De nada adiantou a disputa politica na Câmara na noite de ontem. Gravatá continua parada sem o seu ORÇAMENTO.

Um grupo de vereadores insiste em “atirar” no prefeito e acerta na população desprotegida. O executivo e o legislativo estão sem orçamento para 2015. As votações de ontem não deram em nada. Caberá ao prefeito Bruno Martiniano tomar as medidas cabíveis para reverter o quadro.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 05:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

 camara hj 3 camara hoje 2As emendas para Gravatá conseguir seu orçamento foram mais uma vez derrotadas na Câmara Municipal na noite de ontem.

Com os vereadores divididos, tanto a proposta da oposição quanto a do bloco da situação, colocadas em votação na noite de ontem, não obtiveram o quorum necessário para aprovação.

Um fato inusitado no municipalismo brasileiro.

Gravatá está com sua administração paralisada. Não pode pagar, não pode comprar, nem gastar os recursos públicos e nem honrar folha de pagamento dos servidores e outras despesas básicas.

Isso porque o seu orçamento, enviado em forma constitucional de projeto de Lei Orçamentaria Anual (LOA) colocado em votação na Câmara Municipal foi derrotado com os votos dos vereadores da oposição.

Por duas vezes, nesses primeiros dias de janeiro de 2015, o executivo enviou projetos à Câmara solicitando aprovação de crédito especial, para assim poder administrar o município. Não conseguiu êxito. Teve seus pleitos rejeitados por falta de quorum. Precisava conseguir 2/3 dos votos – de 10 dos 15 vereadores da Casa, e não conseguiu.

O vereador Pedro Martiniano foi o ausente da noite, justificada por motivo de saúde. Nada que que foi votado será sancionado pelo prefeito. Tanto as propostas da oposição quanto da situação foram rejeitadas pelo voto.

Na reunião de ontem, vereadores preferiram ir para tribuna fazer acusações e agressões verbais contra os colegas, tentar difamar pessoas da cidade, do que debater os interesses da população, dos eleitores que os colocaram naquela Casa Legislativa. Até inspiração nas histórias bizarras da “boca da baleia” vieram à tona em forma de críticas.

Só resta ao prefeito tomar as medidas cabíveis. De posse dos seus direitos constitucionais legais, tomar a decisão final e colocar em execução o orçamento do executivo e do legislativo municipal. Até hoje, está tudo parado.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Enquanto os vereadores obstruiam votações na Câmara que poderiam ajudar a população, o Mercado Público estava em festa, lotado de gente feliz …

Realidade de Gravatá na noite de ontem

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 08:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

 mercado 2 mercado 4Cada vez mais a população fica decepcionada com os políticos e reage a sua maneira.

Decisões importantes para o município deveriam ter sido tomadas na sessão da Câmara dos Vereadores de ontem. Nossos vereadores preferiam ficar divididos e mais uma vez colocaram os seus interesses políticos acima dos interesses do povo.

Enquanto isso, o Mercado Cultural, lotado, estava bombando. Muita musica, alegria generalizada, consumo, dinheiro circulando, confraternização entre as pessoas que foram para alí se divertir, como sempre acontece, também nas noites de terça-feira

 O povo é sábio.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

CAIC de Gravatá. Uma boa realidade. Cerca de 40% das obras de reforma do prédio estão prontas e o trabalho está em ritmo acelerado

Logo, os 1500 alunos que estão espalhados por outras escolas vão voltar a estudar np CAIC que está fechado há dois anos com as instalações muito destruidas por vãndalos e ladrões.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 04:00 horas do dia 28 de janeiro de 2015)

cai 61 cai 7 cai 6 cai 5 cai 4 cai 3 cai 140 homens trabalhando na reforma e recuperação da Escola Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC) em Gravatá, e em ritmo cada vez mais acelerado, o trabalho iniciado há pouco mais de 15 dias, encontra-se adiantado em cerca de 40%, e muitos dos locais já estão concluídos.

A novidade é que a escola vai receber um muro em todo o entorno do terreno, oferecendo segurança e qualidade na infraestrutura da unidade. Os moradores do bairro estão todos os dias na obra, e atuam como uma espécie de fiscais comunitários, apreciando e presenciando uma nova realidade que surge para alunos, professores, e os próprios residentes.

Salas pintadas, pisos trocados, rede elétrica e hidráulica em perfeito estado, estes pontos já mostram o sonho saindo do papel, tomando corpo, forma, tendo cor e vida.  Desde que foi inaugurado há 18 anos, esta é a primeira vez que o CAIC recebe tamanha ação.

O CAIC está interditado desde o final de 2012, e a partir de então a Prefeitura precisou abrigar os mais de 1000 alunos em seis polos de educação. Espalhados em igrejas e associações, as aulas foram garantidas e os estudantes seguiram com sua rotina curricular em dia.

 _________________________

Texto – Adriana Bezerra – Fotos – Ednaldo Lourenço – Secretaria de Comunicação e Imprensa de Gravatá

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Aulas gratuitas de informática começaram hoje em Gravatá

As 108 vagas disponibilizadas foram ocupadas e o curso tem duração de 6 meses

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 20:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

info 01 info 2  info 5 info 6 info 7 info 8Os gravataenses não perdem tempo quando o assunto é informatização, e aproveitaram a oportunidade oferecida pela Prefeitura através da secretaria de Assistência Social para participar do curso gratuito de informática. As aulas começaram nesta terça-feira (27) e o curso tem duração de 6 meses. As 108 vagas disponibilizadas foram ocupadas, e cerca de 18% do alunado é da zona rural do município.

As aulas acontecem no Telecentro Comunitário situado na Rua São Pedro no Bairro Novo, e para cada aluno tem um computador disponível. Sob o comando do professor Danilo Barbosa o curso é dividido em 4 módulos e engloba assuntos como: Aspectos Gerais da Informática, Elaboração e Edição de Textos, Criação e Edição de Planilhas, Criação e Edição de Apresentações Eletrônicas, Trabalho com Periféricos e Uso Sustentável da Internet.

Cada turma tem entre 8 e 14 alunos na faixa etária de 12 a 60 anos. Para cada grupo as aulas acontecem uma vez por semana e têm duração de 1 hora e 40 minutos. De acordo com o professor Danilo Barbosa já existe uma lista de espera para o próximo curso que acontece no segundo semestre do ano.

Os estudantes ganham todo o material didático gratuitamente e ao final do curso recebem certificado de conclusão com validade em todo o território nacional.

_______________________

Texto – Adriana Bezerra – Fotos – Ednaldo Lourenço – Secretaria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Gravatá

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Escolinha de futebol de Encruzilhada de São João, distrito de Bezerros, conquista Copa Sul Bahia

No distrito de Encruzilhada de São João tem uma escolinha de futebol, comandada pelo professor Luciano Medeiros, patrocinada pela prefeitura de Bezerros, que disputou e conquistou o título máximo da Copa Sul Bahia, competição sub15, ao vencer cinco partidas e perder duas, em jogos disputados nas cidades de Coaraci e Itapitanga, no estado da Bahia. A delegação bezerrense viajou com duas equipes uma sub 17 e outra sub 15, com 40 jogadores, o técnico e uma cozinheira.

(Postado aqui no blogdocastanha.com às 18:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

esco 2 esco 5 escp 3Mesmo tendo que enfrentar a estrada de ônibus, os craques bezerrenses conquistaram o sub 15 e dois dos seus jogadores se destacaram a ponto de despertarem a atenção de olheiros e irão passar por um período de testes no Vitória de Salvador, equipe que disputa a série B do futebol brasileiro, em 2015; Pedro Henrique e João Vítor terão a chance de se firmarem como atletas profissionais, graças ao incentivo público e as  qualidades como jogadores de futebol.

Depois de se classificar em primeiro lugar e por antecipação na classificatória, a equipe foi vencendo os adversários em jogos de mata mata, até chegar a final, enfrentando a equipe  do EFASC da Bahia, e vencer por 4X2, nos pênaltis, após empate de 0X0 no tempo regulamentar, num torneio que teve 40 participantes do sudeste e nordeste do Brasil..

A delegação foi recebida na prefeitura, pelo prefeito Branquinho, que garantiu incentivar cada vez mais a manutenção da escolinha de futebol e o professor Luciano Medeiros através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Diretos Humanos.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Artista plástico Robeval Lima é também artesão de máscaras de papangus de Bezerros

riso 1

A história de uma arte e de uma vida

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 09:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

riso 4riso 3riso 2 Um dos mais conhecidos artistas plásticos de Pernambuco, o  bezerrenses Robeval Lima, deu seu primeiros passos rumo a arte, ainda criança, ao observar as máscaras que seu pai e seu avô faziam com formas de barro, para brincarem o carnaval de Bezerros, no Agreste pernambucano. De tanto ver e gostar o artista surgiu e Robeval passou também a confeccionar as máscaras mais famosas do Brasil, que são as dos papangus de Bezerros.

Com o tempo ele foi se transformando em um excelente artista plástico e das máscaras passou para outras artes, sendo hoje um artista em destaque nas feiras de arte e já com viagens a países como, Itália e Portugal, onde foi ministrar oficinas de seus trabalhos já consagrados em todo Brasil; também é um exímio decorador de ambientes e recentemente realizou um belo trabalho na pintura artística de um dos viadutos de acesso a cidade de Bezerros, onde retratou as artes dos mestres bezerrenses, Lula Vassoureiro (mascreiro)  e Jota Borges (xilogravurista e cordelista) e patrimônios vivos da cultura pernambucana.

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Hoje, terça-feira, a Câmara dos Vereadores vai tentar resolver a questão do Orçamento Municipal do Executivo e Legislativo

Nem a Prefeitura, nem a Câmara, podem gastar, pagar contas, nem fazer despesas. Não existe ainda Orçamento votado pelo Legislativo.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 04:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

A questão deve ser resolvida na noite de hoje na Reunião Ordinária da Câmara Municipal, às 19 horas, possivelmente com todos os 15 vereadores presentes.

Em novembro do ano passado, a Câmara votou contra por 4 X 9 (precisava de 1/3 ou 10 votos para ser aprovada – dois vereadores ausentes) a proposta constitucional da Lei Orçamentária Anual – LOA – encaminhada pelo Executivo que determinaria o Orçamento do Município para 2015, como acontece em todo o Brasil.

Na semana passada (já em janeiro de 2015), para tentar resolver a questão, o Executivo enviou para votação na Câmara um pedido de autorização de crédito especial, para assim poder administrar o Município, como determina a Constituição brasileira num caso como este.

Os vereadores, em sua maioria de 10 votos a dois – com três ausências – modificaram o texto do Executivo e, colocaram em votação uma emenda que, constitucionalmente, neste caso, não atende a questão do orçamento anual da Prefeitura.

O dia de hoje, promete ser de muita negociação entre os vereadores.

As ações do Executivo, e também do Legislativo que depende do repasse de verbas denominado de duodécimo, estão paralisadas.

Sem orçamento a Prefeitura e Câmara não podem movimentar as contas. Não podem gastar, não podem pagar nem salários ou qualquer outra conta, não podem comprar nem fazes despesas.

Por conta do impasse, não existe orçamento em Gravatá.

Pelo menos até hoje, se tudo for resolvido depois de um entendimento legal entre o Executivo e o Legislativo.

Boa Sorte”

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

A divulgação do relatório parcial do acidente que matou Eduardo Campos, causou desconforto entre os familiares das vítimas.

foto 1 eduardo 1

foto eduauro 111As esposas dos sete homens que morreram no desastre aéreo em 13 de agosto do ano passado vieram a Brasília nesta segunda-feira para serem apresentadas às informações coletadas até o momento pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 05:30 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

A sivulgação do relatório parcial a respeito do acidente que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, causou desconforto entre os familiares das vítimas.

As esposas dos sete homens que morreram no desastre aéreo em 13 de agosto do ano passado vieram a Brasília nesta segunda-feira para serem apresentadas às informações coletadas até o momento pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A viúva de Campos, Renata Campos, chegou a Brasília acompanhada dos filhos e, após a reunião na sede da Cenipa, no Lago Sul, no início da tarde, passou o restante do dia na casa da sogra, a ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, até retornar a Recife no começo da noite.

A avaliação dos familiares é que a divulgação do relatório não deveria ser feita até que todas as informações possíveis, inclusive as coletadas pela Polícia Federal, estivessem prontas e reunidas em um laudo conclusivo. Divulgar um relatório parcial e fazer disso um ato público, com convocação da imprensa, foi considerado um erro por pessoas próximas aos familiares.

Por esse motivo, por meio de nota, a família de Eduardo Campos afirmou que não se manifestaria até que tudo estivesse concluído.(O Globo)

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________Nota do Editor – A informação quando merecer uma maior reflexão do leitor, fica mais tempo exposta na tela. 

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Aliados negam descuido de Eduardo Campos ao escolher pilotos. Informação do Blog do Gerson Camarotti, de Brasilia-DF

foto 1 eduardo 1

foto eduauro 111São muitas as dúvidas do relatório divulgado pela Aeronáutica sobre o acidente de avião que matou Eduardo Campos em agosto do ano passado.

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 05:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015)

Aliados de Eduardo Campos negam que houve qualquer descuido do ex-governador na escolha dos pilotos do jato que caiu em agosto do ano passado em Santos, causando a morte de sete pessoas. Segundo investigadores do Cenipa, os dois pilotos tinham habilitação para o modelo Cessna 560, e não para o Cessna 560 XL+, modelo do avião acidentado.

A documentação da tripulação mostrou que, embora habilitados para voar num modelo anterior do avião, os pilotos ainda não tinham feito o treinamento recomendado pela fabricante do jato. Segundo aliados de Campos, que se reuniram hoje na sede do PSB em Brasília, esse treinamento não era uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar a aeronave utilizada. Portanto, os pilotos estariam “100% regulares”. 

“Se essa era uma exigência, os pilotos não deveriam ter a permissão da Anac para conduzir o avião”, observou ao Blog um aliado. 

A viúva do ex-governador, Renata Campos, esteve hoje em Brasília para acompanhar a avaliação dos técnicos do Cenipa. Num apartamento, ela ficou ao lado dos filhos para monitorar a entrevista dos investigadores do acidente. Ela não deve se pronunciar até uma posição final do órgão sobre o acidente que vitimou Eduardo Campos. 

Antes da entrevista coletiva, familiares das vítimas, incluindo Renata Campos, foram informados sobre detalhes do que seria divulgado. O aviso a familiares é uma praxe do Cenipa nesse tipo de investigação.

 

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________Nota do Editor – A informação quando merecer uma maior reflexão do leitor, fica mais tempo exposta na tela. 

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI

Quarta feira tem Dia “D” de combate à Hanseníase em Gravatá

Secretaria de Saúde do Município convida a população para participar da ação de identificação e combate à doença

 (Postado aqui no blogdocastanha.com às 02:00 horas do dia 27 de janeiro de 2015, ).

dia dA Secretaria de Saúde de Gravatá através da Vigilância Epidemiológica irá realizar o dia “D” de combate à Hanseníase. Em todo mundo, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia de combate à Hanseníase que é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Devido à transmissão por via respiratória, esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. Esta ação integra a campanha nacional.

Na próxima quarta-feira (28) alguns prédios públicos da cidade estarão iluminados na cor amarela para sensibilizar a população sobre a doença. Nas unidades de saúde haverá um mutirão para identificar possíveis casos de Hanseníase. A secretaria pede que a população participe desta ação, e se caso alguém perceber que tem alguma mancha na pele, procurar uma unidade de saúde o mais breve possível, para que seja analisado pelos profissionais de saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tárcila Saborido explica o trabalho que será realizado em conjunto nas unidades de saúde para o combate e enfrentamento à Hanseníase: Nosso trabalho será intenso na informação para esclarecer dúvidas, pois a Hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido pelo SUS. Recomendamos as pessoas que procurem as unidades de saúde caso aconteça o aparecimento de manchas de qualquer cor em qualquer parte do corpo e principalmente se na região da mancha a sensibilidade ao calor e ao toque diminuir”, destaca.

HANSENÍASE

A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Os principais sintomas são: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade; área de pele seca e com falta de suor; área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos; caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.

O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico sendo necessária, em alguns casos, a solicitação de exames complementares. Após a confirmação diagnóstica, o tratamento (gratuito e disponível exclusivamente na rede pública de saúde) impede a transmissão da doença.

 __________________

Secretaria de Imprensa e Comunicação de Gravatá

(A qualquer momento, tem mais noticias aqui no Blog) -

  _________________________

A CADA DUAS HORAS, UMA NOVA NOTÍCIA POSTADA AQUI