TERÇA-FEIRA GORDA – Mardi Gras mistura jazz e frevo nas ruas de Gravatá

Evento acontece na terça-feira com concentração às 19h no pátio de eventos

 JAZZ TERÇA FEIRAUm dos destaques desta primeira edição do Gravatá Jazz Festival, que acontece deste sábado (6) até terça-feira (9), no município de Gravatá, com diversos shows de músicos locais, nacionais e internacionais, oficinas de música e circuito gastronômico, é a realização do Mardi Gras, um desfile carnavalesco inspirado no famoso carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, que é realizado desde 1699. Seguindo a tradição, o Mardi Gras de Gravatá será realizado na “terça-feira gorda” e contará com músicos para animar todo o percurso. Assim, já estão confirmados nomes como Street Jazz Band, Derico, Mark Rapp e Buiu.

Às 20h o cortejo carnavalesco será iniciado, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz de Gravatá, seguindo pela prefeitura, cruzando a ponte ferroviária e terminando no pátio de eventos, ao lado da estação ferroviária da cidade. A ideia é que todos participem com fantasias coloridas para celebrar juntos a mistura de ritmos como o jazz e frevo.

Para dar uma dose extra de charme, o desfile será puxado por carros antigos. A Street Jazz Band comanda a festa, recebendo durante o percurso a participação especial de Derico, integrante do grupo musical do Programa do Jô; Buiu, ex-Cidade Negra; e o trompetista norte-americano Mark Rapp.

O Gravatá Jazz tem patrocínio da Brasil Kirin -Devassa, apoio da Secretaria de Turismo do Estado, Prefeitura de Gravatá, curadoria de Giovanni Papaléo e produção da Mono Produções Artísticas e Editora Fliporto.

Mardi Gras, uma breve história – A história conta que o festival Mardi Gras foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1699, quando um explorador francês chamado Sier d’Iberville desembarcou de seu navio nos bancos do Mississipi, há aproximadamente 100 km de Nova Orleans. Considerando que naquele dia, 3 de março de 1699, na França, celebravam o Mardi Gras, Sier batizou o lugar como Point du Mardi Gras.

Há outras versões sobre a origem do festival, mas todas convergem e concordam que o festival ganhou popularidade entre 1827 e 1850. O festival original era celebrado na Quarta-feira de Cinzas, pois este era o dia que precedia a quaresma. Durante a quaresma, cristãos jejuam e oram por 40 dias até o Domingo de Páscoa. O significado de Mardi Gras é, literalmente, “Terça-feira Gorda”; isso porque nesse dia, em algum momento da história, bois gordos desfilavam pelas ruas durante as celebrações às quais se seguiam banquetes suntuosos.

O CARNAVAL DE GRAVATÁ com o “METRALHADORA GIRATÓRIA”

O METRALHADORA GIRATÓRIA VAI FALAR HOJE DO C A R N A V A L DE GRAVATÁ., com o jornalista Claudio Castanha e convidados

metra 06 fevereiro 16

Começa Meio Dia pela Rádio Gravatá FM, com GIOVANI PAPALÉO (Jazz Festival Gravatá), WELLINGTOM PUDIM, ADEILDO BALANÇA. IVANDEILDO BARBOSA, LUIZ CARLOS DA TRINCHAS, CRISTINA FREITAS DO BLOCO DA SAUDADE E MIAHEIRO DE GRAVATÁ, todos, HOJE Carnavalescos.

Com Bosco Silva e Simone Cristina, produção de Marcia Daniela, direção geral de Gilson Machado Neto pelo Programa Primeira Página da Rádio Gravatá FM. Pelo Blog do Castanha, a jornalista Fernanda Tavares.

IMPRENSA do Estado repercute exoneração de PATRICIA PREQUÉ do CIRETRAN

Col Patricia

COL INALDOIrmã do vice de Gravatá é exonerada da Ciretran  (Blog do Inaldo Sampaio)

O Diário Oficial desta sexta-feira (5) publica o ato do governador Paulo Câmara exonerando a advogada Patrícia Prequé da coordenadoria da Ciretran no município de Gravatá.

Ela estava no cargo há 9 anos, é filha do ex-prefeito Luiz Prequé e irmã do atual vice Rafael Prequé (sem partido).

Atribui-se a exoneração ao fato de a advogada ser  irmã do vice-prefeito, que pediu desfiliação do PSB, na semana passada, chateado por não ter sido ouvido sobre a intervenção.

Em carta encaminhada ao governador, ele se queixa por não ter assumido a prefeitura em decorrência do afastamento do prefeito Bruno Martiniano (sem partido), por não ter sido consultado sobre a intervenção e pelo fato de o PSB já estar com um candidato nas ruas para disputar a prefeitura que é o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges.

“Eles (do governo estadual) quiseram me retaliar por eu ter saído do partido. Mas o grande retaliado foi meu pai (Luiz Prequé), que continua filiado ao PSB. Se Waldemar Borges quer juntar desse jeito, está profundamente equivocado”, disse ao Blog o vice-prefeito.

O substituto de Patrícia Prequé na Ciretran será o advogado Vital Medeiros, homem de grande conceito na cidade. Ele teria sido indicado por Waldemar Borges.

 

col MArcio DidierVereador de Gravatá diz que filha foi exonerada de cargo por retaliação do PSB

(Blog da FOLHA – Marcio Didier)

Vereador de Gravatá, Luiz Prequé (PSB) se mostrou indignado com a saída da sua filha, Renata Patrícia Prequé, da coordenação geral de uma unidade do Detran-PE  no município.  O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5) informa ai exoneração de sua filha.

O legislador afirmou que o motivo da saída de Patrícia Prequé foi por retaliação política. Com a atitude, o vereador promete que saíra do PSB.

“Estou só esperando o carnaval passar para enviar minha carta de desfiliação. Isso não é o PSB de Miguel Arraes, de Eduardo Campos, é um PSB raivoso”, criticou o vereador.

O seu outro filho, o vice-prefeito Rafael Prequé, fez inúmeras criticas ao processo de intervenção de Gravatá.

Questionado sobre a saída de Renata Patrícia do Detran, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, informou não é prática do partido “retaliar quem quer que seja”.

“Essa discussão (da saída de Renata Prequé) compete aos quadros do Detran. Não há prática do PSB ou do governo de retaliar quem quer que seja”, afirmou Sileno, ao Blog da Folha, antes da abertura oficial do Carnaval do Recife, nesta sexta.

O Blog da Folha tentou entrar em contato com a assessoria do Detran para saber sobre o caso, mas não obteve retorno.

 

col JamildoEm Gravatá, vereador critica PSB e diz que partido é ‘vingativo’ (Blog do Jamildo – NE10-JC)

O vereador de Gravatá Luiz Prequé teceu duras críticas ao próprio partido, o PSB, após a demissão da filha, Renata Prequé, que ocupava a diretoria Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município. Segundo Luiz, a atitude foi uma retaliação devido à desfiliação do seu filho, Rafael Prequé, vice-prefeito de Gravatá, neste mês.

“O PSB é raivoso, destila raiva. O PSB de hoje que vejo não é o PSB do doutor Arraes, de Eduardo Campos, que vai para a discussão. Esse que está no comando é raivoso, vingativo”, disse.

Para ela, o comportamento do partido está sendo uma tentativa de expulsá-lo da sigla. “Já tenho vários partidos em vista, mas ainda não me defini. Quando passar o Carnaval, decido minha filiação até 2 de abril”, revelou.

col Magno“PSB retalia grupo do ice-prefeito em Gravatá’ (Blog do Magno Martins)

O PSB começou a retaliar o grupo do vice-prefeito de Gravatá, Rafael Prequé, que é filho do ex-prefeito Luiz Prequé, desde que tomou conhecimento de que corre um processo na justiça contestando a intervenção no município e consequentemente o direito do vice assumir no lugar do coronel Mário Cavalcanti. O PSB também não gostou da desfiliação de Rafael da legenda, comunicada ao partido há 30 dias e, por isso, segundo os socialistas históricos de gravatá, as retaliações estão sendo mais ostensivas.

Hoje, foi enviada ao blog uma nota relatando mais uma represália do partido. A filha de Luiz Prequé, Patrícia Prequé, foi exonerada sem qualquer comunicação prévia do cargo de diretora do CIRETRAN de Gravatá.

Patrícia estava no cargo desde 2008, foi nomeada pelo ex-governador Eduardo Campos e estava de licença médica após uma cirurgia. No lugar dela, assumiu o engenheiro gravataense Vital Medeiros, ex-vereador, professor da rede estadual e diretor regional do CREA PE. Segundo Luiz Prequé, a forma como aconteceu a exoneração é uma clara retaliação promovida pelo PSB.

 

 

IMPERDÍVEL – “A Arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa”

MAria DapazOntem, 3 de fevereiro, recebemos a visita dessa grande cantora, acompanhada da sua produtora, aqui em Gravatá, na nossa casa. Muita honra. Ganhei um CD. É maravilhoso.

CAPA_GRAFICA.indd

CAPA_GRAFICA.indd

Ela é bem brasileira, criada no sertão pernambucano onde, quando criança, adorava ouvir a voz de Amália Rodrigues através dos discos que faziam parte do relicário de sua tia. Um dia, essa paixão cultivada desde a infância viria à tona, e assim como fez com Luis Gonzaga em “Vida do Viajante”, Maria Dapaz resolveu finalmente homenagear o maior ícone da canção portuguesa em um registro antológico, gravado ao vivo no teatro Santa Isabel do Recife.

Conheci Maria Dapaz em 1997, quando ela já sabia tudo sobre o que é fazer sucesso no Brasil e no mundo, mas só soube dessa sua afinidade com a arte de Amália Rodrigues quando juntos assistimos a um DVD da peça de teatro “Amália”, dirigida em Lisboa por Filipe La Féria. Foi quando Dapaz me falou da sua paixão por essa diva e da maior emoção que havia sentido em sua vida, quando, em 1990, assistiu a um concerto de Amália Rodrigues na catedral de Lausanne, na Suíça.

Em 1995, resolveu incluir em um dos seus CDs a canção “Foi Deus”, de Alberto Janes que marcou a trajetória da maior estrela da música portuguesa.

Em 2012, já no Cassino Estoril em Portugal, convidada para representar o Brasil em um encontro de artistas de língua portuguesa, na cerimônia de encerramento do evento, Maria Dapaz acompanhada de seu inseparável violão, resolveu lembrar Amália cantando “Foi Deus” do seu jeito, sem sotaque, sem xale, sem drama aparente. A reação do público foi surpreendente.

Aplaudida em pé, ela entendeu que para cantar Amália e agradar até mesmo o público português, basta que o faça com o coração à mostra.

A partir daí, a produtora Jocelyne Aymon não sossegou enquanto não colocou o vozeirão de Maria Dapaz a serviço da arte de Amália Rodrigues nos palcos brasileiros. A ideia finalmente se consumou no 21º Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, projeto Janeiro de Grandes Espetáculos, no Teatro Santa Isabel do Recife, em 2015.

O parceiro de cena, o acordeonista Mahatma Costa, também pernambucano, emprestou seu imenso talento para tornar essa empreitada mais um grande sucesso.

Todo esse trabalho se perpetua agora com a adesão da gravadora Atração, também parceira há mais de 10 anos, que optou por dar mais um tiro certeiro, colocando no mercado este CD que só precisa ser ouvido para ser amado.

Maria Dapaz festeja os 95 anos de Amália Rodrigues, com uma nova interpretação, dando um sotaque brasileiro ao repertório imortalizado pela musa lusitana.

Usando os instrumentos mais tocados e mais populares do Brasil, violão e acordeom, Maria Dapaz e Mahatma Costa criaram arranjos suaves, ressaltando as influencias da música cigana e moura, dando uma nova cor e muita leveza a esse gênero musical dramático e teatral na sua origem.

________________________

Saiba mais em www.mariadapaz.com.br – Veja mais em www.youtube.com/user/mariadapaz

Contato com a artista: Joma Produções (jomaprodart@uol.com.br) – Jocelyne Aymon – produtora (jocelyne@uol.com.br).

Mais de 50 atrações vão animar o Carnaval do Papangu em Bezerros

As atrações estarão distribuídos em três palcos, além de um polo especial no domingo (07) e o Forró do Papangu, quem vier à cidade vai curtir o melhor do frevo e de todos os ritmos do Carnaval.

bb1 bb2 bb3 bb4 bb5A festa começa nesta quarta feira (03) e segue com atrações todos os dias até a próxima Quarta Feira de Cinzas, 10. No Palco Principal, montado na Rua da Matriz, se apresentam nomes como Araketu, Alceu Valença, Geraldinho Lins, Lenine, Spok, Almir Rouche, Elba Ramalho e muito mais.

Já no Palco Cultural localizado na Praça Duque de Caxias, também no Centro, sobem nomes como Maestro Forró, Ciel Santos, D’Break e atrações regionais. No Palco da Praça Centenária onde passa o corredor da folia, o frevo vai ser constante ao som da Orquestra Cônego Alexandre, Frevoé, Henrique Barbosa, Walter Lins, Oficina Agreste Frevo e outras.

No Doningo de Carnaval, haverá também um polo especialmente para a concentração do Bloco dos Papangus, na Praça São Sebastião. Por lá se apresentam as orquestras Som Brasil, Amigos do Frevo e o cantor Carlinhos Nova.

Já para quem não perde a pegada de um bom forró pé de serra, mais uma vez a opção fica com o Forró dos Papangus. Montado bem no QG do Frevo, Centro, é a pedida perfeita para curtir o melhor do regional com cara de folia de Momo. Haverá bandas do domingo até a terça feira. Segue a programação completa abaixo.

Palco 1 (QG do Frevo Rua da Matriz)

03/02 (Quarta) 
22:00     ARAKETU

06/02 (Sábado)

21:00     ELBA RAMALHO
23:00     BANDA MEGA PLAY

07/02 (Domingo)   

          10:00     LUIZINHO MORENO E BANDA
12:00     ORQUESTRA SUPER OARA
15:00     HENRIQUE BARBOSA
17:00     ALCEU VALENÇA
19:00     LEO VIBE E BANDA
21:00     MARCÃO NOVENTTA
23:00     CARLINHOS MELO

08/02 (Segunda)

11:00     BANDA SWING RADICAL
13:00     SÓ NA MAROSIDADE
15:00     ALMIR ROUCHE
17:00     GERALDINHO LINS
19:00     BANDA NATHYBLUE
21:00     BANDA VICE-VERSA
23:00     LUIZINHO MORENO E BANDA

09/02 (Terça)

11:00     BANDA MEGA PLAY
13:00     SHEILA TOY
15:00     LENINE
17:00     SPOK FREVO ORQUESTRA
19:00     RUY ARAÚJO
21:00     ANDERSON ALVES
23:00     BANDA SOM BRASIL

Palco 2 (Polo Cultural Praça Duque de Caxias)

03/02 (Quarta)
21:00     NAÇÃO PERNAMBUCO

04/02 (Quinta)
16:00     ORQUESTRA BLACK TIE

 05/02 (Sexta)

17:00     A BARKA MALUKA

06/02 (Sábado)

21:00     WALTER LINS

07/02 (Domingo)

10:00     BANDA VOU ZOAR
12:00     MAESTRO FORRÓ
14:00     CIEL SANTOS
16:00     ANDERSON ALVES
18:00     WALTER LINS
20:00     ORQUESTRA FREVOÉ

08/02 (Segunda)

12:00     SEU ALCEU E OS FANFARRÕES
14:00     ORQUESTRA CÔNEGO ALEXANDRE CAVALCANTE
16:00     HENRIQUE BARBOSA
18:00     ORQUESTRA FREVO E COMPANHIA

09/02 (Terça)

12:00     MAZAMORRA
14:00     D’BREAK
16:00     OFICINA AGRESTE FREVO
18:00     ORQUESTRA AMIGOS DO FREVO

10/02 (Quarta)

21:00     BANDA FOLIA TROPICAL

Palco 3 (Praça Centenária)

07/02 (Domingo)

10:00     CONCURSO DO PAPANGU
12:00     IVO MOURA
14:00     ORQUESTRA CÔNEGO ALEXANDRE CAVALCANTE
16:00     SEU ALCEU E OS FANFARRÕES

08/02 (Segunda)

12:00     OFICINA AGRESTE FREVO
14:00     ORQUESTRA FREVOÉ
16:00     CARLINHOS MELO

09/02 (Terça)

12:00     ORQUESTRA FREVO E COMPANHIA
14:00     HENRIQUE BARBOSA
16:00     WALTER LINS

Polo Praça São Sebastião

07/02 (Domingo)
09:00     ORQUESTRA SOM BRASIL
12:00     ORQUESTRA AMIGOS DO FREVO
15:00     CARLINHOS NOVA

Forró do Papangu (QG do Frevo)

07/02 (Domingo)

10:00     ZEZÉ E ZEZITA
12:00     CAMILA LIRA
14:00     TRIO PAU NO XOTE
16:00     RINALDO XAVIER E SEU REGIONAL
18:00     GAROTOS DO FORRÓ
20:00     TRIO SELA DE OURO

08/02 (Segunda)  

         12:00     MANOEL DA CONCERTINA
14:00     TRIO LAMPIÃO E GÁS
16:00     NILDO SANFONEIRO
18:00     CABILA PÉ DE SERRA
20:00     DEDINHO E SEU REGIONAL

09/02 (Terça)

     12:00     FORRÓ CHINELO DE PALHA
14:00     TRIO ASA BRANCA
16:00     MARCOS MONTEZ
18:00     TRIO PÉ DE SERRA CARLINHOS MELHO
20:00     CINTURA DE MENINA

_______________________

Atenciosamente,

Joelson Lima – 81 99217539 / 94519777  –  joelsonjornalismo@hotmail.com
Sergio Leão – 81 97615917 – sergioleao12@gmail.com

Fotos: Ascom Prefeitura de Bezerros

www.foliadopapangu2016.com.br – Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Bezerros – www.bezerros.pe.gov.br

Estrutura do Gravatá Jazz Festival começa a ser montada no Pátio de Eventos

Festa terá início no sábado (06), e tem programação extensa até a próxima terça-feira (09)

ZZ1 ZZ2Teve início a montagem da estrutura do Gravatá Jazz Festival, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Toldos, palco, mesas e cadeiras começam a dar forma à festa, que terá início no próximo dia (6), sábado de Zé Pereira. Até o dia 9, o público presente contará com três polos. São eles: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, Parque da Cidade e Igreja Matriz.

Uma programação variada será apresentada, gratuitamente, ao público, que, durante quatro dias, terá a oportunidade de assistir aos shows confortavelmente em cadeiras oferecidas no espaço. Uma estrutura para bares e restaurantes também será montada para melhor atender os espectadores.

PREFEITURA DE GRAVATÁ – Resultado preliminar da seleção simplificada aponta gravataenses ocupando o maior número de vagas

Das 164 disponibilizadas pela Secretaria de Educação, 145 foram preenchidas por candidatos residentes de Gravatá

Das 164 vagas ocupadas pelos candidatos que foram aprovados pela seleção simplificada realizada pela Secretaria Municipal de Educação, apenas 19 não foram preenchidas pelos gravataenses.

O resultado preliminar apontou que, do total de vagas oferecidas, 145 foram ocupadas pelo povo de Gravatá, no Agreste.

_____________________

O resultado pode ser conferido no site da Prefeitura de Gravatá, no seguinte endereço: www.prefeituradegravata.pe.gov.br/. O resultado é, sem dúvida, mais oportunidade de emprego para o povo de Gravatá.