Alunos da Escola Cleto Campelo dão aula de trânsito e saem em passeata pelas ruas gravataenses

Dentro do Projeto anual denominado Cine Mídia, alunos de todas as séries da Escola Cleto Campelo desenvolvem um  tema através de um filme, ou vídeo, que são trabalhados em sala de aula e em dois dias  expõem o que aprenderam à comunidade.

Texto e fotos enviadas pela equipe da Escola

paz no trânsito 1paz no trânsito 2paz no trânsito 3paz no trânsito 4paz no trânsito 5Todos os anos os alunos de 5ª 6ª e 7ª séries desenvolvem temas importantes que levam para frente da escola através de 200 alunos.

Em 2012, o tema foi AS DROGAS; 2010 foi sobre A ÁGUA, 2009 sobre O DESMATAMENTO e agora em 2013, PAZ NO TRÂNSITO, já realizado nos dias 20 e 21 de novembro.

Com apoio dos professores Roberto, Carlos Fester (Carlão), Jaqueline, Nelma, Josyneide, Ângela e as bibliotecárias Ana Lúcia, Mirian Tavares e a diretora Fiquinha, foram confeccionados placas de sinalizações criativas, tais quais as placas dos educadores de trânsito  da turma do Fonfon de Recife. (projeto já extinto);

Uma música exclusiva para nosso trânsito foi regravada. Receberam o apoio do GRAVATÁ PERNAS DE PAU do teatro ICETAG. Foram distribuídos cinco mil panfletos com os 10 mandamentos do bom condutor e motoqueiro. Cada dia eram distribuídas 500 bexigas brancas e amarelas; roupas de palhacinhos de trânsito foram confeccionadas, sem falar na alegria contagiante da meninada de até quinze anos.

Os motoristas correspondiam ao projeto buzinando e acenando, porém, de vez em quando, um motoqueiro, ou motorista, levava uma bronca dos alunos por estarem falando no celular ao dirigir, com criança no banco da frente, sem cinto, ou motoqueiros, sem capacete.

Mas era esse o objetivo.

Os alunos puderam ver, literalmente, quão errados andam os motoristas e principalmente os motoqueiros.

Na frente da escola existia uma faixa de segurança que logo foi pintada pelos próprios estudantes para dar mais segurança ao Cine Mídia e ensinar aos motorista o respeito a essa sinalização.

Tivemos o apoio da Secretaria de defesa Social, através do senhor Marcos Paiva e do coordenador da Guarda Civil Sr. Irnaldo que enviaram guardas municipais e viaturas para a proteção e organização da passeata.

Recebemos uma informação que o projeto foi visto com bons olhos pela prefeitura de Gravatá e que, possivelmente, esses educadores de trânsito, estarão desenvolvendo esse trabalho pelas ruas de nossa cidade levando informação, ao mesmo tempo, alegria e diversão às nossas ruas.

Contato com o grupo: 081-97324001- 91529690

“Educação no trânsito começa de criança”

Albano de Oliveira Lima (dir. geral do DENATRAN)