7º Virtuosi de Gravatá – Confira a programação completa

Cinco dias de concertos e recitais com convidados internacionais

 

963Apresentado pela Prefeitura de Gravatá, a charmosa cidade do Agreste Pernambucano recebe pelo sétimo ano consecutivo uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VII Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 15 e 19 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita. A sétima edição do festival concentra-se em cinco dias e apresenta seis concertos.

 

Diversos recitais estão programados para o festival, que apresenta pela primeira vez no Brasil, espetáculos com a pianista Daria Kiseleva, vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2014, o acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich, o violinista chileno Freddy Varela, o violista argentine Adrián Felizia, o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov, os pianistas norte-americanos Michael & Jamie Gurt, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo Paula Bujes & Pedro Huff com violino e violoncelo.

 

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, assim como ocorre nos anos anteriores, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades vindo prestigiar o festival em Gravatá.

 

O Virtuosi recebe ainda bolsistas instrumentistas de cordas de Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, e outros estados que, além de integrar a orquestra do festival, também recebem aulas de professores como o violinista Freddy Varela; o violista Adrián Felizia; o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov, além do contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz.

 

A programação tem início na quarta feira (15) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana com o famoso acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich, fenômeno do instrumento que vem ao Brasil também para participar do Festival Internacional de Sanfona. Na quinta (16) às 20h, um programa de música de câmara com a participação dos dois duos: Paula Bujes & Pedro Huff, Michael & Jamie Gurt.

 

v2O festival recebe na sexta (17) às 20h o recital Schumann & Brahms apresenta dois quartetos para piano e cordas com participação do violinista Freddy Varela, do violista Adrián Felizia, do violoncelista Stanimir Todorov e do pianista Michael Gurt. No sábado (18) às 11h da manhã, será a vez do Duo de piano Michael & Jamie Gurt subir ao palco. À noite, às 20h, a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia apresenta um programa de concertos com solistas com obras de Vivaldi, Weber, Max Bruch, Bottesini, Schubert.

 

O encerramento do festival ocorre no domingo (19) às 11h com a pianista russa Daria Kiseleva, vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2014. No programa obras de Brahms, Ravel, Albeniz e Prokovief. O VII Virtuosi de Gravatá tem patrocínio da Prefeitura de Gravatá e conta com o apoio da COPERGÁS e HOTEL VILA-HÍPICA.

 

VII VIRTUOSI DE GRAVATÁ

15 – 19 de julho

Igreja Matriz de Sant’Ana

Entrada gratuita

 

Quarta 15.07 – 20h

Alexander Hrustevich (acordeon)

Quinta 16.07 – 20h

Recital de Música de Câmara

Homenagem aos 150 anos do compositor Carl Nielsen

Paula Bujes (violino)

Pedro Huff (violoncelo)

Jamie Gurt (piano)

Micahel Gurt (piano)

 

Sexta 17.07 – 20h

Schumann & Brahms

Freddy Varela (violino)

Adrián Felizia (viola)

Stanimir Todorov (violoncelo)

Michael Gurt (piano)

 

Sábado 18.07

11h – Micahel & Jamie Gurt

20h – Orquestra Jovem de Pernambuco & Solistas

Rafael Garcia, regente

Freddy Varela (violino)

Adrián Felizia (viola)

Stanimir Todorov (violoncelo)

Edicson Ruiz (contrabaixo)

 

Domingo 19.07

11h – Daria Kiseleva (piano)

Vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano de 2014

Artista Plástico de Gravatá promove vernissage a partir do dia 18 de julho

1jDe 18 de julho à 18 de agosto o artista plástico gravataense Jeisom Nascimento apresenta a Vernissage “Pluralidade de Jeisom Nascimento”. A abertura acontece às 21 horas do dia 18 de julho  na Galeria de Arte – Esquina 64 situada na Rua Duarte Coelho (Polo Moveleiro) em uma solenidade para convidados.

 

A partir do dia 19 de julho a exposição é aberta ao público nos seguintes horários: De segunda á sábado das 8 às 18 horas com intervalo ao meio dia, e aos domingos das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo email – galeriaesquina64@gmail.com, ou pelos telefones (081) 99993 5045 / 98249 4277.

 

Serviço:

Exposição “Pluralidade de Jeisom Nascimento”

Abertura – 18 de julho às 21 horas

Galeria de Arte – Esquina 64 – Rua Duarte Coelho (Polo Moveleiro)

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Mais de 7 mil policiais serão premiados pelo resultado do Pacto pela Vida

O Prêmio da Defesa Social, do Governo do Estado, será distribuído para 7.418 policiais militares, civis e bombeiros pernambucanos pela redução nos índices de Crimes Violentos Intencionais (CVLIs). A premiação será possível pelo resultado do Pacto pela Vida no primeiro semestre deste ano.

