ORÇAMENTO 2015 LIBERADO. Bruno Martiniano mandou protocolar decreto emergencial no TCE

E  X  C  L  U  S  I  V  O  

Determinação e decisão politica acertada  prevaleceu para o fim o impasse

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 10:30 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

bm 2O procurador Geral do Municipio, Dr. Antonio Carlos Saldanha; o Secretário Executivo de Administração e Finanças, Alexandre Moneta;  e o Secretário Executivo de Articulação Politica, Claudio Coréia, estão nesse momento na sede do Tribunal de Contas do Estado, para protocolar e despachar junto aquele TCE, o Decreto Lei Emergencial, assinado pelo prefeito Bruno Martiniano, que promulga o Orçamento Municipal  de 20015.
O projeto de lei foi assinado em caráter emergencial. Coube ao prefeito Bruno Martiniano, de posse dos seus direitos constitucionais legais, tomar a decisão final e colocar em execução o orçamento do executivo e do legislativo municipal, que estava paralisado desde o dia 1 de janeiro por conta do impasse com o legislativo.
A Câmara Municipal rejeitou, por conta de uma articulação do bloco de vereadores da oposição,  o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) enviado para votação pelo Executivo, em novembro do ano passado.  Conseguiram também rejeitar por duas vezes – por falta de quorum – os projetos do executivo solicitando autorização de crédito especial para administrar o orçamento municipal.

Finalmente o prefeito Bruno Martiniano resolveu o impasse causado pela oposição na Câmara decretando Estado de Emergência que Promulga o Orcamento Municipal.

A administração financeira pública estava com o orçamento paralisado, com todas as contas e pagamentos sem poder serem realizados, além da vir causando grandes constrangimentos aos servidores da municipalidade, aos fornecedores e a população de uma maneira geral.
A decisão da maior autoridade municipal, o prefeito, resolveu de uma vez a execução constitucional de administrar o orçamento da Prefeitura.
A situação da Câmara Municipal também era de apreensão e constrangimento. Tanto os vereadores, servidores da Casa Legislativa e fornecedores estavam sem receber. As contas estavam paralisadas por falta de Orçamento.  Possivelmente, até esta sexta-feira, amanhã,  a situação deverá estar normalizada.  

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

   _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Três a cada mil jovens morrem antes dos 19, aponta estudo

O índice mostrado aqui parece com a realidade de Gravatá, onde jovens são assassinados vitimas do trafico de drogas

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 07:30 horas do dia 29 de janeiro de 2015)

morteO índice de jovens brasileiros entre 12 e 18 anos que não chegarão aos 19 é de 3,32 para cada mil.
A taxa é de 2012 e é a pior desde 2005 – o aumento em relação a 2011 foi de 17%. A tendência é que, de lá para cá, a situação tenha se agravado.
Os dados estão sendo divulgados na manhã desta quarta-feira, 28, pelos órgãos que formulam o Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens: a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), o Observatório das Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).Segundo o estudo, que só vai até 2012, mais de 42 mil adolescentes nessa faixa poderão ser vítimas de homicídio nas cidades com mais de 100 mil habitantes até 2019. A região mais perigosa é a Nordeste, com índice de 5,97 para cada mil jovens. O Sudeste aparece com os melhores resultados, 2,25.A possibilidade de um jovem negro ser assinado é 2,96 vezes maior do que a de um branco. Os meninos correm risco 11,92 vezes superior ao das meninas.

Entre as capitais, as cinco mais violentas para os adolescentes são: Fortaleza, Maceió, Salvador, João Pessoa e Belém. São Paulo tem índice de 1,62 (em cada mil) e o Rio, 2,06.

______________________

Com informações do site yahoo notícias. .

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

ORÇAMENTO de 2015 LIBERADO. Depois de rejeitado pelos vereadores, o prefeito Bruno Martiniano assinou decreto-lei promulgando o Orçamento de 2015

Por conta do impasse provocado pela Câmara Municipal, depois de 28 dias parado, Orçamento da prefeitura deve começar a ser cadastrado no Sistema Administrativo hoje, para depois ser empenhado e as contas começarem a serem pagas. Com a Câmara Municipal acontece o mesmo.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 04:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

bm 2Finalmente o prefeito Bruno Martiniano resolveu o impasse causado pelo bloco dos vereadores da oposição que rejeitaram o projeto de lei orçamentária (LOA) e os pedidos para autorização de credito especial para administrar o Município. A administração financeira pública estava com o orçamento paralisado, com todas as contas e pagamentos sem poder ser realizados.
O prefeito assinou ontem o decreto lei que promulga o orçamento municipal, que estava paralisado desde o início de janeiro de 2015.
O projeto de lei foi assinado em caráter emergencial. Coube a Bruno Martiniano, de posse dos seus direitos constitucionais legais, tomar a decisão final e colocar em execução o orçamento do executivo e do legislativo municipal.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

   _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Carteira de Identidade pode ser solicitada pela Internet

Lançamento do novo serviço acontecerá na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 13:30 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

indentidadeAgendar a marcação da carteira de identidade está mais fácil. A Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Gerência Geral da Polícia Científica, deu nova possibilidade para emitir a primeira ou as demais vias do documento, por meio do site do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

Apesar de o órgão informar que o serviço só será lançado no próximo dia 2 de fevereiro, a reportagem entrou no site, testou serviço e constatou que é possível marcar o agendamento. No endereço é possível obter as informações para solicitar o registro de identificação.

Após selecionar o local, data e horário mais conveniente, o cidadão deve preencher as informações para a emissão do RG. Ao final do processo, será gerado um número de protocolo para consulta posterior. De posse do número do protocolo, o cidadão deverá comparecer ao local escolhido e apresentar a documentação necessária – descrita na página eletrônica.

______________________

Com informações do Blog do Jamildo – JC – NE10.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Com Paulo Câmara “Mãe Coruja” ampliará atendimento em 2015

O Programa Social que Eduardo Campos criou

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 23:59 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

corujaO programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, ampliará o atendimento à primeira infância (crianças até sete anos) em 2015, através de um plano de desenvolvimento infantil. A iniciativa foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira, durante a primeira reunião do programa este ano, quando os coordenadores das 12 regionais começaram a estruturar o planejamento.”O reconhecimento internacional é mais uma prova que estamos no caminho certo. Esse plano anunciado hoje reforçará a atuação do programa em todo o Estado. O Mãe Coruja é um exemplo para o Brasil; uma política pública que tem dado resultados importantes. Vamos continuar levando ‘vida’ para a vida das pessoas”, destacou Paulo Câmara, ressaltando que os bons índices da iniciativa devem ser creditados à integração entre as secretarias. “Quando trabalhamos de forma integrada, sempre conseguimos mais êxitos”, argumentou.

Para consolidar o projeto, que objetiva a melhoria da qualidade de vida das crianças, o Mãe Coruja recebeu o reforço da Secretaria estadual de Cultura, que juntou-se às outras setes pastas no trabalho intersetorial de governo.

Coordenadora do Mãe Coruja, Bebeth Andrade Lima lembrou que o programa resgata a autoestima da mulher e garante a sua inserção no mercado de trabalho. “Quando começamos a desenhar o programa, ainda em 2007, todos os detalhes foram pensados com carinho. Temos um entendimento que trabalhamos com pessoas que estão inseridas em um determinado contexto social. Não adianta apenas fornecer o alimento, se a mãe não sabe como oferecê-lo corretamente ao seu filho”, detalhou.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Papa FRANCISCO recebeu no Vaticano transexual espanhol, que compareceu em companhia de sua noiva

O PAPA CABEÇA

Somos todos filhos de Deus

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 20:30 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

papa franPela primeira vez, o papa Francisco recebeu no final de semana passado, em uma audiência, um transexual, que compareceu na companhia de sua noiva, após ter escrito ao pontífice para contar sobre a discriminação que sofreu em sua paróquia, noticiou nesta quarta-feira um jornal espanhol.
Esta audiência, que ocorreu fora do programa oficial, não foi nem confirmada, nem desmentida pelo Vaticano. “Não faremos nenhum tipo de comentário”, disse um porta-voz questionado pela AFP.
O transexual espanhol Diego Neria Lejárraga havia escrito ao papa em dezembro após ter se sentido rejeitado na paróquia de sua região, em Plasencia (oeste), segundo informou o diário espanhol Hoy.Na entrevista, Lejárraga, 48 anos, também disse ter contado ao papa, em uma carta, como havia sido discriminado e que um sacerdote inclusive lhe disse que era uma “filha do diabo”.Após receber a carta, o papa o respondeu com uma telefonema antes do Natal, após o qual Lejárraga foi recebido por Francisco algumas semanas depois.

O papa Francisco liga habitualmente para pessoas do mundo todo que o contatam para expressar seus pesares e dificuldades, e recebe algumas delas, apesar de sua agenda cheia.

Jorge Bergoglio nunca se referiu à condição dos transexuais. Contudo, expressou que não se pode julgar os homossexuais que buscam a Deus, apesar de manter a postura oficial da Igreja que prega a castidade e condena os atos homossexuais, ainda que não condene as pessoas.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes cancela o Carnaval

SAIU DO SITE DO DIARIO DE PERNAMBUCO

Os recursos que seriam investidos na festividade devem ser encaminhados às áreas da saúde e educação

(Postado aqui no blogdocastanha.com às 18:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

jaboat carnavalOs recursos que seriam investidos na festividade devem ser encaminhados às áreas da saúde e educação
Publicação: 28/01/2015 18:47 Atualização:28/01/2015 20:06
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou o cancelamento do carnaval do município, nesta quarta-feira (28). Por meio de nota, a gestão informou que o momento de crise da economia nacional influenciou a decisão.
O investimento de R$ 1 milhão, que seria destinado à festividade, deve ser redirecionado às àreas de saúde e educação.De acordo com a nota, “Jaboatão, com grande extensão e enorme contingente populacional, tem sido um dos municípios mais afetados pela crise na economia nacional. A decisão de cancelar o carnaval foi tomada dentro deste contexto e priorizando as políticas públicas nas áreas de maior alcance social”.
A prefeitura da cidade ainda não havia divulgado a programação de carnaval, mas desde o início do mês iniciou o processo de convocação para a seleção de propostas de grupos artísticos e culturais. O Ciclo Carnavalesco 2015 estava marcado para acontecer entre os dias de 7 a 28 de fevereiro.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Escola José Batista de Melo, de Avencas, está pronta, recuperada, limpa e bonita para receber os alunos

O repórter fotográfico EDNALDO LOURENÇO BONECO, estvee em Avencas e fez uma fotos para o Blog. Hoje de manhã a escola foi lavada, arrumada e recebeu os últimos retoques depois que a Prefeitura recuperou toda sua estrutura física.

(Postado aqui no blogdocastanha.com às 13:30 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

Veja as fotos.
esco11 esco 12 esco 5 esco 3 esco 2

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Jornalismo da TV Jornal e TV Globo dão espaços para divulgação do Dia “D” de combate à Hanseníase em Gravatá.

Em todo mundo, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia de combate à Hanseníase

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 12:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

wilson 2 wilson 3 wilson 4TV Jornal veiculou na manhã de hoje entrevista com o educador de saúde da Secretaria de Saúde, José Wilson Santos. Ao meio dia, foi a vez da coordenadora da Vigilância Vigilância Epidemiológica, Tácila Saborido falar para o Jornal do Meio da TV Globo.
As duas emissoras de TVs pautaram em seus tele-jornais matérias sobre o Dia “D” de combate à Hanseníase em Gravatá.
 Em todo mundo, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia de combate à Hanseníase que é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae.
Devido à transmissão por via respiratória, esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. Esta ação integra a campanha nacional. Nesta quarta-feira alguns prédios públicos da cidade estarão iluminados na cor amarela para sensibilizar a população sobre a doença.
Nas unidades de saúde haverá um mutirão para identificar possíveis casos de Hanseníase. A secretaria pede que a população participe desta ação, e se caso alguém perceber que tem alguma mancha na pele, procurar uma unidade de saúde o mais breve possível, para que seja analisado pelos profissionais de saúde.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Grupo de Danças “Folc Popular” participa de oficina de máscaras de papangus, na Estação da Cultura

Bezerros respira arte e criatividade

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 12:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

masca 2 masca 3 masca 4 masca 5A Estação da Cultura de Bezerros, que já é um grande acervo cultural e possui um memorial onde está grande parte das fantasias campeãs dos concursos de papangus, recebeu nesta quarta feira, dia 28 de janeiro, bailarinos e bailarinas do grupo de danças Folc Popular, para participarem de mais uma oficina de máscaras, promovida pela Gerência de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e  Esportes.

As oficinas começaram no dia 17 de janeiro na Praça da Bandeira, e já aconteceram seis vezes com mais de 400 máscaras já  confeccionadas,  e se encerrarão no dia 31 de janeiro,na mesma praça, mas serão reiniciadas no dia 04 de fevereiro na Estação da Cultura e na Associação dos Artesãos de Bezerros (AAB), onde já se encontram agendadas várias escolas públicas e privadas do município e região, até o dia 13 de fevereiro, e no domingo será exclusiva para os turistas que estarão participando do Bloco dos Papangus de Bezerros, sendo estimado que até o final das oficinas estejam prontas para cobrirem os rostos dos foliões,  3 mil máscaras.

 

Atenciosamente,

 

Joelson Lima – 81 99217539 / 94519777

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI