Por que um título de cidadão gravataense? Quem merece? Quais os Critérios?

titulo de cidadão

Entre os anos de 2005 a 2015, 130 pessoas receberam o título de Cidadão Gravataense concedido pela Câmara Municipal de Gravatá. Ninguém foi “diplomado” até o presente. Muitos não tiveram a alegria de receber tão importante título, como o ex-governador Eduardo Campos.

(Postado às 16hs01m do dia 04 de abril, sexta-feira)

 Na noite de ontem, foi lido no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores a indicação de mais um titulo de “Cidadão Gravataense” para uma pessoa recém chegada ao Município, que conhece muito pouco a cidade, seu povo e sua história.

Ninguém entendeu o porque da “honraria”  (certamente merecida mas mão explicada e não entendida) o que provocou uma certa decepção entre várias pessoas que estavam no plenário da Câmara o que levantou uma pergunta, sobre qual o critério que a Câmara e seus vereadores estariam adotando para conceder esses tipos de títulos as pessoas que chegam à cidade para morar?

O Blog recebeu alguns telefonemas de leitores indagando sobre esses tipos de homenagens. Teve um que sugeriu o nome de pelo menos 10 gravataenses adotados, que moram há mais de 20 anos na cidade, pagam impostos, investiram todos os recursos em negócios, geram empregos, tem seus filhos nascidos e criados aqui e nunca foram reconhecidos com o título de “cidadãos de Gravatá”.

Por uma questão ética, ainda não vamos divulgar os nomes das 10 pessoas da lista. Vamos aguardar um pronunciamento da Câmara Municipal e do vereador autor da indicação.

Com a palavra …

_________________
FONTE – Diario de Pernambuco – Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Brasil é o 16º pais mais FELIZ do mundo

A Suíça lidera como o mais feliz do mundo, seguida por Dinamarca, Islândia, Noruega e Canadá

(Postado às 04hs01m do dia 04 de abril, sexta-feira)

 felizOlha aí um ranking onde o Brasil está bem posicionado.

O país é considerado o 16º mais feliz do mundo, segundo estudo da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, órgão ligado à ONU.

Se comparado ao ano anterior, o Brasil galgou oito posições no ranking.

A pesquisa leva em conta renda per capta, expectativa de vida saudável, níveis de corrupção e liberdades sociais.

Na mesma lista, a Suíça lidera como o mais feliz do mundo, seguida por Dinamarca, Islândia, Noruega e Canadá. O Brasil está à frente de economias mais desenvolvidas do que a nossa, como Reino Unido (21º), França (26º) e Alemanha (29º).

_________________
FONTE – Diario de Pernambuco – Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Rocha, do “Principado da Ruinha de São Severino”, quer divulgar o São João de Gravatá

rocha 1

Ele teve a ideia e procura patrocinadores para divulgar seu cartaz

(Postado às 04hs01m do dia 04 de abril, sexta-feira)

 rocha 3Rocha, que habita o “Principado da Ruinha de São Severino” – o melhor lugar do mundo para ele, que divulgar o São João de Gravatá.

Ele bolou um cartaz com o slogan “Nosso São João não é o maior mas no mundo não há melhor” e quer dessa maneira divulgar Gravatá.

Esta disposto a conversar e aceita parcerias de patrocinadores em seu projeto. Adesivos, folders, camisas, bonés são peças de divulgação que Rocha pensa em investir.

Liga para Rocha   8466.3004 – Oi (rochagravata2469@hotmail.com)

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Pernambuco começa a produzir gasolina em Suape nesta segunda

Ninguém garantiu se a nossa gasolina será mais barata do que as produzidas em outras regiões …

(Postado às 02hs01m do dia 24 de abril, sexta-feira)

gasolinaEm busca da autossuficiência na produção de gasolina em Pernambuco, a empresa italiana Decal, prestadora de serviços da Petrobras, inicia a produção do combustível na próxima segunda-feira (27), no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, Grande Recife.

A Decal recebe a matéria-prima – no caso o nafta – da estatal, que importa o produto, faz a mistura dos produtos e a gasolina retorna a Petrobras.

No primeiro momento, a Decal vai produzir 20 mil metros cúbicos do combustível por mês, com previsão de chegar até 100 mil metros cúbicos. A produção deve abastecer o mercado local e pode ser destinada aos demais consumidores do Norte e Nordeste.

A Decal é o único terminal de combustíveis do País autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) a realizar a fabricação de gasolina, e, no Brasil, o grupo só possui unidade em Suape.

A empresa é responsável pela mistura, o “blending”, que dá origem à gasolina do tipo A, sem a presença de álcool.

O primeiro lote do combustível deve sair para o mercado pernambucano no início de maio, após certificação expedida por laboratório e de acordo os padrões estabelecidos pela ANP.

A produção de gasolina em Suape é um marco nas atividades portuárias que envolvem os granéis líquidos (álcoois, gases, petróleo e seus derivados) no Porto.

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Confira 10 frutas que controlam a fome, fazem bem a saúde e ajudam a emagrecer

Antes de incluir qualquer alimento na sua dieta, consulte seu nutricionista

(Postado às 14hs01m do dia 23 de abril, quinta-feira)

 

frutas 11 – Banana
Rica em fibras, potássio e vitaminas, aumenta a sensação de saciedade. “Os frutos ainda verdes apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo semelhante a fibra alimentar. O teor alto de amido resistente dificulta a absorção de gorduras, como também a de glicose, sendo, portanto indicado aos diabéticos, aos que tem colesterol alto ou sofrem de prisão de ventre”, explica Marina Manochio, professora do curso de Nutrição da UNIFRAN.

2 – Melão
Rico em vitaminas do complexo B, também possui alto poder hidratante.

3 – Kiwi
Rica em vitamina C, é uma fonte de pectina, fibra que controla o nível de colesterol no sangue. “Podemos também utilizá-lo como amaciante de carnes colocando sobre ela fatias da fruta e deixando por um período de 30 a 60 minutos”, revela Marina.

4 – Melancia
Possui propriedades hidratantes por ser rica em água. Também contém vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo.

5 – Mexerica
Rica em vitamina C e antioxidantes, ajuda a desintoxicar o corpo.

6 – Laranja
“A laranja é rica em vitamina C, que é um antioxidante que protege contra danos causados às células pelos radicais livres e ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, derrames cerebrais e outras doenças. A parte fibrosa (bagaço) é um grande estimulador do funcionamento do intestino”, explica a especialista.

7 – Pera
Possui proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas concentradas perto da casca.

8 – Manga
É riquíssima em vitamina A, além de conter vitaminas do complexo B e vitamina C. Possui também sais minerais e ferro.

9 – Frutas secas (ameixa, damasco, uva passa)
“As frutas secas representam uma fonte mais concentrada de fibras e alguns nutrientes, além de serem leves e não perecíveis. Elas contém cerca de 3 a 25% de carboidratos, fração esta, composta basicamente de açúcares simples, pectina, amido e celulose (fibra)”, conta Manochio.

10 – Oleaginosas (castanhas, amêndoas)
“As frutas oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde, não devendo ser excluídas das dietas do dia a dia. Elas fornecem gorduras mono e polinsaturadas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo”, explica a professora.

__________________

Fonte Corpo a Corpo – Revista Digital da UOL, com os especialistas consultadas: Katia Cristina Andrade, professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul; Marina Manochio, professora do curso de Nutrição da UNIFRAN

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Racionamento do abastecimento de água não é só “privilégio” de Gravatá

A Situação da Seca é preocupante.

(Postado às 23hs051m do dia 23 de abril, quinta-feira)

 secaA falta de chuvas e a perspectiva de precipitações abaixo da média na região do Agreste pernambucano motivaram a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a alterar o calendário de abastecimento das 15 cidades abastecidas pelo Sistema Jucazinho.

Atualmente, o nível da barragem está em 7,8% de sua capacidade, o que corresponde a 25 milhões de metros cúbicos de água. No mesmo período do ano passado, o reservatório, localizado em Surubim, estava com 30%, ou seja, 100 milhões de m³.

“Decidimos ser transparentes, avisar à população sobre a gravidade da situação e ao mesmo tempo pedir o seu apoio para a necessidade do uso racional da água. Estamos mudando o calendário de abastecimento com o objetivo de preservar o manancial, evitando que entre em colapso”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, hoje, em Caruaru. O novo calendário terá início no dia 1º de maio e deverá ficar em vigor, no mínimo, pelos próximos quatro meses.

Abaixo você confere o calendário de abastecimento de todos os 15 municípios atendidos por Jucazinho:

 

CIDADE CALENDÁRIO
Caruaru 40% da cidade: 3 dias com água e 4 dias sem água;

60% da cidade: 4 dias com água e 3 dias sem água

Riacho das Almas 3 dias com água e 4 dias sem água
Bezerros 2 dias com água e 10 dias sem água
Gravatá 2 dias com água e 8 dias sem água
Cumaru 2 dias com água e 3 dias sem água
Passira 4 dias com água e 3 dias sem água
Surubim 2 dias com água e 6 dias sem água
Casinhas 3 dias com água e 6 dias sem água
Vertente do Lério 3 dias com água e 6 dias sem água
Santa Maria do Cambucá 3 dias com água e 6 dias sem água
Frei Miguelinho 3 dias com água e 6 dias sem água
Vertentes 3 dias com água e 6 dias sem água
Toritama 2 dias com água e 12 dias sem água
Santa Cruz do Capibaribe 2 dias com água e 28 dias sem água

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

ENCONTRO DE HOMENS

Nesta Sexta-Feira, 19hs30m na ATOS Comunidade Evangélica, da Via Perimetral – Prado

(Postado às 09hs01m do dia 04 de abril, sexta-feira)

 sara mt

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

“A VIDA VOLTA À CÂMARA MUNICIPAL” – Vereadores voltaram para trabalhar e Pedro Martiniano continua presidente da Casa Legislativa

Decisão Judicial é para ser cumprida

(Postado às 20hs45m do dia 23 de abril, quinta-feira)

 camara 3 camara 1camara 2Aparentemente está tudo normal na reunião da Câmara dos Vereadores de Gravatá, reunida neste momento – 20hs45m.

Todos vereadores presentes e Pedro Martiniano presidente.

As fotos são de Lauro Accioly via watzap

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

 

Quantos hospitais poderiam ter sido construídos com o dinheiro roubado da Petrobrás para financiar o PT que dá sustentação a presidente Dilma Rousseff?

E se esse dinheiro roubado tivesse sido utilizado para manter leitos e ambulatórios para atender nosso povo nos hospitais? E se esses valores forem o preço que o Brasil vai pagar pelo impeachment da presidenta Dilma?

(Postado às 14hs01m do dia 23 de abril, quinta-feira)

“tô nem aí”

dilmaA apresentação dos balanços auditados da Petrobras, no inicio da noite de ontem, quarta-feira (22), números divulgados apontam que as perdas com corrupção em 2014 equivalem a R$ 6,2 bilhões. No total, o prejuízo da empresa no ano passado foi de R$ 21,6 bilhões.

 O rombo é referente a gastos usados de forma indevida pelos envolvidos na Operação Lava Jato apurada pela Policia Federal envolvendo pessoas dos governos do PT de Lula e Dilma e deputados das suas respectivas bases políticas..

Desse total do rombo para sustentar o PT, R$ 3,4 bilhões são referentes aos prejuízos na área de abastecimento – comandada por Paulo Roberto Costa – R$ 2 bilhões são da área de exploração e produção, R$ 700 milhões foram na área de gás e energia e R$ 100 milhões em outras áreas.

 Afetada pelo escândalo do petrolão e pela queda no preço do petróleo no mercado internacional, a empresa recorreu a empréstimos internacionais e a bancos estatais para tentar sanear suas contas e manter seu plano de investimento. O balanço do terceiro trimestre de 2014 saiu com um atraso de quase cinco meses e o prejuízo foi de R$ 5,3 bilhões.

A metodologia usada para a baixa por corrupção considerou principalmente os depoimentos em delação premiada feitos por executivos que participaram do esquema de corrupção, na Operação Lava Jato.

PREJUÍZO NAS REFINARIAS – As refinarias foram os principais alvo de atuação do esquema de corrupção na empresa. O adiamento de projetos em refino levou ao reconhecimento de perda de R$ 21,8 bilhões no Comperj, refinaria em construção no estado do Rio de Janeiro, e de R$ 9,1 bilhões na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Foi reconhecida uma baixa de R$ 3 bilhões relativas à Petroquímica de Suape, em Pernambuco.

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Pedro Martiniano continua legitimado como presidente da Câmara Municipal de Gravatá

Presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves acatou o pedido de suspensão do Mandato de Segurança concedida pela Justiça de Gravatá e Pedro Martiniano continua presidente da CMG até 31 de janeiro de 2016.

(Postado às 11hs01m do dia 23 de abril, quinta-feira)

pedro martiniano 2A decisão judicial já era esperada pelo vereador Pedro Martiniano e sua assessoria jurídica.

A medida frustra o desejo de um grupo de vereadores que tem usado o Poder Legislativo para fazer política e jogo de poder.

Desde novembro de 2014 que a Câmara Municipal de Gravatá não produz nada que tenha o interesse do eleitor que elegeu os parlamentares daquela Casa Legislativa.

Praticamente foram obstruídos todos processos de interesse da população encaminhados pelo Executivo, desde a Lei Orçamentária e o Plano Plurianual de 2015, reajuste dos salários do professores, a ausência de um grupo de vereadores das reuniões necessárias para votações e outras ações que foram rejeitadas por falta de quórum.

Em contato com o Blog, emocionado com a repercussão da sua vitória ma Justiça, o vereador Pedro Martiniano disse que nunca esteve sozinho nessa luta, desde seus eleitores, os amigos e funcionários e companheiros da Câmara, até as presenças espirituais de seu avô o ex-desembargador Pedro Martiniano Lins e seu pai, o ex-prefeito de Gravatá Sebastião Martiniano Lins, cujo aniversário de falecimento  será no dia 27 de abril, coincidentemente, dia do aniversário de nascimento de Pedro Martiniano.

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)