 

A premiação será possível em decorrência da mudança na legislação. Com a publicação da Lei 15.456, de 12 de fevereiro de 2015, os policiais lotados em Área Integrada de Segurança (AIS) recebem 80% da bonificação em função do resultado na região em que atuam. Os 20% restantes dependem do resultado do Estado como um todo.

 

Com o resultado do primeiro semestre de 2015, três categorias serão pagas, beneficiando policiais militares e civis lotados em 13 das 26 áreas integradas. As AISs 6 (Jaboatão dos Guararapes e Moreno) e 17 (Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes), por exemplo, receberão o PDS1 por terem registrado a maior queda em números absolutos dentre as 26 existentes. Ainda serão agraciados os policiais das áreas que alcançaram a meta de redução de 12% na taxa de CVLI (PDS 2) e os servidores das regiões que registraram redução (PDS 4). Todos os comparativos são realizados com o primeiro semestre de 2014.

 

“O objetivo do Governo do Estado é motivar e valorizar o policial, mas sem perder a visão do todo”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, coordenador do Comitê Gestor do Pacto pela Vida.

 

Para os delegados da Polícia Civil, Médicos Legistas, Peritos Criminais da Polícia Científica, Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o Prêmio pode chegar até R$ 2,4 mil. Já os demais integrantes das Polícias Civil e Científica e os Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a premiação vai até R$ 1,6 mil, com o resultado alcançado no primeiro semestre de 2015.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Círculo Operário de Gravatá receberá prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária

A entrega acontece durante a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária no Rio Grande do Sul de 10 a 12 de julho

 

bndesO Círculo Operário de Gravatá está entre os quinze empreendimentos que participam do projeto Rede Brasileira de Comercialização Solidária – Rede ComSol e receberão o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária. A entrega acontece durante a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e 22ª Feira Internacional do Cooperativismo em Santa Maria/RS de 10 a 12 de julho de 2015.

 

As iniciativas escolhidas são consideradas “boas práticas” de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e suas Redes. O prêmio é uma ação conjunta do BNDES, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

 

O objetivo da premiação é reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de grupos da Economia Solidária que desenvolvam os princípios da autogestão, solidariedade e cooperação. É a primeira vez que o BNDES oferece o prêmio, iniciativa que fortalecerá o movimento da Economia Solidária e aprofundará o conhecimento sobre o tema no país, melhorando o diálogo, a construção e a implementação de políticas públicas de apoio e investimento aos EES.

 

Confira a lista dos premiados que participam da Rede ComSol:

 

  • Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova – Marechal Deodoro/AL (loja na Rede ComSol)
  • Associação Nossa Senhora de Loreto – São Luís/MA (Balaio Comercialização na Rede ComSol;
  • Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz – Coofeliz – Espera Feliz/MG (loja na Rede ComSol)
  • Central dos trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária – Campo Grande/MT (central na Rede ComSol);
  • Associação de Produtores e Produtoras Artesanais de Chapada – Chapada dos Guimarães/MT (loja Chapada a Mão na Rede ComSol);
  • Círculo de Trabalhadores Cristãos de Gravatá – Art Gravatá – Gravatá/PE (loja na rede ComSol)
  • Cooperativa de Empreendimento Econômico Solidário – Boa Vista/RR (loja da COOFECs na Rede ComSol);
  • Centro Público De Economia Solidária De Itajaí – CEPESI – Itajaí/SC (centro público na Rede ComSol);
  • Associação de Mulheres Feirantes de Taquaruçu – AMFETAQ – Tocantins (loja na Rede ComSol);
  • Cooperativa de Artesãos de Biojoias de Xambioá – Tocantins (loja na Rede ComSol);
  • Rede Bodega – Ceará (4 lojas na Rede ComSol);
  • Rede de Produtoras da Bahia – Bahia (2 lojas na Rede ComSol);
  • Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú – Pernambuco (1 traller e 1 loja itinerante na Rede ComSol);
  • Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores  – Pará (loja na Rede ComSol);
  • Projeto Esperança/Cooesperança (1 feirão colonial, 1 loja artesanato e 1 loja alimentos orgânicos na Rede ComSol);

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Prefeitura em parceria com a UFPE realiza 1º Seminário em Educação do Campo em Gravatá

Evento acontece na próxima segunda-feira no auditório da Secretaria de Educação

 

eddggA Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Educação e em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, realiza na próxima segunda-feira (06/07) o 1º  Seminário em Educação do Campo. O evento acontece no Auditório da Secretaria de Educação a partir das 7:30h. Participarão do evento representantes da Secretaria de Educação de Gravatá, formadores da UFPE e a equipe de Coordenação Pedagógica do Campo.

 

O evento contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos os quais foram vivenciados através do CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES(AS) DE ESCOLAS MULTISSERIADAS, que fazem parte do Programa Escola da Terra. Na oportunidade, diferentes temas serão abordados, atendendo às peculiaridades de cada localidade.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Casa de Acolhimento inaugurada em Gravatá

O prefeito Bruno e a secretária de Assistência Social Paula Martiniano entregaram o equipamento à sociedade

 

1Com a presença de representantes do Ministério Público de Pernambuco nas pessoas de Juliana Lima e Valberes Sabino, o prefeito de Gravatá Bruno Martiniano ao lado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Paula Martiniano, inauguraram a Casa de Acolhimento da cidade, também conhecida como Casa de Passagem. Esta é a primeira vez que o município possui um lugar como este destinado a receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O local é um espaço comum como uma casa qualquer, possuindo 3 quartos, duas salas, cozinha, dois banheiros, área de serviço, quintal e ambiente de convivência. Toda mobiliada com materiais novos, a Casa de Acolhimento conta a partir de agora com o trabalho de psicólogos, coordenadores, educadores cuidadores, e auxiliar de serviços gerais.

 

Toda a iniciativa e adaptação do espaço foi feita pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, e conforme recomendação da Promotoria Pública, o endereço do local não pode ser identificado, desse modo a casa não possui nenhuma placa de identificação. Todas estas medidas existem unicamente para preservar a segurança dos atendidos da Casa de Acolhimento que serão encaminhados pela Promotoria até que os trâmites legais de cada caso sejam resolvidos.

 

A casa tem capacidade para receber até 10 pessoas e funcionará 24 horas e os participantes terão vida normal enquanto estiverem no local, indo à escola regularmente, passeando, e demais atividades comuns que uma criança ou adolescente cumpre no seio familiar.

 

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração os vereadores Paulo Farias, Régis da Compesa, secretários, assessores e demais autoridades.

 

Texto – Adriana Bezerra

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Dez Unidades de Saúde da Família receberam Desfibriladores nesta quarta-feira

Além da entrega dos equipamentos, foi realizado um treinamento com os profissionais das equipes das unidades básicas

 

1A Secretaria de Saúde de Gravatá entregou nesta quarta-feira (01/07), dez Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) para dez Unidades de Saúde da Família, entre elas todas as seis da zona rural. Antes de realizar a entrega, as equipes das unidades participaram de um treinamento com a equipe do SAMU de Gravatá, na base do serviço de atendimento móvel de urgência.

 

As dez unidades que receberam os equipamentos estão em uma distância maior do hospital municipal que são, na zona urbana: USF Maria Gomes de Araújo (Posto III), USF Ricardo Valmir (Alpes Suíço), USF Jucá, e USF CAIC.

 

O médico do SAMU, Dr. Rafael Cunha ministrou o treinamento para os profissionais de saúde. Na ocasião, foram trabalhados temas relacionados a Parada Cardiorespiratória (PCR), entre eles: história da desfibrilação; eletrofisiologia cardíaca; taquicardia ventricular sem pulso; fibrilação e o equipamento DEA (Desfibrilador Externo Automático). Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes de Saúde Bucal e Cirurgiões dentistas que atuam nas USFs.

 

Plantonista do SAMU de Gravatá, o médico, Dr. Rafael Cunha falou sobre os benefícios que os usuários das unidades de saúde ganham com a aquisição destes equipamentos. É de extrema importância ter esse equipamento em locais públicos e principalmente nos postos de saúde, onde a atenção básica atua diariamente. Com a aquisição dos desfibriladores, caso o usuário sofra uma parada cardiorrespiratória lá na USF, enquanto o serviço do SAMU é acionado e realiza o deslocamento, a equipe pode adiantar o atendimento e salvar a vida do paciente que é o nosso principal objetivo. Então é muito valioso este equipamento na unidade, principalmente para quem está na zona rural, onde o tempo resposta para o atendimento móvel de urgência é maior, destaca.

 

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira esteve presente e participou do treinamento e falou sobre esta ação em conjunto com a equipe do SAMU. Trabalhamos para atender as metas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do município e uma das prioridades do prefeito, bruno Martiniano que é a melhoria na qualidade do atendimento das unidades de saúde. Adquirimos os equipamentos, mas se fez necessário e de total importância o treinamento para que em caso de necessidade, os profissionais saibam como atuar e utilizar o DEA de forma correta, enfatiza.

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço e Rodolfo Lima

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Gravatá é a cidade da Miss Pernambuco Mini Letícia Gabrielle

Em outubro ela participa do concurso Miss Brasil Mini

 

1Gravatá está na torcida por sua representante Letícia Gabrielle de 7 anos vencedora do concurso Miss Pernambuco Mini 2015, ela vai representar o Estado na competição nacional do Miss Brasil Mini que acontece em outubro no Recife.

 

A beleza e simpatia da menina chamam atenção e isso faz dela um destaque no mundo dos concursos de beleza, Letícia já ganhou os seguintes títulos: Miss Simpatia Mundinho Fashion e Garota Moda Fashion, ambos conquistados em Pernambuco.

 

Letícia é filha do casal Érika Letícia e Aristides Neto, estuda na escola Céu Azul no 2º ano e atualmente é agenciada por um empresa de Recife,esses passos já lhe abriram portas e diversos trabalhos já foram feitos.

 

A Secretaria de Turismo de Gravatá está apoiando Letícia neste concurso.

 

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Fiepe abre inscrições gratuitas para curso sobre redução da tarifa de energia elétrica

O aumento da conta de energia tem preocupado a população brasileira. As indústrias também têm sofrido os impactos dos reajustes. Pensando nisso, a Fiepe Agreste promove o curso gratuito “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, que será realizado no dia 2 de julho, das 8h às 12h, no Hotel Brisa da Serra, na cidade de Bezerros. Os interessados têm até o dia 30 de junho para efetuar as inscrições, através dos telefones (81) 3722.5667/3722.5702 ou e-mail: aoliveira@fiepe.org.br. Empresários e representantes de Micro e Pequenas Empresas são esperados para a formação.

 

O consultor Carlos Eduardo é o convidado para orientar os participantes sobre a importância de agir coletivamente para influenciar tarifas de energia elétrica mais favoráveis à indústria. O engenheiro de produção é formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, com especialização pela PUC Chile e pós-graduação pela Faculdade Getúlio Vagas (FGV) também do Rio, ambos em análise e avaliação de projetos, e tem 15 anos de experiência no setor elétrico. Destaque para as atividades desenvolvidas nas perspectivas de revisão tarifária, de implantação de sistemas de geração limpa e de gestão da energia.

 

Na oportunidade, os inscritos irão conhecer os elementos que compõem a conta de energia, como ocorrem os processos de reajustes e de revisão das tarifas. O objetivo é discutir como o custo prejudica a competitividade da indústria e pensar em ações coletivas que minimizem os efeitos do acréscimo nos gastos empresariais. A Federação informa que as vagas são limitadas, portanto é preciso se apressar para garantir a participação.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

 

Casa de Passagem será inaugurada na próxima quarta-feira em Gravatá

Unidade vai receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, e os atendidos serão encaminhados pela Promotoria Pública

 

1O prefeito Bruno Martiniano inaugura na próxima quarta-feira (01/07) às 10 horas da manhã a Casa de Passagem de Gravatá. O local foi feito especialmente para receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, e trata-se de um espaço comum como uma residência qualquer, com o diferencial de contar com o trabalho de psicólogos, coordenadores, e educadores cuidadores que trabalharão para garantir a integridade física, social e psicológica dos atendidos.

 

Toda a adaptação foi feita pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, e conforme recomenda a Promotoria Pública, o endereço não pode ser divulgado e a casa não deve possuir nenhuma placa de identificação, tudo isso para resguardar as crianças. Os atendidos na Casa de Passagem são encaminhados pela Promotoria Pública até que os trâmites legais de cada um seja resolvido.

 

A casa funcionará todos os dias, 24 horas. Os móveis já foram montados e a residência tem capacidade para receber até 10 pessoas. A secretária Paula Martiniano está à frente da ação para que tudo esteja completamente pronto no dia da inauguração.

 

Serviço:

Inauguração Casa de Passagem de Gravatá

Data – 01/07/2015

Hora – 10 horas

Obs.: O endereço não pode ser divulgado, portanto, os interessados em participar da inauguração favor entrar em contato por telefone ou email. A exigência é feita pela Promotoria Pública.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA