Treinamento de Humanização para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os recepcionistas das Unidades de Saúde da Família

A ordem é a de melhorar os serviços destinados ao público

(Postado às 17hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

curso 2 curso 3A Secretaria de Saúde realiza de hoje (27) à quinta-feira próxima, um treinamento de Humanização para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os recepcionistas das Unidades de Saúde da Família, que acontece no auditório da Casa das Vigilâncias, no bairro do Jucá.

Cerca de 200 profissionais passarão pelo treinamento que tem a carga horária de oito horas, dividido em quatro turmas. A empresa responsável pelo treinamento é o Centro de Capacitação de Pernambuco (CECAPE) e o investimento é de R$ 49.200,00 adquirido com recursos do incentivo adicional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Esta é a primeira vez que este recurso é utilizado para a educação permanente destes profissionais. A Secretaria de Saúde decidiu investir parte do recurso de incentivo em capacitação dos profissionais e em equipamentos de proteção individual (EPIs) e outra parte (50% do recurso) como incentivo financeiro para valorização e reconhecimento dos profissionais.

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira preocupada com a melhoria do atendimento dos profissionais de saúde aos usuários fala sobre esta ação,Pensando em um atendimento ao público com mais qualidade e por saber que a porta de entrada do atendimento primário da atenção básica é realizado por estes profissionais, é necessário esse treinamento de humanização para que todos tenham melhores condições de acolhida aos usuários“, disse.

 


_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

2º Festival do Trabalhador acontece no dia 1º de Maio, no Pátio de Eventos com shows de Forró e sorteios de prêmios

O evento é promovido pelo CDL Gravatá e Prefeitura Municipal com o apoio dos Sindicato dos Lojistas (SINDLOJA), dos Trabalhadores Rurais (STR), dos Comerciários (SINDECON), dos  Professores (SIPROG) e dos Servidores Públicos Municipais de Gravatá (SINDSGRA). Todas as ações são gratuitas e o evento é aberto ao público.

(Postado às 15hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

Dia trabalhadorA próxima sexta-feira (1 de maio) será de festa em Gravatá.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura, promove o 2º Festival do Trabalhador. O evento tem início às 16 horas no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar com animação da banda Forró da Fuleiragem.

Na ocasião também haverá sorteio de prêmios como: 1 Moto, 1 Fogão, 1 TV, 1 Ventilador com cesta de alimentos acompanhando, 1 Liquidificador e muitos outros oferecidos pelas empresas do município. Além disso serão disponibilizados serviços de saúde como Aferição de Pressão, Teste de Glicose e Orientações diversas.

O evento conta com o apoio de: Sindicato dos Lojistas (SINDLOJA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato dos Comerciários (SINDECON), Sindicato dos Professores (SIPROG) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gravatá (SINDSGRA). Todas as ações são gratuitas e o evento é aberto ao público.

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Hoje, 27 de abril, aniversário do vereador Pedro Martiniano Lins. Neste mesmo dia, no ano de 2002, seu pai o ex-prefeito Sebastião Martiniano, falecia num hospital do Recife

Um dia de muitas lembranças …

(Postado às 01hs01m do dia 27 de abril, SEGUNDA FEIRA)

pedrp 2pedro 3O vereador presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Pedro Martiniano Lins, aniversaria no dia de hoje.

Um dia muito feliz para Pedro, seus familiares e amigos, mesmo sendo uma data marcada pela fatalidade e pela saudade.

No dia 27 de abril de 2002, falecia no Recife, vitimado por complicações cardíacas, o seu pai, Dr. Sebastião Martiniano Lins, que exercia na época o mandato de prefeito de Gravatá. Uma cadeira ocupada hoje pelo filho Bruno Martiniano Lins.

Uma data que Pedro Martiniano não comemora festivamente. Apenas reúne a família e os amigos mais próximos  para recordar com muitas saudades do seu pai Sebastião Martiniano.

Festejar e recordar é viver. Viva Pedro, vida Dr. Sebastião.

_____________________

Postado por Cláudio Castanha
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

 

Imagem de Nossa Senhora de Fátima visitou Gravatá em peregrinação

E M O C I O N A N T E !!!

(Postado às 22hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

nsenhora 1 nsenhora 3 nsenhora 5 nsenhora 6 nsenhora 7 nsenhora 8Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Brasil, contemplou os católicos de Gravatá na tarde de hoje, domingo dia 23 de abril.

Antes de seguir para Portugal, a imagem passou por Gravatá e ficou por um tempo na igreja Matriz de Sant’Ana onde foi celebrada uma missa com o nosso pároco.

Uma multidão de fiéis prestigiou o evento comandado pelo pároco, padre João Paulo.

A briosa Guarda Municipal de Gravatá ofereceu todas as condições para recepcionar o evento.

E a emoção reinou em nossa cidade em mais um momento de expressão de fé coletiva.

Parabéns!

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – com informações e fotografias obtidas nas redes sociais de relacionamentos – facebook.
 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Alceu lança o livro “O poeta da madrugada”, com versos e letras de música que mostram sua trajetória poética e pessoal.

O menino cabeludo de São Bento do Una virou poeta e escritor da maturidade

(Postado às 17hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

alceu valenãAlceu Valença era um jovem cabeludo e barbudo quando largou a advocacia, em 1969, para se dedicar à música, o compositor e cantor de São Bento do Una já escrevia versos há um bom tempo.

Alguns iam virando música, outros mantiveram o ritmo próprio das páginas impressas e ficaram guardados até pouco tempo.

Agora, incentivado pela mulher Yanê Montenegro, Alceu lança o livro O poeta da madrugada, pela editora portuguesa Chiado, com versos e letras de música que mostram sua trajetória poética e pessoal.

Com prefácio do escritor angolano José Eduardo Agualusa, o livro revela a força poética dos textos de Alceu, mesmo quando eles já foram vertidos em música.

Ao mesmo tempo, o ritmo invade a poesia: é impossível não imaginar a cadência da voz marcada do cantor naqueles textos até então inéditos.

Alceu leva o leitor pelas geografias e pelos momentos marcantes da sua vida, de São Bento do Una a Paris e da ditadura, em seu “medo que amordaçava o Brasil”, ao amor e ao tempo.

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Cresce o comércio de lanchonetes e lojas-móveis nas grandes cidades. Uma iniciativa de americanos e europeus que chega ao Brasil com a crise econômica.

Deixar de ganhar dinheiro, jamais

(Postado às 10hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

lancheloja de roupaEssa tendência de mercado vem ganhando cada vez mais espaços nas ruas das cidades brasileiras.

Reflexos de uma das piores crises econômicas da história do Brasil.

O desemprego. a falta de opções e de perspectivas de sobrevivência tem levado muitas pessoas a criarem e instalarem seus negócios nas ruas.

Boas opções de oferta de consumo, já que tá faltando dinheiro no orçamento das pessoas para consumirem em restaurantes e nas boutiques da moda. De repente novas opções de consumo surgem.

Recentemente, a Câmara dos Vereadores de Curitiba, no Paraná, aprovou projeto de lei do Executivo que regulamenta os food trucks que estabelece regras para o exercício da atividade, como a liberação do alvará que só será expedido às empresas constituídas no município.

Esse tipo de negócio já é muito difundido nos Estados Unidos e na Europa. A cidade de Nova York é o paraíso dos food trucks. Londres também.

LOJAS AMBULANTES

Na Zona Sul do Recife, no bairro de Boa Viagem está cada vez mais comum o comércio ambulante de roupas de moda, negócios muitas vezes gerenciados pelos próprios estilistas, que, decidiram abrir mão do conforto de um espaço fixo para levar a sua marca para as ruas.

Carros loja-móvel de moda giram pela Zona Sul nos finais de semana, com paradas na orla marítima de Boa Viagem realizando negócios. 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

RECIFE ocupa 5ª posição entre as 20 cidades mais verdes do mundo. Inveja Gravatá !!!

revife verde

Não é que pintaram a cidade de verde. O verde é da natureza mesmo, arvores, mangues, margens dos rios, ruas, praças, quintais e a consciência das pessoas.

(Postado às 08hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

  ver verde recifeRecife ocupa a quinta posição no ranking das 20 cidades mais verdes do mundo pelo World  Travel Guide, respeitado portal internacional de turismo.

O incentivo ao uso da bicicleta, a lei do telhado verde e a navegabilidade do Rio Capibaribe foram fundamentais para a cidade alcançar este posto.

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Hoje, 26 de abril, é o Dia do Aniversário de SERGINHO

FELIZ ANIVERSÁRIO DIVINO SÉRGIO FARIAS!

(Postado às 06hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

gavião buenoA comemoração começou na noite de ontem na cidade de Caruaru. Hoje é dia de churrasco com a família e na segunda-feira, torta de limão na sala da Secretaria de Imprensa de Gravatá.

Tudo isso em comemoração dos 41 anos de vida de Divino Sérgio Farias.

Amigo, companheiro, profissional, gente da melhor qualidade. O homem é Divino, considerado “Gavião Bueno do Agreste”, como diz Marcone Barros …

P A R A B É N S !

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Só com os R$ 6,2 bilhões roubados da Petrobras daria para construir 155 mil casas do Programa “Minha Casa Minha Vida” ou comprar 51 mil ambulâncias tipo SAMU

Uma cidade como Gravatá espera há mais de 10 anos a liberação de dinheiro (que nunca veio) para construir 400 casas

(Postado às 05hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

ambu casasambu 2No barato mesmo, para se construir casas de pouco mais de 50m2, com modelo construtivo adotado, utilizando alvenaria estrutural de bloco de concreto, revestimento cerâmico interno completo (do teto ao piso), sistemas de coleta de água pluvial para reúso, áreas comuns de lazer e unidades adaptadas a deficientes físicos, num lote urbanizado destinados a famílias com renda superior a 2 Salários Mínimos, cada casa teria um custo médio de R$ 40.000.

Se os pais tivesse destinado R$ 6,2 bilhões para um investimento desse tipo, poderia construir 155 mil moradias populares do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o dinheiro ficou nas mãos dos  ladrões que contribuíram para que a Petrobras tivesse um prejuízo de mais de 21 milhões de Reais.

Um dinheiro que daria para comprar metade dos 513,3 hectares de terras de de Gravatá pagando o preço de metro quadrado mais elevado na especulação imobiliária daqui. E se o dinheiro fosse jogado pelo vento aqui na terrinha dava uma média de R$ 80 mil para cada habitante.

O dinheiro do rombo da Petrobras dava para comprar 51 mil ambulâncias tipo aquelas do SAMU

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)

Com o dinheiro roubado da Petrobrás (R$ 6,2 bi) seria possível construir cerca de 1,7 mil escolas com capacidade de 432 alunos por turno ou comprar 41 mil ônibus escolares rurais.

Dinheiro roubado que serviu para sustentar o PT e alguns políticos de partidos da base política da presidente Dilma Rousseff

VERGONHA NACIONAL (Assuntos que o povo tem que saber e refletir)

(Postado às 02hs01m do dia 26 de abril, DOMINGO)

 

dilmaCom os R$ 6,2 bilhões seria possível construir cerca de 1,7 mil escolas com capacidade de 432 alunos por turno ou comprar 41 mil ônibus escolares rurais.

Os recursos também seriam suficientes para a construção de aproximadamente 3 mil Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) de porte II, que cobrem locais que possuem entre 100 mil e 200 mil habitantes e recebem até 300 pacientes diariamente, ou, ainda, para comprar 50,5 mil ambulâncias.

O valor ainda pode ser comparado a programas importantes do governo federal. O programa Mais Médicos, por exemplo, vai custar cerca de R$ 3,2 bilhões em 2015, isto é, praticamente metade dos custo com corrupção na Petrobras. Os recursos desviados equivalem a 22% dos R$ 27,7 bilhões previstos para o programa Bolsa Família.

PREJUÍZO

Ao todo, a Petrobras registrou prejuízo R$ 21,6 bilhões no ano de 2014, impactada por perdas de R$ 44,63 bilhões em função da desvalorização de ativos, além dos R$ 6,2 bilhões relativos à corrupção. O resultado é praticamente o inverso ao apurado em 2013, quando a estatal teve lucro de R$ 23,6 bilhões.

O prejuízo foi calculado usando a aplicação de percentual fixo de 3% sobre o valor de contratos, número citado nos depoimentos da Lava-Jato.

Para definir o período e montante de gastos adicionais, a Petrobras levantou todos os contratos das companhias citadas como integrantes do cartel e concluiu, com base nos depoimentos, que o período de atuação do esquema de pagamentos indevidos foi de 2004 a abril de 2012.

Segundo o balanço, 55% das perdas com corrupção foram detectadas na área de Abastecimento, que foi controlada por Paulo Roberto Costa, no total de R$ 3,42 bilhões. Já a área de Exploração e Produção provocou perdas de R$ 1,97 bilhão, equivalente a 32% do total. O restante do gasto com corrupção foi diluído pelas áreas de Distribuição, Internacional e Corporativo.

 

_________________
Postado por Cláudio Castanha – “an passant”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o assunto importante)