USF de Russinhas foi reinaugurada oficialmente nesta quarta-feira

Prefeito Bruno Martiniano esteve no local que passou por reforma recentemente

 

1Na manhã desta quarta-feira (29/07), o prefeito de Gravatá Bruno Martiniano inaugurou a Unidade de Saúde da Família do distrito de Russinhas, na zona rural do município. A USF Russinhas foi construída em 1978 e desde a construção, não havia passado por uma reforma e ampliação do porte que foi realizado na gestão do prefeito, Bruno Martiniano. A USF também receberá condicionadores de ar para climatização e será informatizada. O consultório de odontologia será montado, e em breve, os usuários contarão com atendimento odontológico diariamente no distrito. As famílias que recebem atendimento na unidade, são assistidas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no prédio do Centro de Saúde de Gravatá (antiga SUCAM).

 

Na ocasião estiveram presentes a secretária de Saúde, Aglaine Oliveira, o secretário de Governo, Neto da Banca, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcus Tulius, o secretário de Imprensa, Cláudio Castanha, o assessor especial, Gabriel Tenório e o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Animal e Defesa Social e Segurança Cidadã, Alex Andrade. A coordenadora da Atenção Básica, Selma Magalhães também participou da solenidade acompanhada do médico da USF, Dr. Carlos Arcoverde, da enfermeira, Isabelle Campos e dos Agentes Comunitários de Saúde de Russinhas. Os moradores também participaram da inauguração e o agricultor, Adeildo do Abacaxi fez questão de acompanhar o prefeito durante o evento.

 

A secretária de Saúde, Aglaine Oliveira falou sobre a satisfação de entregar à população mais uma USF reformada. “É muito satisfatório para a Secretaria de Saúde entregar mais uma unidade revitalizada. Com a reforma em toda estrutura do prédio, a USF teve as salas ampliadas e duas novas salas foram construídas. Além da reforma, foram entregues novos mobiliários e os usuários contam com uma unidade totalmente renovada, que garante mais qualidade e conforto”, destaca.

 

O prefeito de Gravata, Bruno Martiniano visitou alguns moradores, e junto com os usuários e autoridades presentes, descerrou a placa e inaugurou oficialmente a USF Russinhas. É com grande alegria que estou aqui para entregar a vocês o posto de saúde reformado. Desde que foi construído, passaram vários prefeitos e nenhum realizou uma reforma deste porte. Priorizamos na melhoria das unidades de saúde para oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários. Outra alegria para mim, é saber que os moradores de Russinhas não precisarão se deslocar para Gravatá para receber o atendimento odontológico. Pois com a reforma, um consultório odontológico foi construído e será disponibilizado o serviço aqui mesmo no distrito, enfatiza.

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Encontro de FALCÕES em Caruaru

Dando início às comemorações do Dia dos Pais, o Polo Caruaru recebe, no próximo dia 2 de agosto, o I Encontro de Falcões de Caruaru.

falEsta é a primeira vez que o evento será sediado na Capital do Agreste.

Quem estiver presente, terá a oportunidade de conferir vôos que serão realizados na área externa do Polo, podendo, inclusive, interagir com as aves, utilizando luvas protetoras para que elas possam pousar nas mãos.

Além de expor os animais, o grupo de falcoeiros falará sobre as particularidades de outras espécies como gaviões, corujas, falcões e águias. Um dos objetivos do evento é compartilhar conhecimento ambiental com o público, promovendo uma consciência silvestre mais responsável.

Todos os animais estão legalizados, com autorização para serem expostos.  

O Encontro de Falcões destacará, ainda, os esforços pela preservação e combate à extinção das aves.

Feira de Livros do Shopping Costa Dourada segue até esta sexta (31)

Feira do Livro - FériasSucesso durante as férias do mês de julho, a Feira de Livros do Shopping Costa Dourada continua despertando o interesse da criançada pela leitura, até esta sexta-feira (31). Organizada pela Casa das Letras, livraria que será instalada em breve no shopping, a feira conta com exposição e venda de livros para todas as idades, com preços a partir de R$ 5.

 

Além de oferecer títulos que estimulam o hábito de ler das crianças, a Feira de Livros do Costa Dourada também promove o acesso à cultura e lazer a preços acessíveis. Para o empresário Ranieri Moraes, o evento proporciona a disseminação do conhecimento à turminha, através gosto pela leitura. “A Feira de Livros teve uma repercussão muito boa. As crianças aproveitaram bastante. Sendo assim, vamos continuar promovendo esse tipo de evento literário, com preço justo”, destaca o proprietário da primeira livraria da cidade do Cabo de Santo Agostinho.

 

E para estimular ainda mais a participação e interatividade das crianças, o shopping também dispõe, até este dia 31, de um espaço para a criançada desenhar à vontade, com exposição dos trabalhos, na Praça de Eventos do centro de conveniência Costa Dourada. Confira a programação completa no site www.shoppingcostadourada.com.br.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

 

 

É amanhã! CAIC de Gravatá será reinaugurado com grande festa na quinta-feira

Evento acontece às 16 horas e é aberto ao público

 

1Agora falta pouco tempo para que o CAIC seja reinaugurado em Gravatá. Amanhã (quinta-feira, 30 de julho) acontece às 16 horas a grande reinauguração da Escola Monsenhor José Elias de Almeida que atende mais de mil alunos. A razão para tanta festa tem justificativa tendo em vista o local estar interditado desde 2012.  O espaço que foi totalmente reformado recentemente está pronto para receber de volta os estudantes que durante 2 anos e 7 meses precisaram estudar em outros polos de educação.

 

A obra só foi possível graças aos esforços da Prefeitura junto ao Governo do Estado, e com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios – FEM 1 na gestão do então Governador, Eduardo Campos, e contrapartida do Município, começando o trabalho e tornando realidade um sonho de anos.

 

Tudo está diferente no CAIC, salas pintadas, redes elétricas e hidráulicas novas, móveis novos, quadra reformada, anfiteatro pronto, muro de proteção em todo o entorno, telhado recuperado e o sentimento renovado de que a escola que também dá nome ao bairro está pronta e os alunos estão voltando para casa.

 

Além disso, as ruas de acesso á escola também foram pavimentadas e saneadas, proporcionando qualidade de vida à comunidade do CAIC. O que antes era esgoto e lama, hoje dá lugar ao calçamento.

 

A solenidade de reabertura do CAIC é aberta ao público e trará grandes surpresas para todos.

Serviço:

Reabertura do CAIC

30 de julho

16 horas

Rua Agenor Peixoto s/n – Bairro do CAIC

 

Texto – Adriana Bezerra

Foto – Ednaldo Lourenço

Convite – Marcone Barros

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Vagas de empregos para pessoas com deficiência ou necessidades especiais

Marca ACIC-SELOOportunidades de inclusão no mercado de trabalho para homens e mulheres com deficiência ou necessidades especiais. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está selecionando profissionais para os cargos de auxiliar de produção e auxiliar administrativo em empresa associada. É necessário que o candidato comprove experiência na função.

 

O departamento de Recursos Humanos está recebendo currículos pelo e-mail: rh@acic-caruaru.com.br. A equipe solicita que a vaga seja especificada no assunto da mensagem. A Acic fica na Rua Armando da Fonte, nº 15, no Bairro Maurício de Nassau. O atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Para mais informações, contate o departamento pelo telefone (81) 3721-2725.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Gravatá vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Prefeito Bruno Martiniano assinou o decreto na manhã desta terça-feira e o evento já tem data para acontecer

 

Na manhã desta terça-feira (28/07) o prefeito de Gravatá Bruno Martiniano assinou o Decreto Nº 026 / 2015 que convida e instaura a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento deve acontecer no dia 16 de setembro com local a ser definido, e tem o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, com o intuito de fortalecer a autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.  Confira em anexo o decreto na íntegra.

 

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Secretaria de Saúde realizou a 7ª Conferência Municipal de Gravatá

1A Secretaria de Saúde de Gravatá e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá realizaram nesta terça-feira (28) no Hotel Portal de Gravatá, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Participaram do evento, usuários, gestores e trabalhadores do SUS em Gravatá. Para compor a mesa de abertura, foram convidados o Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano a secretária de Saúde, Aglaine Oliveira, o secretário de Governo, Neto da Banca, o vereador, Regis da Compesa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravatá, Anderson Oliveira, o presidente do Conselho dos Pastores de Gravatá, o pastor, Francisco Wanderley, a professora e interprete de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Federal da Paraíba, Elda Simões e o membro do Grupo LGBT Lutas e Cores da cidade de Caruaru, Jefferson Luan.

 

Estiveram presentes também o secretário de Imprensa, o jornalista Cláudio Castanha, o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Animal e Defesa Social e Segurança Cidadã, Alex Andrade e o assessor especial, Gabriel Tenório. A secretária de Saúde de Gravatá, Aglaine Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da conferência: É de total importância este momento para a saúde pública como um todo. Pois aqui serão discutidos e aprovadas as propostas que iremos apresentar na conferência estadual. A participação de todos vocês é fundamental para que possamos juntos, buscar sempre a melhoria para a prestação de serviços na saúde pública”.

 

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano abriu oficialmente o evento falou sobre a importância da participação da comunidade em eventos como esta conferência: Poder realizar um evento como este é uma grande alegria para nós que estamos na gestão do município. É importante que todos possam participar para cobrar dos nossos funcionários um melhor atendimento e um melhor serviço e estamos trabalhando para isso. Parabenizo a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Gravatá pela realização deste evento e desejo a todos o que aqui estão, que façam um excelente trabalho, pois tenho a certeza que sairão daqui ótimas propostas para apresentar ao Estado e que irão contribuir nos serviços oferecidos pelo SUS em Gravatá”.

 

Após a abertura oficial do evento, foi realizado a leitura e aprovação do regimento da 7ª conferência Municipal de Saúde, que na ocasião foi realizada pela assessora jurídica da Secretaria de Saúde, a advogada, Anne Banja, acompanhada do presidente do CMS, Anderson Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Laura Izabel. Em seguida, foi apresentada pela enfermeira e membro do Conselho Municipal de Saúde, Vania Nazaré, uma palestra que trabalha o tema da conferência: “Gestão Municipal do SUS: concretizando qualidade, participação e direito das pessoas na busca pela Integralidade do Cuidado”.

 

No segundo momento, os participantes se dividem em oito grupos que irão tratar os eixos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a conferência. Eles irão debater e aprovar propostas para cada temática nos âmbitos: nacional, estadual, regional e municipal. Após a conclusão da conferência municipal, as propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde que será realizada no mês entre os dias 14 a 16 de setembro deste ano e Gravatá irá sediar o evento em que todas as cidades de Pernambuco participam.

 

Os eixos trabalhados pelas equipes são:

 

Eixo 1: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;

Eixo 2: Participação e Controle Social;

Eixo 3: Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;

Eixo 4: Financiamento do SUS e da Relação Público-Privado;

Eixo 5: Gestão do SUS nos Modelos de Atenção à Saúde;

Eixo 6: Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;

Eixo 7: Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS;

Eixo 8: Reformas Democráticas e Populares do Estado;

 

Texto – Rodolfo Lima

Fotos – Ednaldo Lourenço

 

8ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece a partir de quinta-feira em Gravatá

Encontro acontece no Hotel Portal e vai debater o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026″

 

118Nos dias 30 e 31 de julho (quinta e sexta-feira) o Hotel Portal de Gravatá será sede da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que vai debater o tem “Consolidar o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – de vez rumo a 2026“. O encontro que acontece das 8 às 17 horas, é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura e SMAS. Representantes da sociedade civil, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem participar da conferência.

 

O principal objetivo da conferência desse ano é deliberar propostas que contribuam para o processo de construção do Plano Decenal do SUAS, bem como, os gestores municipais fazerem uma avaliação dos programas, projetos e serviços do sistema em seus Municípios, com base nas propostas deliberadas em conferências anteriores.


As propostas serão construídas a partir das seguintes dimensões:

Dimensão 1: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para consolidação do SUAS no pacto federativo.
Dimensão 2: Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS

 

Dimensão 3: Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo.
Dimensão 4: Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo.

 

Dimensão 5: Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Prêmio Pelópidas Silveira aceita inscrições até o dia 31 de agosto

O prazo para as inscrições no I Prêmio Pelópidas da Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional entra em sua fase final. Os interessados terão até o próximo dia 31 de agosto para enviar seus trabalhos para a Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão que, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem), é responsável pela iniciativa. O Prêmio, que recompensará estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País, faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área. São três modalidades disponíveis, redações, artigos científicos e projetos de experiências exitosas.

 

Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos: o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

 

Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

 

O Prêmio é realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE).

 

Memória

Nascido em 15 de abril de 1915, Pelópidas Silveira administrou o Recife pela primeira vez em 1946, nomeado pelo então governador José Domingues da Silva. Permaneceu seis meses no cargo. Na primeira eleição popular para a Prefeitura da capital, em 1955, Pelópidas foi eleito com 81 mil votos. Em sua gestão, contribuiu para o desenvolvimento urbanístico do Recife. Ficou conhecido pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e a abertura da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade. Outras intervenções, como a instalação do bonde elétrico e a higienização de feiras públicas, também marcaram a administração de Pelópidas. Ele também é reconhecido por promover a primeira iniciativa de participação popular no Estado, com o estímulo à formação de associações de bairro, um modelo que inspirou o Seminário Todos por Pernambuco, do Governo do Estado. Pelópidas faleceu em setembro de 2008.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)

Em outubro tem eleição do Conselho Tutelar de Gravatá

Confira os nomes e números dos 15 candidatos ao cargo

 

cartaz 2015 (4)No dia 4 de outubro os gravataenses inscritos na 30ª zona eleitoral com título na cidade de Gravatá poderão escolher 5 candidatos para ocuparem o cargo de conselheiro tutelar. Ao todo, 15 pessoas estão concorrendo ao posto e já começaram suas respectivas campanhas. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – COMDICA, e acontece das 8 às 17 horas na cidade e zona rural nos seguintes locais: Escola Devaldo Borges (zona urbana), Escola Aderbal Jurema (Mandacaru), Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (Uruçu-Mirim), e Escola Francisco Galdino Chaves (Russinhas).

 

No ato de votação o eleitora deve apresentar o título eleitoral ou comprovante de votação da última eleição, sendo necessário também a apresentação de documento com foto.

 

Confira abaixo a lista com os nomes e números dos candidatos:

 

01 – Ester do Conselho Tutelar

02 – André do GAMR

03 – Tia Jô

04 – Irmã Adriana

05 – Guga

06 – Isabel

07 – Fabrício

08 – Samy Lemos

09 – Betânia do PETI

10 – Kaká

11 – Adilson do Conselho Tutelar

12 – Rivaldo

14 – Jailson Sem Terra

15 – Izabelly

17 – Janine do Projovem

 

Texto – Adriana Bezerra

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog – Se for necessário e o fato for importante)