Depois da possível fusão do PTB-DEM, os Partidos PSB e PPS podem se juntar numa unica legenda

Enxugamento do número dos Partidos ou manobra política para saírem fortalecidos na reforma política de aproxima?

(Postado às 01hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

Fusao PSBPPSdem petbO PSB começa a discutir formalmente a possibilidade de fusão com o PPS. Os dois partidos abriram conversas no ano passado, entre Eduardo Campos e Roberto Freire. Com a morte de Campos, o assunto parou. E será agora retomado em reunião da executiva do PSB, marcada para esta terça-feira (28) em Brasília.

Os dois partidos andaram juntos no ano passado – o PPS participou da coligação que lançou a candidatura de Eduardo Campos à Presidência e depois apoiou a candidatura de Marina Silva. Já era o processo de aproximação.

Nas primeiras conversas, Roberto Freire admitia manter a sigla “Partido Socialista Brasileiro”, e o número 40 do aliado.

Se a fusão vingar, a nova bancada ganhará dez deputados eleitos pelo PPS e ficará com 42 deputados – a quarta maior na Câmara; e mais um senador – ficando a bancada com sete.

Os dois partidos, no entanto, tiveram comportamentos diferentes nos últimos anos: o PSB se aliou ao governo do PT em 2003 e apoiou a reeleição de Lula em 2006 e a primeira campanha de Dilma Rousseff, em 2010. Já o PPS sempre foi crítico do governo petista e se tornou aliado sistemático do PSDB nas mesmas campanhas presidenciais.

PTB/DEM

Os partidos PTB e DEM estudam agora se fundir em uma única legenda. Ambos derivam, respectivamente, do campo político do ex-presidente Getúlio Vargas e do panfletário jornalista Carlos Lacerda.

O novo partido, que manteria o nome PTB e o número do DEM, 25, tenderia a se abrigar na oposição ao governo Dilma. O objetivo tem relação zero com precedentes históricos: busca-se apenas maior musculatura no Congresso e em futuras eleições.


_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Inauguração da fábrica da JEEP, em Goiana. Turismo monta esquema especial para divulgar Pernambuco

jeep 3

kits especiais para serem distribuídos com os 200 jornalistas convidados, maioria da América Latina e México

(Postado às 20hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

jeepA Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, está realizando uma operação especial para divulgar nossos atrativos aos convidados que chegam aqui nos próximos dias, para o evento de inauguração da fábrica da Jeep em Goiana, marcada para a próxima terça (dia 28).

Uma das estratégias foi a preparação de kits para os 200 jornalistas convidados, maioria da América Latina e México, e também para outros 500 convidados especiais da montadora, nacionais e estrangeiros. Felipe Carreras e Luis Eduardo Antunes também fecharam parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, para reforçar o material de divulgação e também realizar os receptivos com frevo e passistas nos horários de pico das chegadas dos visitantes, no aeroporto neste domingo e segunda.

Além de todo o material de divulgação do destino, os convidados receberão, nos kits que serão deixados nas suítes dos cinco hotéis em que ficarão hospedados, bolo de rolo e artigos como rapadura e cachaça, com o apoio da Associação dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura de Pernambuco (Apar).

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Em assembleia, professores de Pernambuco decidem manter greve

IMPASSE CONTINUA

(Postado às 19hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

GREVE SIM SIMEm assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27) os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram pela permanência da greve da categoria, decretada no dia de 10 abril.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o movimento grevista está mantido, pois todas as negociações feitas com o Governo do Estado foram “improdutivas”.

A assembleia aconteceu no Clube Português, no bairro das Graças, Zona Oeste do Recife. Cerca de duas mil pessoas lotaram o local durante os debates sobre os rumos da greve. As falas de professores, deputados estaduais, movimentos estudantis e demais sindicatos ligados ao setor de educação demonstravam total apoio pela manutenção da greve.

A principal reivindicação da categoria é o cumprimento da Lei do Piso, garantindo assim o reajuste de 13,01% dos salários de todos os professores da rede estadual, e não apenas para os profissionais de ensino médio.

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Treinamento de Humanização para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os recepcionistas das Unidades de Saúde da Família

A ordem é a de melhorar os serviços destinados ao público

(Postado às 17hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

curso 2 curso 3A Secretaria de Saúde realiza de hoje (27) à quinta-feira próxima, um treinamento de Humanização para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os recepcionistas das Unidades de Saúde da Família, que acontece no auditório da Casa das Vigilâncias, no bairro do Jucá.

Cerca de 200 profissionais passarão pelo treinamento que tem a carga horária de oito horas, dividido em quatro turmas. A empresa responsável pelo treinamento é o Centro de Capacitação de Pernambuco (CECAPE) e o investimento é de R$ 49.200,00 adquirido com recursos do incentivo adicional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Esta é a primeira vez que este recurso é utilizado para a educação permanente destes profissionais. A Secretaria de Saúde decidiu investir parte do recurso de incentivo em capacitação dos profissionais e em equipamentos de proteção individual (EPIs) e outra parte (50% do recurso) como incentivo financeiro para valorização e reconhecimento dos profissionais.

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira preocupada com a melhoria do atendimento dos profissionais de saúde aos usuários fala sobre esta ação,Pensando em um atendimento ao público com mais qualidade e por saber que a porta de entrada do atendimento primário da atenção básica é realizado por estes profissionais, é necessário esse treinamento de humanização para que todos tenham melhores condições de acolhida aos usuários“, disse.

 


_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

2º Festival do Trabalhador acontece no dia 1º de Maio, no Pátio de Eventos com shows de Forró e sorteios de prêmios

O evento é promovido pelo CDL Gravatá e Prefeitura Municipal com o apoio dos Sindicato dos Lojistas (SINDLOJA), dos Trabalhadores Rurais (STR), dos Comerciários (SINDECON), dos  Professores (SIPROG) e dos Servidores Públicos Municipais de Gravatá (SINDSGRA). Todas as ações são gratuitas e o evento é aberto ao público.

(Postado às 15hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

Dia trabalhadorA próxima sexta-feira (1 de maio) será de festa em Gravatá.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura, promove o 2º Festival do Trabalhador. O evento tem início às 16 horas no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar com animação da banda Forró da Fuleiragem.

Na ocasião também haverá sorteio de prêmios como: 1 Moto, 1 Fogão, 1 TV, 1 Ventilador com cesta de alimentos acompanhando, 1 Liquidificador e muitos outros oferecidos pelas empresas do município. Além disso serão disponibilizados serviços de saúde como Aferição de Pressão, Teste de Glicose e Orientações diversas.

O evento conta com o apoio de: Sindicato dos Lojistas (SINDLOJA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato dos Comerciários (SINDECON), Sindicato dos Professores (SIPROG) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gravatá (SINDSGRA). Todas as ações são gratuitas e o evento é aberto ao público.

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Hoje, 27 de abril, aniversário do vereador Pedro Martiniano Lins. Neste mesmo dia, no ano de 2002, seu pai o ex-prefeito Sebastião Martiniano, falecia num hospital do Recife

Um dia de muitas lembranças …

(Postado às 01hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

pedrp 2pedro 3O vereador presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Pedro Martiniano Lins, aniversaria no dia de hoje.

Um dia muito feliz para Pedro, seus familiares e amigos, mesmo sendo uma data marcada pela fatalidade e pela saudade.

No dia 27 de abril de 2002, falecia no Recife, vitimado por complicações cardíacas, o seu pai, Dr. Sebastião Martiniano Lins, que exercia na época o mandato de prefeito de Gravatá. Uma cadeira ocupada hoje pelo filho Bruno Martiniano Lins.

Uma data que Pedro Martiniano não comemora festivamente. Apenas reúne a família e os amigos mais próximos  para recordar com muitas saudades do seu pai Sebastião Martiniano.

Festejar e recordar é viver. Viva Pedro, vida Dr. Sebastião.

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

 

Imagem de Nossa Senhora de Fátima visitou Gravatá em peregrinação

E M O C I O N A N T E !!!

(Postado às 22hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

nsenhora 1 nsenhora 3 nsenhora 5 nsenhora 6 nsenhora 7 nsenhora 8Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Brasil, contemplou os católicos de Gravatá na tarde de hoje, domingo dia 23 de abril.

Antes de seguir para Portugal, a imagem passou por Gravatá e ficou por um tempo na igreja Matriz de Sant’Ana onde foi celebrada uma missa com o nosso pároco.

Uma multidão de fiéis prestigiou o evento comandado pelo pároco, padre João Paulo.

A briosa Guarda Municipal de Gravatá ofereceu todas as condições para recepcionar o evento.

E a emoção reinou em nossa cidade em mais um momento de expressão de fé coletiva.

Parabéns!

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – com informações e fotografias obtidas nas redes sociais de relacionamentos – facebook.
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Alceu lança o livro “O poeta da madrugada”, com versos e letras de música que mostram sua trajetória poética e pessoal.

O menino cabeludo de São Bento do Una virou poeta e escritor da maturidade

(Postado às 17hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

alceu valenãAlceu Valença era um jovem cabeludo e barbudo quando largou a advocacia, em 1969, para se dedicar à música, o compositor e cantor de São Bento do Una já escrevia versos há um bom tempo.

Alguns iam virando música, outros mantiveram o ritmo próprio das páginas impressas e ficaram guardados até pouco tempo.

Agora, incentivado pela mulher Yanê Montenegro, Alceu lança o livro O poeta da madrugada, pela editora portuguesa Chiado, com versos e letras de música que mostram sua trajetória poética e pessoal.

Com prefácio do escritor angolano José Eduardo Agualusa, o livro revela a força poética dos textos de Alceu, mesmo quando eles já foram vertidos em música.

Ao mesmo tempo, o ritmo invade a poesia: é impossível não imaginar a cadência da voz marcada do cantor naqueles textos até então inéditos.

Alceu leva o leitor pelas geografias e pelos momentos marcantes da sua vida, de São Bento do Una a Paris e da ditadura, em seu “medo que amordaçava o Brasil”, ao amor e ao tempo.

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Por que um título de cidadão gravataense? Quem merece? Quais os Critérios?

titulo de cidadão

Entre os anos de 2005 a 2015, 130 pessoas receberam o título de Cidadão Gravataense concedido pela Câmara Municipal de Gravatá. Ninguém foi “diplomado” até o presente. Muitos não tiveram a alegria de receber tão importante título, como o ex-governador Eduardo Campos.

(Postado às 16hs01m do dia 04 de abril, sexta-feira)

 Na noite da última terça-feira, foi lido no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores a indicação de mais um titulo de “Cidadão Gravataense” para uma pessoa recém chegada ao Município, que conhece muito pouco a cidade, seu povo e sua história.

Ninguém entendeu o porque da “honraria”  (certamente merecida mas mão explicada e não entendida) o que provocou uma certa decepção entre várias pessoas que estavam no plenário da Câmara o que levantou uma pergunta, sobre qual o critério que a Câmara e seus vereadores estariam adotando para conceder esses tipos de títulos as pessoas que chegam à cidade para morar?

O Blog recebeu alguns telefonemas de leitores indagando sobre esses tipos de homenagens. Teve um que sugeriu o nome de pelo menos 10 gravataenses adotados, que moram há mais de 20 anos na cidade, pagam impostos, investiram todos os recursos em negócios, geram empregos, tem seus filhos nascidos e criados aqui e nunca foram reconhecidos com o título de “cidadãos de Gravatá”.

Por uma questão ética, ainda não vamos divulgar os nomes das 10 pessoas da lista. Vamos aguardar um pronunciamento da Câmara Municipal e do vereador autor da indicação.

Com a palavra …

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Cresce o comércio de lanchonetes e lojas-móveis nas grandes cidades. Uma iniciativa de americanos e europeus que chega ao Brasil com a crise econômica.

Deixar de ganhar dinheiro, jamais

(Postado às 10hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

lancheloja de roupaEssa tendência de mercado vem ganhando cada vez mais espaços nas ruas das cidades brasileiras.

Reflexos de uma das piores crises econômicas da história do Brasil.

O desemprego. a falta de opções e de perspectivas de sobrevivência tem levado muitas pessoas a criarem e instalarem seus negócios nas ruas.

Boas opções de oferta de consumo, já que tá faltando dinheiro no orçamento das pessoas para consumirem em restaurantes e nas boutiques da moda. De repente novas opções de consumo surgem.

Recentemente, a Câmara dos Vereadores de Curitiba, no Paraná, aprovou projeto de lei do Executivo que regulamenta os food trucks que estabelece regras para o exercício da atividade, como a liberação do alvará que só será expedido às empresas constituídas no município.

Esse tipo de negócio já é muito difundido nos Estados Unidos e na Europa. A cidade de Nova York é o paraíso dos food trucks. Londres também.

LOJAS AMBULANTES

Na Zona Sul do Recife, no bairro de Boa Viagem está cada vez mais comum o comércio ambulante de roupas de moda, negócios muitas vezes gerenciados pelos próprios estilistas, que, decidiram abrir mão do conforto de um espaço fixo para levar a sua marca para as ruas.

Carros loja-móvel de moda giram pela Zona Sul nos finais de semana, com paradas na orla marítima de Boa Viagem realizando negócios. 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)