Secretaria de Saúde realizou a 7ª Conferência Municipal de Gravatá

1A Secretaria de Saúde de Gravatá e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá realizaram nesta terça-feira (28) no Hotel Portal de Gravatá, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Participaram do evento, usuários, gestores e trabalhadores do SUS em Gravatá. Para compor a mesa de abertura, foram convidados o Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano a secretária de Saúde, Aglaine Oliveira, o secretário de Governo, Neto da Banca, o vereador, Regis da Compesa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravatá, Anderson Oliveira, o presidente do Conselho dos Pastores de Gravatá, o pastor, Francisco Wanderley, a professora e interprete de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Federal da Paraíba, Elda Simões e o membro do Grupo LGBT Lutas e Cores da cidade de Caruaru, Jefferson Luan.

 

Estiveram presentes também o secretário de Imprensa, o jornalista Cláudio Castanha, o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Animal e Defesa Social e Segurança Cidadã, Alex Andrade e o assessor especial, Gabriel Tenório. A secretária de Saúde de Gravatá, Aglaine Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da conferência: É de total importância este momento para a saúde pública como um todo. Pois aqui serão discutidos e aprovadas as propostas que iremos apresentar na conferência estadual. A participação de todos vocês é fundamental para que possamos juntos, buscar sempre a melhoria para a prestação de serviços na saúde pública”.

 

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano abriu oficialmente o evento falou sobre a importância da participação da comunidade em eventos como esta conferência: Poder realizar um evento como este é uma grande alegria para nós que estamos na gestão do município. É importante que todos possam participar para cobrar dos nossos funcionários um melhor atendimento e um melhor serviço e estamos trabalhando para isso. Parabenizo a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá pela realização deste evento e desejo a todos o que aqui estão, que façam um excelente trabalho, pois tenho a certeza que sairão daqui ótimas propostas para apresentar ao Estado e que irão contribuir nos serviços oferecidos pelo SUS em Gravatá”.

 

Após a abertura oficial do evento, foi realizado a leitura e aprovação do regimento da 7ª conferência Municipal de Saúde, que na ocasião foi realizada pela assessora jurídica da Secretaria de Saúde, a advogada, Anne Banja, acompanhada do presidente do CMS, Anderson Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Laura Izabel. Em seguida, foi apresentada pela enfermeira e membro do Conselho Municipal de Saúde, Vania Nazaré, uma palestra que trabalha o tema da conferência: “Gestão Municipal do SUS: concretizando qualidade, participação e direito das pessoas na busca pela Integralidade do Cuidado”.

 

No segundo momento, os participantes se dividem em oito grupos que irão tratar os eixos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a conferência. Eles irão debater e aprovar propostas para cada temática nos âmbitos: nacional, estadual, regional e municipal. Após a conclusão da conferência municipal, as propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde que será realizada no mês entre os dias 14 a 16 de setembro deste ano e Gravatá irá sediar o evento em que todas as cidades de Pernambuco participam.

 

Os eixos trabalhados pelas equipes são:

 

Eixo 1: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;

Eixo 2: Participação e Controle Social;

Eixo 3: Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;

Eixo 4: Financiamento do SUS e da Relação Público-Privado;

Eixo 5: Gestão do SUS nos Modelos de Atenção à Saúde;

Eixo 6: Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;

Eixo 7: Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS;

Eixo 8: Reformas Democráticas e Populares do Estado;

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

8ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece a partir de quinta-feira em Gravatá

Encontro acontece no Hotel Portal e vai debater o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026″

 

118Nos dias 30 e 31 de julho (quinta e sexta-feira) o Hotel Portal de Gravatá será sede da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que vai debater o tem “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – de vez rumo a 2026“. O encontro que acontece das 8 às 17 horas, é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura e SMAS. Representantes da sociedade civil, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem participar da conferência.

 

O principal objetivo da conferência desse ano é deliberar propostas que contribuam para o processo de construção do Plano Decenal do SUAS, bem como, os gestores municipais fazerem uma avaliação dos programas, projetos e serviços do sistema em seus Municípios, com base nas propostas deliberadas em conferências anteriores.


As propostas serão construídas a partir das seguintes dimensões:

Dimensão 1: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para consolidação do SUAS no pacto federativo.
Dimensão 2: Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS

 

Dimensão 3: Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo.
Dimensão 4: Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo.

