SEMAS capacita municípios sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

ATENÇÃO!

Começou nesta semana, em São Joaquim do Monte, no Agreste, o primeiro de uma série de cursos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos municípios pernambucanos. Gestores públicos e representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais das cidades de Agrestina, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos e do município que está sediando começaram a aprender sobre a origem do cadastro e a legislação específica que institui o levantamento dos imóveis rurais.  Durante uma semana, eles vão aprender todos os detalhes que envolvem a realização do cadastro, inclusive com uma aula prática de um cadastramento na área rural de São Joaquim do Monte.

 

O curso, elaborado pelo coordenador do CAR em Pernambuco e Gerente de Proteção da Mata Atlântica e da Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Josemario Lucena, tem 40 horas de duração e foi pensado num formato mais prático e  informativo. “Um curso detalhado deixa os participantes mais habilitados porque eles vão ver como se dá o processo, como usa o GPS, como usa o sistema que é utilizado pra fazer o cadastro e colocar em prática”, afirma Josemario.  O início do curso contou também com o apoio do analista ambiental da CPRH, Orieldo Moura.

O Secretário de Meio Ambiente de Agrestina, Wlademir Félix, é um dos participantes do treinamento e revela que ainda falta muita informação aos agricultores sobre o Car. “A gente tem que se informar pra repassar pra eles e ajudar a fazer porque se não eles nem sabem que é obrigatório”, disse Wlademir. O município de Agrestina tem cerca de 25 mil habitantes e a maioria de quem se dedica a agricultura é de pequenos produtores agrícolas. “A gente tem um programa de rádio chamado ´A voz do trabalhador`, que vai ajudar a divulgar e informar para os agricultores do Car” , afirma Severino dos Ramos e Silva, que é secretário de organização e formação do sindicato dos trabalhadores rurais de Agrestina. O técnico em agropecuária de Ibirajuba, Aílton Rodrigues, revela que estava esperando um treinamento para começar a fazer. “São muitos detalhes que a gente tem que aprender direitinho pra fazer certo” , disse ele.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Chapéu de Palha da Pesca finaliza cadastro da primeira etapa

OS FRUTOS DE MIGUEL ARRAES E EDUARDO CAMPOS!

A quarta edição do Chapéu de Palha da Pesca cadastrou, na primeira etapa, 2.685 pescadores. O número representa um aumento de 14% em relação ao total de inscritos no ano passado. As inscrições do programa no Agreste e no Sertão foram encerradas na semana passada. O cadastramento dos pescadores do Litoral será realizado entre os dias 25 e 28 deste mês. O programa atenderá 57 municípios.

 

Assim como na Zona Canavieira e na Fruticultura Irrigada, o programa tem a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão. Criada em 2011, a ajuda chega durante o inverno, período em que a pesca artesanal é proibida. O programa também atende os marisqueiros.

 

Atualmente está em andamento o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, no Sertão, e da Zona Canavieira.  No primeiro, 9.897 trabalhadores estão sendo beneficiados pelo programa em sete municípios da região. Na Zona Canavieira, o Chapéu de Palha cadastrou 10.735 trabalhadores em 25 municípios da Mata Norte. As inscrições para os trabalhadores da cana da Mata Sul serão a partir da próxima segunda-feira (11).

 

Os beneficiários do Chapéu de Palha da Pesca receberão, a partir de junho, quatro parcelas de até R$ R$ 256,52 complementares ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Também podem participar de cursos de capacitação ou indicar um familiar para assistir às aulas. Os cursos são realizados em parceria com as seguintes secretarias estaduais: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Mulher. A coordenação geral do Chapéu de Palha é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

Pesca artesanal - Quer seja no mar, que seja em rios ou no mangue, compreende-se por pesca artesanal a atividade que envolve a mão de obra familiar sem vínculo com empresas pesqueiras, e que faz uso de pequenas embarcações, como canoas, jangadas e barcos de estrutura bem mais simples que as usadas pelos pescadores profissionais. Salvo pesca da lagosta, que acontece de junho a dezembro no litoral pernambucano, outros tipos de cultura como, caranguejo, siri, marisco, guaiamum e camarão fazem parte da pesca artesanal e estão inclusos no programa.

 

O Programa - Implementado pela primeira vez na gestão do ex-Governador Miguel Arraes, o Chapéu de Palha foi resgatado para atender aos trabalhadores rurais da palha da cana e suas famílias, na região da Zona da Mata, durante o período da entressafra da cana de açúcar. Hoje, o Programa tem três frentes de atendimento: o Chapéu de Palha da Fruticultura, da Cana de Açúcar e da Pesca. Funciona com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão e várias secretarias envolvidas para a realização de atividades educativas, de reflorestamento, emissão de documentos, entre outras ações com foco na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Em 2012 foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova York, o ex-governador Eduardo Campos recebeu o prêmio como um reconhecimento às ações governamentais que contribuem para a inclusão social.

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Governador discute projetos de Pernambuco com os ministros da Aviação Civil e dos Portos

PERNAMBUCO AVANÇANDO!

22O governador Paulo Câmara esteve ontem (05.05) em Brasília para audiências com os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Edinho Araújo (Portos). Os dois encontros serviram para avaliar o apoio do Governo Federal a projetos de interesse de Pernambuco, relativos ao Aeroporto Internacional dos Guararapes e aos portos do Recife e de Suape.

“Foram conversas positivas. Viemos pedir atenção dos ministros para o andamento de algumas questões fundamentais para a economia do Estado, que vão ajudar Pernambuco a continuar crescendo, gerando novos empregos e renda, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse Paulo, que esteve nos dois ministérios com o vice-governador Raul Henry, com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e com os secretários estaduais José Neto (Assessoria Especial) e Márcio Stefanni (Fazenda).

A primeira reunião do dia foi com o ministro dos Portos. A Edinho Araújo, o governador de Pernambuco pediu atenção especial do Governo Federal para as licitações dos novos terminais do Porto de Suape, como o segundo terminal de contêineres, o terminal de minérios da Ilha de Cocaia e a conversão do terminal de açúcar em terminal de grãos, além da retificação do cais do porto do Recife, defronte de onde fica o Terminal de Passageiros.

Paulo Câmara conversou com o ministro Eliseu Padilha sobre os planos do Governo Federal para o Aeroporto dos Guararapes. O governador Paulo Câmara relatou a conversa que teve ontem (04.05), em São Paulo, com a presidente executiva da TAM, Claudia Sender, para defender o aeroporto do Recife como a sede do futuro “hub” de voos da Latam – empresa que reúne a TAM e a empresa aérea chilena LAN.

“O ministro Padilha se colocou à disposição para fornecer os dados e as informações que foram demandadas pela TAM e pelo Estado. Informações que possam ser úteis para a tomada de decisão sobre o ‘hub’”, disse o governador de Pernambuco.

Foto: Ennio Benning/SEI

 

Postada por Adriana Bezerra, Interina do Blog

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Prefeito e secretária de Educação se reúnem para definir datas de inauguração do CAIC, Escola Maria Alice e outras novidades

Duas escolas localizadas no distrito de São Severino e sítio Cotunguba serão reformadas em breve

 

Na manhã desta quinta-feira (06/05) o prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano esteve na secretaria de Educação do município reunido com a secretária Francisca Nogueira, e o secretário de Administração, Marcelo Cruz, para definir as datas de inauguração do CAIC, que está em fase final de reforma, e também da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, situada no bairro Maria Auxiliadora. As datas serão divulgadas o mais breve possível.

 

Na oportunidade ficou decidido que serão assinadas as Ordens de Serviço para reforma de duas escolas na zona rural da cidade. Trata-se das escolas Padre Machado em São Severino, e da Escola Antônio Borges no sítio Cotunguba.

 

O CAIC começou a ser reformado no final de 2014 e muita coisa mudou por lá como por exemplo: Troca de redes elétrica e hidráulica, pintura de salas, troca de portas entre outros serviços.

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Fundação Altino Ventura realiza triagem de pacientes em Gravatá

CUIDANDO DA SAÚDE DO NOSSO POVO!

E mais uma vez a Fundação Altino Ventura vem à cidade de Gravatá praticar o bem aos necessitados de cirurgia de catarata. Em parceria com a Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Saúde, a FAV está realizando a triagem de pacientes desde a última segunda (04), onde tais pacientes são encaminhados através dos Postos de Saúde a partir de necessidade cirúrgica e são atendidos pelo Dr. Antônio Helbert, das 7 das 12 horas no primeiro turno e das 13 as 17 no turno da tarde, nas dependências do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde o ônibus da Fundação está atendendo.

 

Ao dia, são cerca de 100 pacientes participando da triagem, chegando ao total de 500 ao fim da semana, e os pacientes selecionados têm sua cirurgia prevista para o mês de julho.

 

A catarata, apesar de ser uma doença séria através de sua perda visual progressiva e lenta, é reversível, segundo o Dr. Antônio.

 

 

Texto – Helena Silva

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog.

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Detran inicia o Maio Amarelo 2015

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO! 

DETRAN-PEO diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu oficialmente nesta segunda-feira (4), no auditório da Escola Pública de Trânsito do órgão, o movimento Maio Amarelo. A ação que é desenvolvida, em Pernambuco, pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, tendo como foco mobilizar as pessoas para discutir o tema e promover a conscientização para um motorista mais responsável e que dirija com segurança.

Para tanto, a Coordenação de Educação do Órgão convidou o inspetor Jilmar Barros, da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para proferir palestra de conscientização sobre a importância do trânsito seguro, principalmente alertando alunos das escolas federais, estaduais e municipais.

Segundo o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que na ocasião representou o secretário das Cidades, deputado André de Paula, até o dia 31 de Maio Coordenação de Educação de Trânsito do órgão estará promovendo ações para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista.

 

Ribeiro disse ainda que, para mobilizar a sociedade, em prol da educação e da conscientização no trânsito, firmamos parceria com empresas públicas e privadas; principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação, associações que representam as concessionárias de rodovias, montadoras de veículos e de motocicletas, Rotary Clube, Federação de Seguros, entidades credenciadas para educação de trânsito, instituições de ensino superior, além das entidades técnicas especializadas em trânsito e segurança.

 

Fonte – www.pe.gov.br

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Procon-PE inicia fiscalização para o Dia das Mães

DIA DAS MÃES! 

proconO Procon-PE realizará, durante toda esta semana, uma operação especial visando o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 10 de maio. As ações tiveram início hoje (05), pela manhã, no Shopping Boa Vista, no bairro da Boa Vista, e se estenderão pelos demais shoppings centers, lojas de calçados, de cosméticos e de eletrodomésticos. Os locais e horários das fiscalizações serão divulgados no decorrer da semana.

Serão observados diversos itens como a exposição do Código de Defesa do Consumidor- CDC em local visível e acessível; cobranças de preços diferenciados para pagamento com cartão de crédito e débito; exigência de valor mínimo para o uso do cartão; ausência de preço ou demais informações dos produtos e embalagens danificadas ou sem data de validade.

Vale salientar que as mulheres possuem um papel importante como consumidoras. Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) mostram que no Procon-PE a maioria das reclamações feitas em 2014 nas unidades estaduais foram feitas por mulheres(55,37%), faixa etária preponderante entre 31 e 50 anos. E os números deste ano confirmam que as mulheres ainda são maioria com cerca de 54% das reclamações registradas no Procon/PE.
Os locais e horários das fiscalizações serão divulgados no decorrer da semana.

 

Fonte – www.pe.gov.br

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

8 mil quilos de palma tipo Orelha de Elefante chegam à Gravatá para distribuição junto ao homem do campo

ATENÇÃO HOMEM DO CAMPO! 

Uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá / Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural e Produção Animal junto ao IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) resultou na aquisição de 8 mil quilos de Palma tipo Orelha de Elefante, ideal para o plantio e conseqüentemente para o alimento dos animais. A planta é resistente inclusive à Colchonilha do Carmim.

 

Os interessados em adquirir a planta devem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Produção Animal que fica no mesmo prédio da secretaria de Finanças, Rua Rui Barbosa s/n – Centro, levando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de que é pecuarista.

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Movexpo é cenário de crescimento para pequenas e micro empresas

DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO. 

 

Criada em 2005, a Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste, que será realizada de 19 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, cresceu e também foi cenário de desenvolvimento para micro e pequenas empresas do setor. Na primeira edição, sete micro e pequenas empresas participaram da feira e, com o apoio do Sebrae, se desenvolveram. Nesta sexta edição, o Sebrae apoia a participação de dez micro e pequenos fabricantes. Para muitos deles, esse é o caminho para a capacitação e desenvolvimento no mercado. A Movexpo é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco (Sindmóveis), com promoção da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

 

Foto Movexpo

De acordo com o presidente do Sindmóveis, Vikentios Kakakis, o papel do Sebrae no apoio da realização da Movexpo, desde o inicio, foi fundamental para o crescimento das pequenas empresas do setor moveleiro. “Diversas empresas que se apresentaram nas primeiras edições da Movexpo hoje já são de maior porte, sendo consideradas médias empresas. Elas cresceram em porte, produção, adquiriram novas tecnologias e criaram centenas de empregos, principalmente no interior do estado”, diz. Para ele, a Movexpo tem cumprido seu papel de colocar em contato o fabricante com o varejista do setor, dando oportunidades iguais para micro, pequenos, médios e grandes fabricantes.

 

Um exemplo de empresa que se desenvolveu nesse contexto é a Estofados Cesar. O diretor Elias Cesar Correia conta que empresa foi criada em 1991, produzindo estofados, e os produtos eram vendidos na periferia do Recife. O lucro era reaplicado no negócio. “Então, a demanda aumentou e aumentamos a produção, mas sem conhecimento. Através do Sindmóveis, chegamos ao Sebrae, a quem devemos parte do nosso sucesso. Tentamos absorver conhecimento e transformá-lo em mais competitividade. Nas capacitações surgiram novos horizontes”, lembra Elias Cesar.

 

Na busca de oportunidades, a empresa deixou de produzir estofados e começou a fabricar espumas utilizadas na produção de colchões, quebrando paradigmas. Atualmente, os principais produtos da Estofados Cesar são camas e Box. Segundo Elias Cesar, a participação na Movexpo também foi fundamental para o desenvolvimento da empresa. “Com a Movexpo, a gente fica no mesmo nível que as empresas de outros estados. Podemos observar a evolução dos micro e pequenos expositores através dos estandes, que vão ficando maiores e mais bonitos com o tempo”. A Estofados Cesar começou como empresa de fundo de quintal, hoje é uma empresa de médio porte e está construindo uma nova fábrica no Polo Moveleiro de Pombos, no interior de Pernambuco.

 

De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Ana Cláudia Dias, as compras de móveis em Pernambuco cresceram significativamente nos últimos anos, impulsionadas pelo mercado consumidor das classes C, D e E, na esteira de programas Minha Casa, Minha Vida. “Diante da mudança de padrão ocorrida nas construções habitacionais – com unidades compactas – o Sebrae vem atuando na qualificação das empresas por meio de cursos e consultorias nas áreas de inovação e tecnologia, para a adequação da produção moveleira dos pequenos negócios às novas exigências de mercado, além de apoiar a melhoria da gestão e a participação em feiras e missões técnicas”, destaca.

 

A Movexpo chega à sexta edição como uma oportunidade para empreendedores do setor conhecerem novos produtos, tecnologias e tendências. A expectativa dos organizadores da Movexpo é contar com cerca de 150 expositores de diversos estados e com a presença de mais de 20 mil visitantes, principalmente lojistas e compradores qualificados.

 

Entre os tipos de produtos que estarão em exposição estão: cadeiras, camas e beliches, colchões, copas e cozinhas, dormitórios, estofados, estantes e racks, linha infantil, eletrodomésticos, móveis para banheiro, móveis para escritório, móveis para a área externa e móveis para a área de serviço. Os interessados em visitar a Movexpo já podem fazer seu credenciamento online, através do site: www.movexpo.com.br

 

Foto Movexpo2

Sobre o evento:

6ª Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Nordeste

Data: 19 a 22 de Maio de 2015

Horário: das 16h às 22h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Olinda | PE

Realização: Sindmóveis-PE

Promoção: Reed Exhibitions Alcantara Machado

 

Contato comercial:

Recife: (81) 3126-3002

São Paulo:(11) 3060-4901

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

São Severino é o primeiro distrito a receber o projeto Maio Mês das Mães 2015

AÇÕES DIVERSAS ACONTECEM NA CIDADE E ZONA RURAL PARA COMEMORAR O DIA DAS MÃES!!! 

 

Começa nesta quinta-feira (07/05) na Escola Dom Ricardo de Castro Vilela no distrito de São Severino, zona rural de Gravatá mais uma edição do projeto “Maio Mês das Mães“. Um mês totalmente dedicado às rainhas dos lares e cheio de ações desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social / Secretaria Executiva da Mulher comemorando o Dia das Mães.

 

 

O evento acontece até o dia 28 de maio contemplando a cidade e zona rural. Oficinas de artesanato, recreação para as crianças, atendimento Bolsa Família, Cabeleireiros e Manicures, Palestras e orientações assistenciais são alguns dos serviços oferecidos durante o projeto.

 

Após o distrito de São Severino no dia 7 de maio as ações acontecem em Russinhas (12/05), Avencas (14/05), Mandacaru (18/05), Uruçu Mirim (21/05) e Praça Dez no Centro (28/05). O “Maio Mês das Mães” no período da tarde a partir das 13 horas.

 

Serviços e Atendimentos Oferecidos:

 

  • Secretaria Executiva da Mulher
  • Bolsa Família
  • CREAS
  • CRAS
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria de Emprego e Renda
  • Oficinas de Artesanato
  • Recreação para Crianças

 

Calendário

7 de maio – Distrito de São Severino

12 de maio – Distrito de Russinhas

14 de maio – Distrito de Avencas

18 de maio – Distrito de Mandacaru

21 de maio – Distrito de Uruçu Mirim

28 de maio – Praça Dez – Centro de Gravatá

 

Postado por Adriana Bezerra, Jornalista Interina do Blog.

 

image (22)

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA