PROCISSÃO DA PADROEIRA DE GRAVATÁ, SANT´ANA! A mais concorrida dos últimos tempos

proci 4

procissãoUma verdadeira multidão tomou conta das ruas. Um retrato da fé da família de Gravatá com a sua Padroeira. E não faltaram os políticos e muitos pré-candidatos. Alguns fazendo self com o celular na mão. Outros distribuindo abraços e sorrisos. Gravatá esteve literalmente FELIZ.

_____________

fotos copiadas do facebook de Eduardo Cassapa e João Paulo Lemos 

santaa 2 santaa 3 santaa 4 santaa 33

prociss proci

 

Metade dos eleitores de Pernambuco não tem ensino fundamental completo, diz TSE

Publicado no Blog do Jamildo – NE10/JC

Metade dos eleitores de Pernambuco não tem o ensino fundamental completo. É o que apontam os dados divulgados nessa segunda-feira (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o levantamento, 50,66% do eleitorado no estado é formada por pessoas pessoas analfabetas, que sabem ler e escrever ou com ensino fundamental incompleto. O levantamento completo pode ser vizualidado no site do TSE (CLIQUE AQUI).

Segundo os dados apresentados pelo TSE, quando observada a escolaridade, a maior parcela do eleitorado tem o ensino fundamental incompleto, 27.38%. Além disso, 15.24% sabem ler e escrever, enquanto 8.04% são analfabetos. 0,04 não informaram o grau de escolaridade.

Grau-de-Instrução

Enquanto isso, 19.25% tem o ensino médio completo e 14.66% tem o ensino médio incompleto. Apenas 6.82% do eleitorado pernambucano tem o ensino superior completo.

Ao todo, 6.509.982 eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais de 2016 em Pernambuco. Segundo o TSE, 3.730.581 votarão usando o sistema de biometria, enquanto 2.779.401 ainda votarão no sistema tradicional. Dos 184 municípios pernambucanos, 73 usarão o sistema biométrico, 5 com sistema híbrido e 106 não usarão a biometria.

Crescimento no número de eleitores

O levantamento do TSE também revelou um crescimento no número de eleitores no estado. Enquanto 6.354.125 pessoas votaram nas eleições presidenciais em 2014, 6.509.982 eleitores votarão em 2016. A maior parte deles está na capital; há 1,1 milhão no Recife. Vale ressaltar que do total, 53% dos eleitores são mulheres.

sexo

Considerando apenas o Recife, 55% do eleitorado é de mulheres. A faixa etária com mais eleitores é a de 30 a 34 anos. Trinta por cento dos recifenses aptos a votar têm ensino médio completo.

Fonte: TSE

_____________________________

]Fonte: TSE – publicado no Blog do Jamildo – NE10/JC

Chega a 128 o total de municípios desenquadrados em relação à LRF

Relatório divulgado pelo Tribunal de Contas nesta segunda-feira (25) aponta 128 municípios pernambucanos comprometendo mais de 54% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal.

lei respCinquenta e quatro por cento é o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, cujo descumprimento acarreta sanções para os prefeitos. Os dados foram extraídos dos Relatórios de Gestão Fiscal do primeiro quadrimestre de 2016.

O levantamento constatou também que 31 municípios estão comprometendo entre 48,6% e 54% de sua RCL com pessoal e que apenas seis se encontram abaixo desse patamar. Outros seis não publicaram o seu Relatório de Gestão Fiscal e 13 optaram pela entrega semestral.

O município que menos gasta recursos com a folha é Ipojuca (43,3% de sua RCL) e o que mais gasta é Barreiros (81,53%).

ALERTA – Na última quinta-feira (20), devido ao grande número de municípios que estão programando concursos públicos neste ano de eleição, o TCE emitiu um “Alerta de Responsabilização” aos prefeitos relativamente aos gastos com pessoal.

De acordo com o “Alerta”, os municípios que estão desenquadrados em relação à LRF deverão suspender imediatamente os concursos públicos que anunciaram, ao passo que os que se encontram enquadrados só poderão fazê-lo a partir de janeiro do próximo ano porque a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe aumento de despesa com pessoal nos seis meses anteriores ao término do mandato dos prefeitos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/07/2016

“Só para não dizer que não falei de política”

pimenta z

SEM PRECISAR CITAR NOMES. Cada um que coloque a carapuça nos personagens desta crônica

pimentaxA empresária Ivone Zarzar – esposa de Fernando Pinheiro, irmã do ex-prefeito Chucre Mussa Zarzar – pode fazer parte de uma das chapas política nas próximas eleições disputando na majoritária como vice-prefeita. O convite já está pronto.

pimentaxOutro cotado apara disputar uma vaga de vice-prefeito é Manuel da Saúde. Seu nome vem sendo cogitado em duas pré-chapas majoritária.

pimentaxPela legislação eleitoral, o candidato do PSDB que todos falam ser ficha-suja e inelegível tem até o dia 12 de setembro para empurrar com a barriga sua candidatura a prefeito de Gravatá. Não se sabe se ele lançaria o nome do filho, até porque o menino também estaria inelegível por não ter se desincompatibilizado de um emprego publico. Será?

pimentaxNas bolsas de apostas, o PSDB está cotado para eleger o vereador campeão de votos acima dos quatro mil sufrágio. Deve eleger também um nome surpresa, um estranho que vai surpreender a todos.

pimentaxA Câmara Municipal de Gravatá poderá contar na próxima legislatura com no mínimo quatro mulheres. Uma das duas vereadoras da Casa deve sair de cena. Ou seja, o nome de três novas mulheres deverá somar naquela Casa Legislativa.

pimentaxSerá que o prefeito afastado volta ao cargo mesmo? Dizem que antes do dia 5 de agosto. Ele reassumiria juntamente com o seu vice-prefeito que também está afastado. Ao vice, todo o prestígio. Ganharia duas secretarias e dezenas de cargos comissionados além de apoio para à reeleição do seu pai. Será que procede.

pimentaxComenta-se também que o prefeito atualmente afastado e doido apara voltar, vai registrar uma chapa apara disputar as próximas eleições levando como candidato a vice um famoso oftalmologista da cidade, escaldado em política já tendo disputado outras eleições e muito benquisto na cidade. Pode ser a candidatura do estrago que já começa a tirar o sono de muitos políticos …

pimentaxPor falar em BM, na tarde da última sexta-feira, dia 22, foi encaminhada petição sobre o processo de Bruno Martiniano voltar à prefeitura, da qual está afastado desde o dia 18 de novembro de 3015, para Rodrigo Janot, da Procuradoria Geral da União, que terá 72 horas apara despachar e encaminhar ao ministro Ricardo Lewandowski do Superior Tribunal Federal que também terá 72 horas apara decidir e publicar no Diário Oficial da União. Até o dia 5 de agosto essa situação estará definitivamente resolvida.

pimentaxGravatá tem pelo menos seis nomes e grupos disputando uma mesma vaga para Prefeito. No final, só ficam dois candidatos, ou três como de costume. Neste final de semana representantes dos candidatos se reuniram para conversar, começando aí aquele funil onde apenas poucos passam e muitos ficam pra traz.

pimentaxRepresentantes de cinco pré-candidatos a prefeito de Gravatá se reuniram na manhã deste domingo na residência de um ex-vereador para avaliar a situação política local. Todos presentes, hoje divididos, estavam juntos na última eleição municipal de 2012. No final, uma decisão. Contratar uma pesquisa eleitoral e quem ganhar será o candidato do Grupo para disputar as próximas eleições contra o candidato do PSB.  

pimentaxNa verdade, política em Gravatá só tem dois lados. De um lado, o inusitado candidato do PSDB, do outro, embora divididos e brigando separados, são personagens de um mesmo grupo que disputou e ganhou as últimas eleições. A maldição do bem e de do mal, simbolizados pelo vermelho e azul, ainda não acabou em Gravatá.

pimentaxO interventor-prefeito de Gravatá e sua equipe parecem que não gostam de musica clássica e erudita. Estiveram ausentes do magnifico festival Virtuosi que encheu a cidade de turistas e visitantes. A ausência das nossas autoridades municipais – inclusive políticos de mandados e pré-candidatos foi assimilada e muito criticada pelo público e pelos organizadores da Virtuosi. Nem o Estado nem a Prefeitura ajudaram o Festival.

pimentaxDesastre total. Esse é o resultado de uma pesquisa encomendada pelo Governo do Estado para avaliar o desempenho da intervenção em Gravatá. O temor é que essa avaliação negativa venha influir negativamente nos resultados das eleições municipais e nos candidatos do governador.

pimentaxNas caladas da noite os políticos se encontram para conversar – Dois ex-prefeitos – um pre-candidato a majoritária e outro a renovação de um mandato de vereador – parece que estão cada vez mais afiados, sempre conversando. Ninguém consegue entender na cidade o que pode sair de uma conversa dessa entre políticos com postura e comportamentos tão diferentes.

pimentaxO dilema dos vereadores de mandato que estão na iminência de perderem as eleições por falta de coligações. Em Gravatá dificilmente o vereador conseguirá se eleger sozinho, sem coligar com outra legenda. Pelas contas, permanecendo o momento atual, dos 15 vereadores desta legislatura, sete ficam em suas cadeiras e oito voltam para casa. 

pimentaxAs Redes Sociais de relacionamento na Internet terão papel fundamental nessa campanha política de 2016. Tem pré-candidato mostrando que já atingiu um nível de profissionalização elevado, e nem começou a campanha eleitoral oficial determinada pelo TRE.

pimentaxAlguém acredita que Gravatá pode mudar para melhor depois dessas eleições?  Se você acredita, então faça fé e lute pelo seu voto. Escolha os melhores candidatos, para vereador e prefeito. Explique seu voto para seus parente e amigos e tente sensibilizar outros eleitores a votarem em bons candidatos..

pimentaxPoucos leitores e eleitores vão acreditar nessa informação, mas, por incrível que pareça, ela é real. Aconteceu! Ou, está acontecendo! Tem gente que quer reunir numa única chapa Bruno Martiniano prefeito e o jovem estudante de medicina João, filho do ex-prefeito JN. Claro. Se BM voltar ao cargo e se JN for inelegível. Essa conversa começou no sábado e se extendeu por todo o domingo Incrível.

pimentax

Política é boa com uma pimenatinha …

TAVERNA SUIÇA em Gravatá aquece as noites frias com boa música, apresentando, recitais e duetos de Opera e Opereta

Artistas do Festival Virtuosi entre eles: o Tenor Suiço Niklaus Rüegg; Baritono Benjamin Widmer e a soprano Olivia Allemann já estão confirmados

TAV 1 TAV 2 TAV 3 TAV 4 TAV 5 TAV 55 TAV 555 TAV 5555Paralelo a programação de recitais e concertos do Festival Virtuosi em Gravatá, que acontecem na Igreja Matriz de Sant’Ana, até o próximo domingo , dia 24, sempre às 20h.

O restaurante Taverna Suiça em Gravatá, que matem a culinária do tradicional fondue há 48 anos em Gravatá, montou vários pocket shows- com duetos de Ópera e Opereta nesse mês de julho para aquecer as noites frias com boa música.

A programação terá inicio nessa sexta-feira dia 22, a partir das 20:30h com a  participação dos músicos internacionais, entre eles: o Tenor Suiço Niklaus Rüegg; Baritono Benjamin Widmer, a soprano Olivia Allemann, que vão apresentar umrecital de canto, além da apianista Nadia Belneeva.

Na ocasião serão apresentadas algumas das obras de compositores, como:  Mozart, Donizetti, Delibes,  Schubert eLehár. No sábado,  dia 23, às 21h, ainda tem o recital com violoncelista Adam Marec da RepublicaTcheca

SERVIÇO:

Recitais e duetos de Opera e Opereta no Restaurante Taverna Suiça
Data: 22 e 23 de julho
Horários: 20:30h e 21h
Local – Restaurante Taverna Suiça- Via local BR 232, km 78, próximo ao antigo hotel da Serra em Gravatá

Maiores informações e reservas pelo: (81) (81) 3533-0299

SOBRE A TAVERNA SUÍÇA

Em agosto deste ano, o Taverna Suíça, localizado em Gravatá, agreste pernambucano, celebra 48 anos. E para comemorar este marco, o suíço José Luis Truan – empresário do ramo hoteleiro e gastronômico de 1950, distante do Brasil desde 2010, está de volta à frente do estabelecimento, com 96 anos de idade e montou novo cardápio, mantendo a tradição do fondue bourguignonne ou fondue de carne e o de queijo gruyere. Os netos Joe e Henry Truan, estão sendo preparados pela mãe a cheffe Anna Truan para sucederem o avô e dar continuidade ao famoso e tradicional restaurante.

NOVIDADES GASTRONÔMICAS – a Taverna Suiça tem muitas novidades gostosas de brasserie : a fondue de queijo Maison acompanhada de dois tipos de pães (o de ervas é divino), salsichão, tomates secos, cebolinha e crocante de bacon torrado. A fondue aos quatro queijos e muitas outras opções.

A charbonnade de cordeiro, grelhado na mesa acompanhado de batatas suavemente recheadas é uma delícia. Nos novos pratos destacamos o lombo de porco flambado perfumado ao alecrim e o já muito cotado entre as receitas o filé Café de Paris.

Como entrada o Tonatto à moda da casa, uma revisita da receita italiana, o tartare versão boi e salmão com o toque original da cheffe. Sem falar no queijo de cabra quente ao mel e ervas na versãopersonalizada da casa.

As sobremesas reservam uma última surpresa do restaurante : o Mont Blanc, enorme suspiro recheado com sorvete e deliciosa calda de creme e chocolate. Também se destacam a tradicional torta de maçã da casa (uma receita de dona Madalena Truan guardada em segredo), os profiteroles, o tiramisue os fondues doces nas versões de chocolate escuro, chocolate ao leite, chocolate branco, doce de leite e doce de coco.
Mas o must é a fondue de chocolate Toblerone com mel e castanhas.

ENCERRAMENTO DO VIRTUOSI DE GRAVATÁ, NESTE DOMINGO, DIA 24, TRAZ CORAL COM QUARENTA VOZES

Neste ano, o VIII Virtuosi de Gravatá recebeu a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do exterior, além de tenores, barítonos e regentes.

VIRTUOSI 6Ao longo da semana, o coral se uniu em uma só voz sob a regência do suíço Matthias Heep, que ficou responsável por orientar os alunos e profissionais para a execução de um programa especial que será apresentado na Igreja Matriz de Sant’Ana neste domingo (24) pela manhã.

Apesar da turma de inscritos nas Masterclasses do Virtuosi ser bastante heterogênea, Mathias ficou animado com a pluralidade de participantes do coral. “Desde o primeiro momento que cheguei, vi que os cantores brasileiros e os europeus se deram bem com um excelente relacionamento. Além disso, dois dos participantes suíços falam muito bem o Português, tornando tudo mais fácil”, explica.

O regente do coral viu que a barreira do idioma não é difícil de transpor se tem a música como unidade em comum. “Se você comunica claramente suas idéias de interpretação, os cantores seguem a sua linha e seu jeito pré-formatado de cantar. Paciência é sempre necessária além do conhecimento sobre diferentes tons com o mesmo objetivo”, responde. Para ele, o objetivo está perto de ser alcançado no domingo com a primeira apresentação pública deste grande coral: “Após os ensaios do primeiro dia eu fiquei realmente aliviado e otimista: o nosso trabalho será frutífero e vai gerar bons resultados”.

Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebeu uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis.

O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio do Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt e  Avina Stiftung.

Programação – Antes do grande recital de canto no encerramento, o Virtuosi de Gravatá preparou um concerto especial com o Duo Altino nesta sexta (22) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana. O casal Leonardo (cello) e Soh-Hyun Altino (violino) vai apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel.

Às 11h do sábado (23), o violonista eslovaco Adam Marec realiza seu recital com músicas de Edgberto Gismonti,  Petr Eben e Paulo Bellinati, entre outros.  Marec ensina no Conservatório de Jána Levoslava Bellu, na Faculdade de Artes na Academia de Artes Dramáticas em Banska Bystrica e desde 2009, organiza um festival internacional de música clássica com ênfase para violão.

É no sábado (23) à noite, a partir das 20h que haverá a apresentação do Réquiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores que participaram do Virtuosi ao longo da semana. “O Réquiem é um desses grandes mistérios da música universal quando Mozart queria abrir uma nova porta para se tornar um Mestre da música de St. Stephen, em Viena”, conta Matthias, que terá a missão de reger o coral de 40 vozes nesta ocasião. A obra, no entanto, só foi concluída após a morte do compositor deixando para a humanidade este grande legado.

Apesar de ser uma obra de despedida e de dor que reflete o que Mozart sentia na ocasião, Matthias entende que “a música tem o poder de consolar e dar coragem para outras pessoas. Não poderia haver maior testamento de um artista do que este Réquiem”. Foi por tudo isso que esta foi a primeira partitura que o regente adquiriu assim que começou a estudar música.

Na opinião do regente, é ótima a oportunidade que um festival como o Virtuosi proporciona ao promover uma integração entre músicos de diversas partes do mundo. “A atmosfera do Virtuosi nos dá uma idéia sobre os outros e, talvez, melhores formas de cantar ou tocar. É sempre importante aprender sobre outros países e ver o nosso mundo com os olhos de outra nação”, conclui.

VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ

16 A 24 DE JULHO DE 2016

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

Sebrae/PE participa da 11ª Feira Super Mix em Caruaru que acontece de 20 e 22 de julho, sempre nos horários das 16 às 22hs

A Feira Super Mix chega à sua 11ª edição com o objetivo de estreitar relacionamentos, mostrar tendências, soluções e lançamentos do mercado nos mais variados segmentos para empresas atacadistas distribuidoras.

mixCom palestras do Sebrae em Pernambuco, o principal evento da cadeia de abastecimento do Norte/Nordeste acontece no Polo Caruaru, entre os dias 20 e 22 de julho, das 16h às 22h.

O Sebrae viabiliza a participação de empresas de limpeza, velas, serviços e alimentos com a disponibilização de estandes na feira. Também utilizará seus consultores para capacitar empresas visitantes e expositoras, através de 12 palestras e um seminário. Temas relacionados à gestão, liderança, atendimento ao cliente, controle de estoque, segurança alimentar, eficiência no uso de energia, layout de loja e merchandising nos pontos de venda serão abordados.

PSD lança Paulo Roberto candidato à Prefeitura de Vitória de Santo Antão

vitoriaA decisão foi divulgada pelo atual prefeito do município, Elias Alves de Lira (PSD), e será confirmada neste domingo (24), durante a convenção municipal do partido, que será realizada a partir das 15h, no Colégio 3 de Agosto, no Bairro do Livramento.

O candidato a vice-prefeito na chapa será o ex-secretário de Governo, Ozias Valentim, também do PSD.