 

Dimensão 5: Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Prêmio Pelópidas Silveira aceita inscrições até o dia 31 de agosto

O prazo para as inscrições no I Prêmio Pelópidas da Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional entra em sua fase final. Os interessados terão até o próximo dia 31 de agosto para enviar seus trabalhos para a Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão que, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem), é responsável pela iniciativa. O Prêmio, que recompensará estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País, faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área. São três modalidades disponíveis, redações, artigos científicos e projetos de experiências exitosas.

 

Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos: o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

 

Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

 

O Prêmio é realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE).

 

Memória

Nascido em 15 de abril de 1915, Pelópidas Silveira administrou o Recife pela primeira vez em 1946, nomeado pelo então governador José Domingues da Silva. Permaneceu seis meses no cargo. Na primeira eleição popular para a Prefeitura da capital, em 1955, Pelópidas foi eleito com 81 mil votos. Em sua gestão, contribuiu para o desenvolvimento urbanístico do Recife. Ficou conhecido pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e a abertura da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade. Outras intervenções, como a instalação do bonde elétrico e a higienização de feiras públicas, também marcaram a administração de Pelópidas. Ele também é reconhecido por promover a primeira iniciativa de participação popular no Estado, com o estímulo à formação de associações de bairro, um modelo que inspirou o Seminário Todos por Pernambuco, do Governo do Estado. Pelópidas faleceu em setembro de 2008.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Em outubro tem eleição do Conselho Tutelar de Gravatá

Confira os nomes e números dos 15 candidatos ao cargo

 

cartaz 2015 (4)No dia 4 de outubro os gravataenses inscritos na 30ª zona eleitoral com título na cidade de Gravatá poderão escolher 5 candidatos para ocuparem o cargo de conselheiro tutelar. Ao todo, 15 pessoas estão concorrendo ao posto e já começaram suas respectivas campanhas. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – COMDICA, e acontece das 8 às 17 horas na cidade e zona rural nos seguintes locais: Escola Devaldo Borges (zona urbana), Escola Aderbal Jurema (Mandacaru), Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (Uruçu-Mirim), e Escola Francisco Galdino Chaves (Russinhas).

 

No ato de votação o eleitora deve apresentar o título eleitoral ou comprovante de votação da última eleição, sendo necessário também a apresentação de documento com foto.

 

Confira abaixo a lista com os nomes e números dos candidatos:

 

01 – Ester do Conselho Tutelar

02 – André do GAMR

03 – Tia Jô

04 – Irmã Adriana

05 – Guga

06 – Isabel

07 – Fabrício

08 – Samy Lemos

09 – Betânia do PETI

10 – Kaká

11 – Adilson do Conselho Tutelar

12 – Rivaldo

14 – Jailson Sem Terra

15 – Izabelly

17 – Janine do Projovem

 

Texto – Adriana Bezerra

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

Prefeitura de Gravatá está calçando 19 ruas com recursos do FEM 2

Trabalho está acontecendo em ritmo acelerado

 

1Com recursos provenientes do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios – FEM 2 e contrapartida do Município, a Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Infraestrutura está calçando 19 ruas em pontos diversos da cidade. Uma destas ruas é a Rua Dr. Jurandir Correia de Melo no Bairro Novo, a via mede 978 metros de comprimento e formará uma espécie de Perimetral ligando a comunidade do CAIC à Rua Amaury de Medeiros, importante via que dá acesso à COHAB II e zona rural. O calçamento é um dos maiores anseios das comunidades que estão presenciando a ação acontecer. O ritmo está a todo vapor e o trabalho bastante adiantado.

 

Na manhã desta segunda-feira (27/07) o secretário Marcus Túlius esteve no local vistoriando as obras e ressaltou a satisfação do prefeito Bruno Martiniano em ver o trabalho acontecendo, “O trabalho está em ritmo acelerado e já estamos vendo a obra bastante avançada. O prefeito Bruno Martiniano está bastante satisfeito com ritmo e quer entregar o quanto antes este trabalho. Aproveitamos a oportunidade para pedir a colaboração da comunidade para que esperem o cimento curar (secar) totalmente e trafeguem em seguida“, disse Marcus Túlius.

 

Veja abaixo a lista das ruas contempladas com o calçamento:

1 – Rua da Paz – Bairro Alto da Boa Vista

2 – Rua Maria Elvira de Souza – Bairro Alto da Boa Vista

3 – Rua Santa Bárbara – Bairro Alto da Boa Vista

4 – Rua Deputado Arruda Câmara – Bairro Alto da Boa Vista

5 – Rua Luiz Gonçalves – Bairro Alto da Boa Vista

6 – Rua Manoel Bezerra de Lima – Bairro Alto da Boa Vista

7 – Rua Conselheiro Joaquim Alves de Lima – Bairro Alto da Boa Vista

8 – Travessa Conselheiro Joaquim Alves de Lima – Bairro Alto da Boa Vista

9 – Rua Padre Idelfonso Farias de castro – Bairro Alto da Boa Vista

10 – Rua Dr. Jurandir Correia de Melo – Bairro Novo

11 – Avenida Riacho do Mel – Bairro Novo

12 – Rua João Alcântara de Lima – Bairro Nossa Senhora Aparecida

13 – Rua professor Francisco Figueiredo – Bairro Nossa Senhora Aparecida

14 – Avenida Raul Bezerra – Bairro Nossa Senhora Aparecida

15 – Avenida Dantas Barreto – Centro

16 – Rua Olímpio Tavares de Souza – Bairro Porta Florada

17 – Rua Colina Gusmão Tavares – Bairro Porta Florada

18 – Rua Belo Jardim – Bairro Porta Florada E0 até E3

19 – Acesso à ODIP – Bairro Nossa Senhora das Graças

 

Texto – Adriana Bezerra

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

Quinta feira é a grande inauguração do CAIC em Gravatá

Escola foi reformada com recursos do FEM 1 e contrapartida da Prefeitura. Uma obra ousada que vai mudar a vida daquela comunidade

 

Convite CAICGravatá já está na contagem regressiva para a chega do dia 30 de julho, data que acontece a tão sonhada reabertura do CAIC – Escola Monsenhor José Elias de Almeida. O espaço que foi totalmente reformado recentemente está pronto para receber de volta os mais de mil alunos que durante 2 anos e 7 meses precisaram estudar em outros polos de educação, tendo em vista que o prédio estava interditado desde 2012.

 

A obra só foi possível graças aos esforços da Prefeitura junto ao Governo do Estado, e com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios – FEM 1 na gestão do então Governador, Eduardo Campos, e contrapartida do Município, começando o trabalho e tornando realidade um sonho de anos.

 

Tudo está diferente no CAIC, salas pintadas, redes elétricas e hidráulicas novas, móveis novos, quadra reformada, anfiteatro pronto, muro de proteção em todo o entorno, telhado recuperado e o sentimento renovado de que a escola que também dá nome ao bairro está pronta e os alunos estão voltando para casa. Além disso, as ruas de acesso á escola também foram pavimentadas e saneadas, proporcionando qualidade de vida à comunidade do CAIC. O que antes era esgoto e lama, hoje dá lugar ao calçamento.

 

A solenidade de reabertura do CAIC é aberta ao público e trará grandes surpresas para todos.

 

Serviço:

Reabertura do CAIC

30 de julho

16 horas

Rua Agenor Peixoto s/n – Bairro do CAIC

 

Texto – Adriana Bezerra

Convite – Marcone Barros

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

Prefeitura consegue regularizar coleta de lixo em Gravatá

Nova empresa contratada emergencialmente está em atividade e o recolhimento dos entulhos está acontecendo em todos os pontos da cidade

1Após uma semana de intensa negociação e trabalho, a Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Infraestrutura está conseguindo regularizar a coleta do lixo na cidade. Como é de conhecimento de todos, a empresa que havia ganho o processo licitatório para iniciar suas atividades na cidade, sem explicações não compareceu para assinar o contrato, deixando a cidade sem recolhimento. Para que a situação não se transformasse em um caos, a Prefeitura providenciou caminhões caçamba e retroescavadeira para recolher os entulhos na maioria dos locais, e sob orientação do Tribunal de Contas, contratou uma nova empresa em caráter de urgência para efetuar a ação. Nesta segunda-feira (27/07) as equipes entraram em ação e a cidade está ficando limpa.

 

O primeiro ponto foi o pátio da Feira Livre de Gravatá. Coletores, caminhões e retroescavadeiras trabalharam a todo vapor no local. A ação está acontecendo ao mesmo tempo em outras localidades, e será intensificada no Bairro Novo onde os índices de acúmulo são maiores.

 

Na quinta-feira da semana passada, o prefeito Bruno Martiniano se manifestou em nota oficial sobre o caso, e esclareceu a população sobre o fato. Leia abaixo a nota na íntegra.

 

Nota de Esclarecimento – Prefeito de Gravatá se pronuncia sobre a situação do lixo na cidade e informa que a coleta será regularizada nos próximos dias

Empresa que havia ganho o processo licitatório 012/2015 se negou a assinar o contrato sem fornecer explicações ao município, medidas contratuais e legais estão sendo tomadas

Nota de Esclarecimento

 

A Prefeitura de Gravatá vem através de nota informar a toda a população gravataense que a Coleta de Lixo está programada para ser regularizada na próxima segunda-feira, 27 de julho de 2015. Lamentamos profundamente o ocorrido, todavia, cumpre esclarecer aos munícipes, que a empresa que venceu o processo licitatório de número 012/2015, processo este auditado em sua integralidade e seguindo todas as exigências do Tribunal de Contas, por motivos não explicados recusou-se a assinar o contrato para execução dos serviços de limpeza urbana. Com relação à conduta da empresa, a administração municipal através de sua Procuradoria Geral, está tomando as providências contratuais legais e cabíveis.

 

Dentro desse contexto, após consulta ao Tribunal de Contas do Estado, e por tratar-se de um serviço essencial e que não pode sofrer interrupção, foi sugerido a feitura de um contrato emergencial até a conclusão de um novo procedimento licitatório já iniciado pelo município.

 

Assim, reiteramos as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos ocorridos, e reforçamos que a coleta estará iniciando na segunda-feira 27 de julho. Até esta data, a Prefeitura está resolvendo a situação emergencialmente colocando 2 caminhões para realizar a coleta na cidade.

 

Atenciosamente

Bruno Coutinho Martiniano Lins

Prefeito de Gravatá

 

Texto – Adriana Bezerra

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

Rodadas de negócios movimentarão o Salão Rota 101 Nordeste

18 operadores de turismo do Sul, Sudeste e da região participam das negociações realizadas pelo Sebrae-PE

O 2º Salão Rota 101 Nordeste terá rodada de negócios com a participação de 18 operadores de turismo do Sul, Sudeste e Nordeste. A ação acontece a partir das 16h até às 22h apenas no primeiro dia do evento, 6 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco.

 

Segundo Izabel Francisca, do Atendimento Coletivo Turismo do Sebrae-PE, a participação do Sebrae será com a rodada de negócios e os quatro estados do Nordeste (PE, PB, AL e RN) em um estande institucional integrado, visando fortalecer a divulgação dos destinos e dos empreendimentos vinculados dos projetos dos Sebraes. “O estande mostrará as tendências e oportunidades de negócios. Será ambientado com imagens que retratam o turismo de cada região destacando as praias, o artesanato e os equipamentos turísticos.”

 

Uma vitrine fixa exibirá as peças de artesanato decorando o espaço destinado às rodadas de negócios. “Será a primeira participação do Sebrae Pernambuco e esperamos que as rodadas de negócios proporcionem bons resultados para os equipamentos turísticos do Estado”, afirma.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

Curso gratuito de Defumados concluído com sucesso em Gravatá

Capacitação aconteceu em parceria com o SENAR e qualificou 10 pessoas

 

1Mais uma parceria de sucesso em Gravatá. Na última sexta-feira (24/07) foi concluído no Centro de Formação Profissionalizante o curso gratuito de Embutidos e Defumados. Ao todo 10 pessoas participaram da qualificação oferecida pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social / Executiva de Trabalho e Renda, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender todas as técnicas do processo de defumação dos alimentos até chegar a mesa do consumidor. De acordo com Daniel Apolinário, Gerente do Centro de Formação Profissionalizante, a maioria dos alunos que participam das capacitações oferecidas no local, levam o aprendizado adiante e passam a trabalhar por conta própria, gerando renda para a família.

 

Todo o material utilizado nas aulas foi fornecido gratuitamente, e ao término do curso, todos os alunos receberam o certificado de conclusão que é válido em todo o território nacional e comprova as habilidades dos participantes neste segmento.

 

Texto – Adriana Bezerra

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)