reinauguração da escola

1Agora é realidade. O Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC em Gravatá, depois de quase três anos interditado foi reinaugurado oficialmente no final da tarde desta quinta feira 30 de julho de 2015, uma data histórica para os moradores da localidade e gravataenses de um modo geral. E como não poderia ser diferente, a festa foi grande e contou com a presença de milhares de pessoas. O prefeito Bruno Martiniano ao lado do Secretário Executivo de Apoio aos Municípios, Flávio Figueiredo, na ocasião representando o Governador Paulo Câmara, a Secretaria de Educação Francisca Nogueira, o Presidente da Câmara de Vereadores da cidade, vereador Pedro Martiniano e demais autoridades estiveram presentes.
Logo na entrada duas bandas marciais animavam o evento e recepcionavam os participantes. O primeiro passo da festa foi o corte da fita na entrada principal, dando por inaugurado o local. Em seguida o prefeito e as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa oficial, a qual continha uma homenagem ao saudoso Governador Eduardo Campos. Com este ato, todos puderam entrar nas dependências do CAIC e conferir como ficou o local. Após a visitação o Padre Fernando deu a bênção dos espaços. Logo depois todos se dirigiram ao espaço da Secretaria de Assistência Social onde funciona o Centro de Convivência de Idosos – CCI, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Paula Martiniano, secretária de Assistência Social acompanhou a visita e apresentou os espaços.
Outro local entregue totalmente reformado e moderno foi a Unidade de Saúde da Família – USF CAIC que atende centenas de famílias da comunidade com médicos, vacinação, consultório odontológico e outros serviços. Aglaine Oliveira, Secretária de Saúde acompanhou a visita.

A festa estava apenas começando, todos foram para a quadra poliesportiva onde a Banda XV de Novembro estava localizada. Iniciando a cerimônia oficial a execução dos hinos Nacional, de Pernambuco e de Gravatá. Uma quadra lotada de pais, alunos, professores e moradores. Uma emoção que transbordava. A aluna Mayara Elói do 8º ano agradeceu pela volta do CAIC para os moradores, “O CAIC é muito mais que uma escola, é a nossa casa. Estamos muito felizes”, disse.

 

A reforma do CAIC só foi possível graças aos esforços da Prefeitura junto ao Governo do Estado, e com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios – FEM 1 na gestão do então Governador, Eduardo Campos, e contrapartida do Município, começando o trabalho e tornando realidade um sonho de anos. O prefeito Bruno Martiniano não escondeu a alegria em presenciar o momento, “Hoje é um dia de festa e muita satisfação para Gravatá. Eu, como cidadão gravataense e como prefeito desta cidade, estou imensamente feliz e honrado em prestigiar este momento, que tenho certeza, é um marco para Gravatá e toda a população. O CAIC está de volta para seus alunos, para a comunidade. A escola está bonita de se ver, e enche o coração de orgulho em saber que cada esforço foi válido”, disse Bruno Martiniano.

 

Texto – Adriana Bezerra

Fotos – Ednaldo Lourenço e Marcone Barros

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

USF de Russinhas foi reinaugurada oficialmente nesta quarta-feira

Prefeito Bruno Martiniano esteve no local que passou por reforma recentemente

 

1Na manhã desta quarta-feira (29/07), o prefeito de Gravatá Bruno Martiniano inaugurou a Unidade de Saúde da Família do distrito de Russinhas, na zona rural do município. A USF Russinhas foi construída em 1978 e desde a construção, não havia passado por uma reforma e ampliação do porte que foi realizado na gestão do prefeito, Bruno Martiniano. A USF também receberá condicionadores de ar para climatização e será informatizada. O consultório de odontologia será montado, e em breve, os usuários contarão com atendimento odontológico diariamente no distrito. As famílias que recebem atendimento na unidade, são assistidas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no prédio do Centro de Saúde de Gravatá (antiga SUCAM).

 

Na ocasião estiveram presentes a secretária de Saúde, Aglaine Oliveira, o secretário de Governo, Neto da Banca, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcus Tulius, o secretário de Imprensa, Cláudio Castanha, o assessor especial, Gabriel Tenório e o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Animal e Defesa Social e Segurança Cidadã, Alex Andrade. A coordenadora da Atenção Básica, Selma Magalhães também participou da solenidade acompanhada do médico da USF, Dr. Carlos Arcoverde, da enfermeira, Isabelle Campos e dos Agentes Comunitários de Saúde de Russinhas. Os moradores também participaram da inauguração e o agricultor, Adeildo do Abacaxi fez questão de acompanhar o prefeito durante o evento.

 

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira falou sobre a satisfação de entregar à população mais uma USF reformada. “É muito satisfatório para a Secretaria de Saúde entregar mais uma unidade revitalizada. Com a reforma em toda estrutura do prédio, a USF teve as salas ampliadas e duas novas salas foram construídas. Além da reforma, foram entregues novos mobiliários e os usuários contam com uma unidade totalmente renovada, que garante mais qualidade e conforto”, destaca.

 

O prefeito de Gravata, Bruno Martiniano visitou alguns moradores, e junto com os usuários e autoridades presentes, descerrou a placa e inaugurou oficialmente a USF Russinhas. É com grande alegria que estou aqui para entregar a vocês o posto de saúde reformado. Desde que foi construído, passaram vários prefeitos e nenhum realizou uma reforma deste porte. Priorizamos na melhoria das unidades de saúde para oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários. Outra alegria para mim, é saber que os moradores de Russinhas não precisarão se deslocar para Gravatá para receber o atendimento odontológico. Pois com a reforma, um consultório odontológico foi construído e será disponibilizado o serviço aqui mesmo no distrito, enfatiza.

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Encontro de FALCÕES em Caruaru

Dando início às comemorações do Dia dos Pais, o Polo Caruaru recebe, no próximo dia 2 de agosto, o I Encontro de Falcões de Caruaru.

falEsta é a primeira vez que o evento será sediado na Capital do Agreste.

Quem estiver presente, terá a oportunidade de conferir vôos que serão realizados na área externa do Polo, podendo, inclusive, interagir com as aves, utilizando luvas protetoras para que elas possam pousar nas mãos.

Além de expor os animais, o grupo de falcoeiros falará sobre as particularidades de outras espécies como gaviões, corujas, falcões e águias. Um dos objetivos do evento é compartilhar conhecimento ambiental com o público, promovendo uma consciência silvestre mais responsável.

Todos os animais estão legalizados, com autorização para serem expostos.  

O Encontro de Falcões destacará, ainda, os esforços pela preservação e combate à extinção das aves.

Feira de Livros do Shopping Costa Dourada segue até esta sexta (31)

Feira do Livro - FériasSucesso durante as férias do mês de julho, a Feira de Livros do Shopping Costa Dourada continua despertando o interesse da criançada pela leitura, até esta sexta-feira (31). Organizada pela Casa das Letras, livraria que será instalada em breve no shopping, a feira conta com exposição e venda de livros para todas as idades, com preços a partir de R$ 5.

 

Além de oferecer títulos que estimulam o hábito de ler das crianças, a Feira de Livros do Costa Dourada também promove o acesso à cultura e lazer a preços acessíveis. Para o empresário Ranieri Moraes, o evento proporciona a disseminação do conhecimento à turminha, através gosto pela leitura. “A Feira de Livros teve uma repercussão muito boa. As crianças aproveitaram bastante. Sendo assim, vamos continuar promovendo esse tipo de evento literário, com preço justo”, destaca o proprietário da primeira livraria da cidade do Cabo de Santo Agostinho.

 

E para estimular ainda mais a participação e interatividade das crianças, o shopping também dispõe, até este dia 31, de um espaço para a criançada desenhar à vontade, com exposição dos trabalhos, na Praça de Eventos do centro de conveniência Costa Dourada. Confira a programação completa no site www.shoppingcostadourada.com.br.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

 

 

É amanhã! CAIC de Gravatá será reinaugurado com grande festa na quinta-feira

Evento acontece às 16 horas e é aberto ao público

 

1Agora falta pouco tempo para que o CAIC seja reinaugurado em Gravatá. Amanhã (quinta-feira, 30 de julho) acontece às 16 horas a grande reinauguração da Escola Monsenhor José Elias de Almeida que atende mais de mil alunos. A razão para tanta festa tem justificativa tendo em vista o local estar interditado desde 2012.  O espaço que foi totalmente reformado recentemente está pronto para receber de volta os estudantes que durante 2 anos e 7 meses precisaram estudar em outros polos de educação.

 

A obra só foi possível graças aos esforços da Prefeitura junto ao Governo do Estado, e com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios – FEM 1 na gestão do então Governador, Eduardo Campos, e contrapartida do Município, começando o trabalho e tornando realidade um sonho de anos.

 

Tudo está diferente no CAIC, salas pintadas, redes elétricas e hidráulicas novas, móveis novos, quadra reformada, anfiteatro pronto, muro de proteção em todo o entorno, telhado recuperado e o sentimento renovado de que a escola que também dá nome ao bairro está pronta e os alunos estão voltando para casa.

 

Além disso, as ruas de acesso á escola também foram pavimentadas e saneadas, proporcionando qualidade de vida à comunidade do CAIC. O que antes era esgoto e lama, hoje dá lugar ao calçamento.

 

A solenidade de reabertura do CAIC é aberta ao público e trará grandes surpresas para todos.

Serviço:

Reabertura do CAIC

30 de julho

16 horas

Rua Agenor Peixoto s/n – Bairro do CAIC

 

Texto – Adriana Bezerra

Foto – Ednaldo Lourenço

Convite – Marcone Barros

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Vagas de empregos para pessoas com deficiência ou necessidades especiais

Marca ACIC-SELOOportunidades de inclusão no mercado de trabalho para homens e mulheres com deficiência ou necessidades especiais. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está selecionando profissionais para os cargos de auxiliar de produção e auxiliar administrativo em empresa associada. É necessário que o candidato comprove experiência na função.

 

O departamento de Recursos Humanos está recebendo currículos pelo e-mail: rh@acic-caruaru.com.br. A equipe solicita que a vaga seja especificada no assunto da mensagem. A Acic fica na Rua Armando da Fonte, nº 15, no Bairro Maurício de Nassau. O atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Para mais informações, contate o departamento pelo telefone (81) 3721-2725.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Gravatá vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Prefeito Bruno Martiniano assinou o decreto na manhã desta terça-feira e o evento já tem data para acontecer

 

Na manhã desta terça-feira (28/07) o prefeito de Gravatá Bruno Martiniano assinou o Decreto Nº 026 / 2015 que convida e instaura a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento deve acontecer no dia 16 de setembro com local a ser definido, e tem o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, com o intuito de fortalecer a autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.  Confira em anexo o decreto na íntegra.

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Secretaria de Saúde realizou a 7ª Conferência Municipal de Gravatá

1A Secretaria de Saúde de Gravatá e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá realizaram nesta terça-feira (28) no Hotel Portal de Gravatá, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Participaram do evento, usuários, gestores e trabalhadores do SUS em Gravatá. Para compor a mesa de abertura, foram convidados o Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano a secretária de Saúde, Aglaine Oliveira, o secretário de Governo, Neto da Banca, o vereador, Regis da Compesa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravatá, Anderson Oliveira, o presidente do Conselho dos Pastores de Gravatá, o pastor, Francisco Wanderley, a professora e interprete de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Federal da Paraíba, Elda Simões e o membro do Grupo LGBT Lutas e Cores da cidade de Caruaru, Jefferson Luan.

 

Estiveram presentes também o secretário de Imprensa, o jornalista Cláudio Castanha, o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Animal e Defesa Social e Segurança Cidadã, Alex Andrade e o assessor especial, Gabriel Tenório. A secretária de Saúde de Gravatá, Aglaine Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da conferência: É de total importância este momento para a saúde pública como um todo. Pois aqui serão discutidos e aprovadas as propostas que iremos apresentar na conferência estadual. A participação de todos vocês é fundamental para que possamos juntos, buscar sempre a melhoria para a prestação de serviços na saúde pública”.

 

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano abriu oficialmente o evento falou sobre a importância da participação da comunidade em eventos como esta conferência: Poder realizar um evento como este é uma grande alegria para nós que estamos na gestão do município. É importante que todos possam participar para cobrar dos nossos funcionários um melhor atendimento e um melhor serviço e estamos trabalhando para isso. Parabenizo a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá pela realização deste evento e desejo a todos o que aqui estão, que façam um excelente trabalho, pois tenho a certeza que sairão daqui ótimas propostas para apresentar ao Estado e que irão contribuir nos serviços oferecidos pelo SUS em Gravatá”.

 

Após a abertura oficial do evento, foi realizado a leitura e aprovação do regimento da 7ª conferência Municipal de Saúde, que na ocasião foi realizada pela assessora jurídica da Secretaria de Saúde, a advogada, Anne Banja, acompanhada do presidente do CMS, Anderson Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Laura Izabel. Em seguida, foi apresentada pela enfermeira e membro do Conselho Municipal de Saúde, Vania Nazaré, uma palestra que trabalha o tema da conferência: “Gestão Municipal do SUS: concretizando qualidade, participação e direito das pessoas na busca pela Integralidade do Cuidado”.

 

No segundo momento, os participantes se dividem em oito grupos que irão tratar os eixos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a conferência. Eles irão debater e aprovar propostas para cada temática nos âmbitos: nacional, estadual, regional e municipal. Após a conclusão da conferência municipal, as propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde que será realizada no mês entre os dias 14 a 16 de setembro deste ano e Gravatá irá sediar o evento em que todas as cidades de Pernambuco participam.

 

Os eixos trabalhados pelas equipes são:

 

Eixo 1: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;

Eixo 2: Participação e Controle Social;

Eixo 3: Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;

Eixo 4: Financiamento do SUS e da Relação Público-Privado;

Eixo 5: Gestão do SUS nos Modelos de Atenção à Saúde;

Eixo 6: Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;

Eixo 7: Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS;

Eixo 8: Reformas Democráticas e Populares do Estado;

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço