Fundador das Redes Sociais na Internet, Mark Zuckerberg, diz que bloqueio do WhatsApp é assustador em uma democracia

anselmoCONTRIBUIÇÃO DO GRAVATAENSE ANSELMO RICARDO (anselmo_ricardo_soares@hotmail.com)

zap 2Em comunicado sobre o assunto, fundador da rede social elogiou e convocou brasileiros para evitar novos bloqueios.
O CEO do Facebook e dono do WhatsApp, Mark Zuckerberg, quebrou o silêncio sobre o bloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil, que foi encerrado nesta terça-feira, 03/05. No total, o app ficou fora do ar por 24 horas no país.

Em um post no seu perfil no Facebook, Zuckerberg condenou fortemente o bloqueio do WhatsApp no Brasil, onde possui 100 milhões de usuários: “A ideia de que todos os brasileiros possam ter seu direito à liberdade de comunicação negado desta forma é muito assustadora em uma democracia.”

Além disso, o fundador da rede social convocou os brasileiros para um evento do Internet Freedom Caucus que acontecerá em Brasília nesta quarta-feira, 04/05, a partir das 18h pela evitar o bloqueio de serviços on-line, e também a assinar uma petição on-line contra o bloqueio do WhatsApp e apps do tipo. Confira abaixo o comunicado de Zuckerberg na íntegra.

WhatsApp já está disponível de novo no Brasil! Vocês se expressaram e suas vozes foram ouvidas. Quero agradecer a nossa comunidade por nos ajudar a resolver essa situação.

Contudo, a ideia de que todos os brasileiros possam ter seu direito à liberdade de comunicação negado desta forma é muito assustadora em uma democracia.

Você e seus amigos podem ajudar a garantir que isso nunca mais aconteça e eu espero que vocês se envolvam.
Amanhã, às 18h, em Brasília, a recém-formada Frente Parlamentar pela Internet Livre vai promover um evento que apresentará projetos de lei para evitar o bloqueio de serviços de internet como o WhatsApp.

Se você é brasileiro e apoia o WhatsApp, eu quero incentivá-lo a expressar sua opinião.  Compartilhe essa causa assinando a petição: https://www.change.org/p/poder-judici%C3%A1rio-bloqueio-n%C

E comparecendo ao evento pessoalmente amanhã: https://www.facebook.com/events/1735225276749706/

O maior impacto que você pode causar é indo ao Congresso, às 18h, e também participando da discussão sobre a importância de conectar as pessoas.

Os brasileiros estão entre os líderes na tarefa de conectar o mundo e criar uma internet aberta há muitos anos.

Eu espero que vocês expressem sua opinião e exijam mudanças.  #ConectaBrasil #ConecteoMundo

CPI na Câmara Federal mantém projeto que permite bloqueio de sites e aplicativos, mas livra WhatsApp

anselmoCOM INFORMAÇÕES DE ANSELMO RICARDO, de GRAVATÁ. (anselmo_ricardo_soares@hotmail.com)

 

zap 1Foram 17 votos favoráveis e seis contrários ao relatório final do deputado Esperidião Amin (PP-SC). A conclusão dos trabalhos da CPI, que foi instaurada em julho de 2015, ocorreu em meio à forte repercussão do bloqueio do WhatsApp, que pertence ao Facebook, entre segunda e terça-feira, após ordem judicial.

Um dos seis projetos de lei no relatório final da CPI assegura que juízes possam determinar o bloqueio a sites e aplicativos hospedados fora do Brasil ou que não tenham representação no país, em caso de prática de crimes  passíveis de pena mínima de dois anos de reclusão, com exceção de atos contra a honra.

O deputado Sandro Alex (PSD-PR), um dos sub-relatores da CPI, defendeu que aplicativos de mensagens fossem excluídos desse projeto de lei, o que foi adicionado ao texto, segundo informações da agência de notícias da Câmara. Para os sites nacionais, vale a regulamentação do Marco Civil da Internet, de 2014.

Diversos pontos do relatório têm levantado polêmica entre defensores dos direitos dos consumidores e da liberdade na Internet, sob alegação de que algumas propostas vão contra princípios do Marco Civil em relação à privacidade e neutralidade da rede, entre outros pontos.

Ao todo, o relatório da CPI inclui seis projetos de lei que seguirão para o Congresso para tramitação antes que entrem em vigor.

Na tarde de segunda-feira, o WhatsApp foi bloqueado no Brasil por decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, titular da vara criminal da cidade sergipana de Lagarto, afetando mais de 100 milhões de usuários no país.
O juiz buscava forçar o aplicativo a fornecer conversas de usuários como parte de provas de uma investigação, algo que o WhatsApp diz ser impossível porque as mensagens são criptografadas e não são armazenadas em servidores.

O bloqueio era válido por 72h, mas decisão liminar suspendeu o bloqueio do aplicativo na terça-feira, cerca de 24h depois de o serviço ter sido interrompido.

O episódio envolvendo o WhatsApp gerou reações da população e até do fundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, que pediu apoio dos brasileiros e classificou o bloqueio do WhatsApp como uma atitude “muito assustadora em uma democracia”.[nL2N1801ZU]

Procurado sobre o relatório aprovado pela CPI nesta quarta, o WhatsApp afirmou que não tinha imediatamente comentários a fazer sobre o assunto.

Fonte:
http://www.reuters.com/

UPE concede título de Doutor Honoris Causa a Geraldinho Azevedo nesta quinta-feira‏‎

O Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (Consun/UPE), decidiu conceder o título de Doutor Honoris Causa ao artista Geraldo Azevedo de Amorim, por sua contribuição no campo das artes e da cultura brasileiras.

geraldinhoA solenidade de outorga do título acontece nesta quinta-feira (05/05), no auditório do campus da UPE em Petrolina, como parte da programação do “III Congresso Internacional do livro, leitura e literatura no sertão (Clisertão)”.

A concessão do título pela UPE foi proposta pelo professor e diretor da unidade, Moisés Almeida, e será ofertado em conjunto com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Na ocasião, também será lançado um livro-memória, intitulado “Um Geral-do Brasil – Histórias de Um Menino Ribeirinho”, em comemoração a passagem dos seus 70 anos de existência e 50 anos de carreira. O campus da UPE em Petrolina fica na BR 203, Km 2, s/n, Petrolina.

TÍTULO – Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham se destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

___________________________

Com informações do jornalista Ronaldo Cesar Carvalho (voxmultimidia@gmail.com) e da Imprensa da Universidade de Pernambuco – (www.upe.br)

PESSOAL DA IMPRENSA – Venha celebrar com o Bispo Dom Bernardino Marchió o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais

O bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió convida você comunicador (a), para participar de um café da manhã festivo na próxima terça-feira (10), às 09h, na FAFICA em Caruaru.

bispoNa ocasião, estaremos reunidos com a imprensa local e regional para celebrar o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Sua presença é muito importante para nós.

Confirme a sua presença até a próxima sexta-feira (06) com Israel Joab pelo telefone: (81) 3721-1510.

Participe!

SERVIÇO:
Café da manhã com o bispo Dom Bernardino Marchió
Em comemoração ao 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Local: FAFICA – Av Azevedo Coutinho, S/N – Petrópolis – Caruaru-PE
Telefone para confirmar presença: (81) 3721-1510

__________________________

Com informações da Pastoral da Comunicação da Matriz de Sant´Ana de Gravatá (pascomsantana@diocesedecaruaru.com.br)

Vila da Agricultura Familiar é atração na Fenagri 2016, em Petrolina

Os agricultores familiares do Vale do São Francisco vão divulgar seus produtos, expor iniciativas bem sucedidas da pequena agroindústria e fechar novos negócios durante a 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2016.

fenagriJá foi definido o projeto da Vila da Agricultura Familiar, que será montada entre os dias 25 e 28 de maio no Centro de Convenções de Petrolina.

De olho na categoria que produz 70% do alimento consumido nas casas brasileiras, a coordenação da Fenagri 2016 vai reunir pequenos produtores rurais de várias partes do interior do município e de cidades vizinhas para um encontro com o agronegócio regional.

“Além dos 30 estandes do agricultor familiar, a Vila terá apresentações culturais e uma praça de alimentação e lazer. Ou seja, uma feira dentro de outra feira” explica Isália Damascena, presidente do Sindicato dos

Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), que divide com a Prefeitura de Petrolina e a Câmara de Fruticultura a realização do evento.

__________________________________

Com informações do jornalista Carlos Laerte –Clas Comunicação & Marketing (clasmarketing@uol.com.br)

Fragata Argentina para visitação pública no porto do Recife, neste fim de semana

 Neste sábado(07)  de 9h às 17h e domingo (08) de 9h às 13 h a Fragata Escola Libertad, da  Argentina, que  está fazendo uma volta ao mundo, vai estar no Porto do Recife e será aberta para visitação ao público.
fragata 1 fragata 2Na sexta-feira às 12h,o novo embaixador Carlos Alfredo Magariños receberá a fragata juntamente com o cônsul Argentino Jaime Beserman. Ainda na sexta -feira, eles  farão uma visita ao Governador Paulo Câmara e ao Prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
No domingo às 19h haverá  uma recepção a bordo da fragata para autoridades e convidados. Quem for visitar o navio escola deverá apresentar documento de identidade.

Ingressos para pedestres ao lado da Polícia Federal.Para maiores informações contate o Consulado Argentino pelos fones : 3131-9000-3131-9001/003008 ou através do email creci@mrecic.gov.ar

__________________________
Com informações da jornalista Eunice Couto (coutoeunice@gmail.com)

COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO

      O coronel Manoel Cunha, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, vai receber hoje à noite, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Pernambucano.

coronel marioA concessão foi aprovada por unanimidade acatando proposta do deputado estadual Joel da Harpa. A solenidade será presidida pelo deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe, que afirmou ser a comenda o reconhecimento pelo excelente trabalho que o oficial vem realizando à frente do CBMPE.

O coronel Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho nasceu em João Pessoa (PB) no dia 31 de agosto de 1969. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Paudalho, em 1988, depois de aprovado no vestibular para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), tendo sido promovido à aspirante oficial em 1991. É coronel do CBMPE desde 2009, tendo 18 condecorações em seu currículo.

Foi comandante da Seção de Bombeiros de Petrolina, chefe da Divisão de Assistência da Codecipe e chefe de gabinete do Comando Geral. Em fevereiro de 2011, assumiu o Subcomando Geral.

No ano de 2002, atuou como instrutor de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e em 2008, foi eleito vice-presidente do Clube dos Oficiais da PMPE e do CBMPE, onde permaneceu até 2014.

_______________________

Com informações do jornalista Marcio Maia da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros PM

I Concurso de Poesia para alunos de escolas municipais de Gravatá retrata Olimpíadas Rio 2016

As inscrições acontecem até o dia 12 de maio. A iniciativa acontece em duas etapas

poesiaNa contagem regressiva para a chegada da Tocha Olímpica, em Gravatá, no Agreste, no dia 31 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o I Concurso de Poesia para alunos de escolas municipais. Com o tema: Olimpíadas 2016, ele é destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (7ª, 8ª séries e 9º ano).

As inscrições para o concurso acontecem até o dia 12 de maio. Os inscritos concorrerão em duas etapas. São elas: seleção escolar, de 25 de abril a 12 de maio e, em seguida, seleção municipal, de 13 a 20 do mesmo mês. O estudante que tiver seu texto selecionado em primeiro lugar irá apresentá-lo durante a chegada da Chama Olímpica. Além de incentivar os alunos e expressarem conhecimentos de maneira criativa sobre o assunto em questão, o concurso desenvolve a habilidade de leitura e escrita.

Cada aluno participará com apenas um texto. Para participar do concurso, o concorrente deve ser aluno das referidas séries e estar matriculado em uma unidade de ensino da rede municipal. O poema produzido não deve ter menos de catorze versos e nem menos que vinte e cinco manuscritos. A primeira etapa será realizada na escola, liderada pela disciplina de Língua Portuguesa. No entanto, a produção textual deverá ser enriquecida pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, filosóficos e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente por todos os professores.

Etapa Municipal – Depois de selecionado o melhor texto de cada unidade escolar, ele será enviado à Secretaria de Educação, juntamente com ficha de inscrição, devidamente digitado em (3) três cópias, com fonte times, tamanho 12, sem identificação do autor, em envelope devidamente lacrado contendo apenas o nome da escola. A Secretaria de Educação identificará cada texto com um código numérico e, depois, enviará à comissão julgadora que será formada por três poetas acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Gravatá que fará a seleção dos textos na etapa Municipal.

Seleção dos textos – A direção, juntamente com a Coordenação do Ensino Fundamental (Anos Finais) constituirá uma Comissão Julgadora, composta por professores de Língua Portuguesa e áreas afins para escolher, entre todos os textos selecionados, o que representará a Escola. A decisão da Comissão Julgadora será considerada irrevogável, não cabendo por parte do participante qualquer tipo de ação recorrente. A redação será desclassificada e zerada caso a Comissão perceba que a mesma não foi de autoria do aluno.

 

Vencedores – A divulgação dos vencedores acontecerá no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de maio, durante um Sarau Literário no qual os estudantes vencedores apresentarão seus textos e receberão a devida premiação. O horário do Sarau Literário será definido posteriormente.

As três melhores poesias da etapa Municipal, terão seus textos publicados nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Os vencedores dos três primeiros lugares da etapa municipal receberão um prêmio cada.

Todos os finalistas receberão certificados de participação. Todos os participantes da etapa Municipal, juntamente com os professores orientadores, serão contemplados com um dia de lazer, da seguinte forma: Serão divididos em dois grupos, um no Hotel Portal de Gravatá e outro no Hotel Canáriu’s.

 

__________________________

Com informações da Secretaria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Gravatá

 

Porque o “Prá não dizer que não falei de política” com o jornalista Claudio Castanha na Gravatá FM não foi mais para o ar?

politica 1

SÓ PARA NÃO DIZER QUE NÃO ESTOU CALADO

Diante da grande repercussão do ocorrido silêncio na cidade, até agora inexplicável, além dos inúmeros boatos que estão se disseminando em nossa sociedade (alguém anda espalhando que estou doente enfermo num hospital e outras aberrações mais), quero aqui informar que dentro de algumas horas darei uma explicação plausível sobre o ocorrido e os seus consequentes desdobramentos, aqui no Blog e nas redes sociais, como também sobre os novos rumos que deve tomar minha vida pessoal profissional.

Desde já, obrigado a todos que, de uma maneira ou de outra, se manifestaram sobre o desaparecimento instantâneo e não anunciado do quadro “Só para não dizer que não falei de política”   no programa Primeira Página da Rádio Gravatá FM.

Claudio Castanha

 

 

“O Caminho Certo”

Um texto do gravataense Inácio Junior

inacioJesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai.
Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai.
Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e a participação nessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna.

Inácio Jr.