Procurador de Gravatá esclarece dúvidas da população em matéria publicada no JC

Dr. Saldanha explicou tudo, uma matéria esclarecedora.

O Procurador Geral de Gravatá, Dr. Antônio Carlos Saldanha, foi entrevistado pelo Jornal do Comércio onde esclareceu dúvidas da população gravataense acerca das obras realizadas no pontilhão. A matéria está na edição desta quinta-feira (28) e aborda diversos assuntos, enfatizando que a ação da Prefeitura atende a um clamor popular, tendo em vista um antigo anseio dos gravataenses que sabem o quanto é caótico o trânsito local, sendo causador de acidentes e, inclusive, sendo também local propício à ações criminosas.

 

Em momento algum a Prefeitura se põe contra a história que o pontilhão representa, mas destaca que a cidade cresceu e, com isso, sua mobilidade precisa ser modificada. Analisando a região e nosso entorno, observamos a cidade vizinha Vitória de Santo Antão, que muito mais que retirar o pontilhão, construiu residências na linha férrea. O único objetivo da Prefeitura é oferecer mobilidade urbana e segurança aos gravataenses e visitantes.

 

Confira a matéria abaixo:

 

jc

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Usuários devem apresentar Cartão do SUS para receber atendimento nas USFs a partir de 01 de junho

Documentos-Obrigatórios-para-atendimentoCom a informatização das Unidades de Saúde da Família e a implantação do sistema e-SUS, a partir do dia 01 de junho (próxima segunda-feira) o sistema será utilizado em fase experimental e para receber atendimento nas USF’s será necessário apresentar documento original com foto e o Cartão Nacional do SUS (CNS), pois os formulários de coleta de dados para alimentar o novo sistema solicitam a inscrição do usuário.

 

No Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa o atendimento já acontece mediante apresentação do cartão do SUS e documento com foto desde 01/03/2015.

 

 CARTÃO DO SUS: Usuários que possuem o cartão do SUS devem verificar na Unidade de Saúde da Família onde recebe atendimento se é necessário realizar a atualização do mesmo.

 

Os usuários que não possuem o cartão devem ir até o prédio da Regulação (antiga SUCAM) com os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento (para crianças), CPF, Comprovante de Residência (conta de água ou luz) e telefone para contato. A emissão do cartão do SUS é realizada das 07:00 às 13:00h de segunda à sexta.

 

Texto – Rodolfo Lima

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Unidade de Saúde Bairro Novo II recebe revitalização na estrutura

1A Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Saúde reforma e revitaliza diversas Unidades de Saúde da Família além de equipar com informatização e climatização e novos mobiliários para melhor atender os usuários da rede de Atenção Básica. No Bairro Novo a USF Posto II passa por revitalização para melhorias e manutenção da estrutura.

 

Nova pintura nos ambientes, manutenção na rede hidráulica e elétrica, remoção de salina nas paredes e climatização da sala de vacina e farmácia, além da informatização da unidade são os serviços que estão em realização na unidade.

 

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira esteve presente para verificar o serviço de revitalização. O nosso compromisso em melhorar as Unidades de Saúde da Família é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Bruno Martiniano para a Secretaria de Saúde e estamos cumprindo. Todas as unidades terão as salas de vacinas e farmácias climatizadas e a informatização foi iniciada e segue gradativamente. Ao mesmo tempo as equipes passam pelo treinamento do sistema e-SUS que será implantado. A unidade do Bairro Novo II recebe esta revitalização para melhor atender os usuários e também dar mais conforto e qualidade no ambiente de trabalho dos funcionários”, destaca.

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Marcone Barros

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Comitiva de Rondônia vem a Pernambuco conhecer Modelo de Gestão

RondoniaA Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) recebe a visita de representantes do Governo de Rondônia que procuraram o Estado para conhecer melhor o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco e, mais especificamente, o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). A comitiva rondoniense está, desde segunda-feira (25), reunida com os gestores governamentais estaduais. A visita será finalizada na tarde desta terça-feira (26).

 

O EGP faz parte da estrutura da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica, da Seplag, e é responsável pelo monitoramento das obras consideradas estratégicas pelo Governo. O primeiro compromisso dos representantes de Rondônia foi uma explicação sobre o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, com o objetivo de contextualizar o papel do EGP dentro do processo.

 

A gerente geral do EGP, Maria Teresa Araújo, explicou que, no primeiro dia de contato com os gestores de Rondônia, foram repassadas todas as rotinas de trabalho, as ferramentas de gestão e as metodologias utilizadas. “Eles vieram para conhecer especificamente o EGP. Já apresentamos como são monitoradas as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e das escolas técnicas. Hoje os colegas de Rondônia terão contato mais profundo com as ferramentas de tecnologia que usamos”, afirmou.

 

Apesar de o foco ser o Escritório, a diretora executiva da Secretaria de Estado e Assuntos Estratégicos de Rondônia, Rosana Cristina Souza, se mostrou bastante interessada em conhecer os Núcleos de Gestão por Resultados. “A atual gestão do Governo de Rondônia está em seu segundo mandato. Já temos um Modelo de Gestão semelhante, porém menor, ao de Pernambuco rodando no nosso Estado, fruto de um intercâmbio direto entre o nosso governador e o ex-governador Eduardo Campos. Estamos aqui para seguir os passos dados por Pernambuco, aprender com os acertos e evitar os erros. Não sabia da existência dos núcleos setoriais e isso nos interessou muito”, disse Rosana.

 

Nesta terça-feira, os rondonienses conheceram a metodologia de monitoramento dos Pactos Pela Vida, da Educação e da Saúde. “Já recebemos vários Estados e é sempre uma experiência muito positiva. Além da divulgação que é feita do nosso trabalho, há uma troca de experiências que é muito válida. Questionamentos que são feitos pelos visitantes nos ajudam a refletir sobre o nosso trabalho e pensar em melhorias”, ressaltou Maria Teresa.
Foto: Douglas Fagner

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Ainda dá tempo: Campanha Nacional Contra a Influenza segue até o dia 5 de junho

Gravatá já atingiu a marca de quase 10.000 pessoas imunizadas

 

 

image (40)A Influenza A (conhecida também como H1N1) é um mal que assola boa parte da população e, considerando a necessidade de prevenção de tal enfermidade, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza estendeu suas atividades até o próximo dia 5 de junho.

 

 

Em Gravatá, a campanha também foi prorrogada e conta com vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana e rural, Centros de Saúde (Posto I e Sucam) e Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa. O principal foco é o de imunizar o público-alvo, pessoas que são mais suscetíveis à doença tais como idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias do pós-parto, crianças de 06 meses a menores de 05 anos e portadores de doenças crônicas.
A Campanha foi iniciada em 27 de abril e, até a semana passada, já atingiu a marca de 9.800 imunizados em Gravatá.

 

 

Texto e Arte – Helena Silva

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

26 de maio dia Nacional de combate ao Glaucoma

Silenciosa, doença é considerada maior causa da cegueira irreversível

 

 

image (5)O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Até 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um crescimento mundial de indivíduos com glaucoma de 60 milhões para 80 milhões, números que mostram a importância dos cuidados com a visão. A doença não apresenta sintomas na sua fase inicial, sendo silenciosa e traiçoeira. Muitas pessoas só desconfiam que haja algo errado quando percebem a perda da visão periférica, o que se manifesta em seu estado já avançado.

 

 

O Glaucoma é uma alteração do nervo que leva a uma diminuição concêntrica do campo visual, até que se tenha a perda da visão. O aumento da pressão ocular agrava essa degeneração óptica. O diagnóstico precoce facilita o tratamento.

 

 

Como é uma doença que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas, é importante que a população acima de 40 anos vá ao oftalmologista anualmente. O tratamento, na maior parte dos casos, é clinico e com a utilização de colírios. Quando não é possível o controle com medicamentos de uso tópico o oftalmologista pode recomendar a cirurgia.

 

Saiba mais sobre a doença:

 

• Os diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto. Em geral, este tipo de glaucoma não apresenta sintomas e o paciente não sente dor e perde lentamente a visão.
• Os asiáticos têm maior tendência a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado, forma da doença em que ocorre um rápido aumento da pressão do olho. Os sintomas podem incluir dores oculares e dores de cabeça intensas, olhos avermelhados.

• A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As maiores taxas de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população.

 

• Na população com mais de 50 anos de idade, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual, a mácula).

 

• Pessoas com histórico familiar tem 6 vezes mais chance de desenvolver o glaucoma, do que a população sem histórico familiar.

 

Fonte: Agência Saúde

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Comunicado – Reinauguração da Escola Maria Alice foi adiada para o próximo dia 2 de junho

A REINAUGURAÇÃO SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA DIA 2 DE JUNHO, TODOS ATENTOS. 

A Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Educação vem por meio de nota informar a população gravataense que a reinauguração da Escola Municipal Maria Alice da Veiga Pessoa, situada no bairro Maria Auxiliadora e que estava marcada para amanhã, dia 27 de maio, precisou por motivos de força maior, ser adiada para a próxima terça-feira dia 2 de junho às 15 horas.

 

A Escola Municipal Maria Alice da Veiga Pessoa foi totalmente reformada e ampliada para melhor acomodar os estudantes da unidade. O prédio está bem diferente do que era antes. As salas estão mais arejadas, todos os móveis foram trocados por novos, uma área de convivência para os alunos foi feita, e uma série de modificações estruturais tais como: 4 salas de aula, 1 laboratório de informática, 3 banheiros, 1 cozinha com despensa para guardar alimentos, 1 sala de leitura, 1 sala administrativa e muito mais.

 

A escola atende mais de cem estudantes e oferece educação para Ensino Infantil, Fundamental nos anos iniciais, e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

7ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Gravatá acontece nesta quinta-feira

Convite 1O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravatá – COMDICA,  realiza na próxima quinta-feira (28/05) a 7ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente debatendo o tema “Política e Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente“.

 

O evento acontece no Hotel Portal a partir das 7h30m com uma ampla programação envolvendo palestras, debates, grupos de trabalhos e apresentação de propostas. De acordo com a presidente do COMDICA, Juliana da Fonte estão sendo convidados à participar da conferência representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ONGs e Sociedade Civil.

 

Programação:

 

07h30m – Credenciamento

08:00 – Mesa de Abertura

08:30 – Leitura do Regimento Interno

09:00 – Lanche

09:10 – Palestra Magna – “ Política e Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”

Palestrante – José Rufino da Silva – Presidente do COMDICA de Recife

09:50 – Debate

10:20 – Grupos de Trabalho

12:30 – Almoço

13:30 – Apresentação das Propostas

17:00 – Encerramento

 

Texto – Adriana Bezerra

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

Literatura de Cordel aproxima Pernambuco dos turistas

“Pernambuco Joia Rara do Nordeste brasileiro” é título da obra que será distribuída

 

GOES9062A rica cultura e os atrativos turísticos de Pernambuco serão divulgados em formato de poesia popular. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos) está produzindo folhetos de cordel para serem entregues nos principais eventos de divulgação do destino.

 

“A ideia é realizar a promoção do Estado através de uma campanha inovadora, com a exaltação da cultura pernambucana, utilizando-a como poderosa ferramenta de divulgação do destino, destacando nossas peculiaridades culturais”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

 

Focada no público final, a intenção é sensibilizar o turista para os aspectos da cultura pernambucana, promovendo, com isso, o reconhecimento do destino Pernambuco para além de “Sol e Mar”. No texto do cordel, o turista encontrará informações sobre danças, gastronomia, municípios do Litoral ao Sertão, infraestrutura turística, artesanato e o povo pernambucano.

 

Com um linguajar regionalizado e informal, o texto é do poeta-cordelista Allan Sales, que já fez trilhas musicais originais para o teatro. A arte é baseada no Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna. A primeira distribuição dos cordéis será no interior do Estado, durante o “Seminário Destino PE”, em que o secretário Felipe Carreras está percorrendo municípios de Pernambuco para mapear o turismo do Estado.

 

O Cordel “Pernambuco Joia Rara do Nordeste Brasileiro” também será musicado, para que seja ouvido na abertura dos principais eventos turísticos.

 

GOES9069

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA

De 28 a 31 de maio Gravatá sedia 9ª Festa do Cavalo

 Evento é uma realização da FAEPE com apoio da Prefeitura

 

 

festa do CavaloA Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, realiza em Gravatá no período de 28 a 31 de maio a 9ª edição da Festa do Cavalo. O evento é um congraçamento dos criadores de duas das principais raças criadas no Estado de Pernambuco, que são a Mangalarga Marchador e a Campolina, elementos fundamentais no desenvolvimento do turismo rural do Agreste Pernambucano.

 

Com o apoio do SEBRAE, Prefeitura de Gravatá, e Associações de criadores locais a festa acontece das 9 às 21 horas no Haras Dr. Luiz Ignácio, localizado às margens da BR 232, KM 84,5 sentido Caruaru. A Festa do Cavalo promove a aproximação do grande público com o universo equestre e oferece oficinas, palestras, provas desportivas e exibições de animais e produtos. De acordo com a organização a expectativa de público é de 2 mil pessoas por dia.

 
Além das provas oficiais das duas raças (Mangalarga Marchador e Campolina) também se abordarão em salas específicas, cursos e palestras sobre o turismo rural e equideocultura com a capacitação das cadeias produtivas dos dois segmentos. O evento contará ainda com estandes de associações de criadores, expositores do segmento rural, empresários de turismo rural e outros, propiciando oportunidades de negócios para a economia local.

 

Também como no passado, a cidade receberá um fluxo turístico expressivo que beneficiará sua hotelaria, restaurantes e comércio por quatro dias.
A realização da penúltima etapa do Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador e do Leilão da raça garantirão a presença de centenas de criadores e expositores e a apresentação de mais de 300 animais competindo. A Festa vem consolidando Gravatá e seu entorno, como polo mais expressivo do turismo equestre do Nordeste.

 

Serviço: 9ª Festa do Cavalo de Gravatá

Local: Haras Dr. Luiz Ignácio, BR 232, Km 84,5 – Gravatá – PE

Data: 28 a 31 de maio de 2015

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante) 

A QUALQUER MOMENTO, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA