Espetacular – Aniversário de 121 anos da Banda XV de Novembro foi comemorado em grande estilo

Concerto Musical no Memorial foi um dos destaques da comemoração

 

1Gravatá viveu no último domingo, 15 de novembro, um dos momentos mais belos e encantadores que a data pode proporcionar. A Banda XV de Novembro celebrou seus 121 anos presenteando os gravataenses e visitantes com um Concerto Musical no Memorial Gravatá. Um verdadeiro show de encantar olhos e ouvidos de centenas de pessoas que presenciaram a reunião de mestres da música instrumental para todo um público. Presenças como a do Maestro Spok, maestro Duda, Conservatório de Música do Recife, e os meninos do GAMR abrilhantaram a grande festa que contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo. A programação começou cedo, pontualmente às 8 da manhã aconteceu o tradicional hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura com a presença de autoridades, estudantes do município e instituições, e em seguida os componentes da banda e convidados foram recepcionados com um café da manhã oferecido pelo prefeito Bruno Martiniano em um restaurante da cidade.

 

 

Mesmo sendo um dia de festa, a banda estava com o pensamento elevado e firme em alguém que sempre esteve ao lado do grupo, a professora Lourdinha, falecida em março deste ano. À ela todas as homenagens da equipe que fez questão de tocar e encantar oferecendo o trabalho e dedicação para a amiga.

 

 

O prefeito Bruno Martiniano parabenizou a aniversariante do dia e afirmou que eventos desse reforçam a cultura e tradição da cidade, “Os gravataenses e admiradores da cidade de Gravatá vieram hoje aqui para parabenizar a Banda XV de Novembro pelo seu aniversário, no entanto, nós e todo o público, fomos os maiores beneficiados com um excelente show de emocionar a alma”, disse Bruno.

 

 

Emocionado, maestro Adelson Pereira, não teve palavras para expressar a felicidade que sentia naquele momento, “Estou sem palavras, esse encontro foi bem mais do que eu esperava. Estão todos de parabéns. Minha emoção e felicidade são maiores que qualquer coisa que eu possa dizer”, afirmou.

 

 

Banda XV de Novembro 121 anos de história

 

Por falta de registro, não se sabe ao certo quem fundou a Banda XV de Novembro. O livro de ata mais antigo de que se têm informações é de 13 de janeiro do ano de 1924. No entanto, quando Joaquim Didier chegou a Gravatá a banda existia, mas não tinha nome. Foi quando em 1894 passou a existir de fato na cidade. Desde então, Gravatá começou a acompanhar os passos daquela que se tornaria o xodó de todos os gravataenses e alcançaria o respeito de muitas outras bandas de renome no Estado e fora dele. A banda já se apresentou em várias cidades de Pernambuco: Garanhuns, Belo Jardim etc. e em outros Estados como: Alagoas e Rio Grande do Norte.

 

 

MESTRES POR EXCELÊNCIA

Manoel Bombardino dedicou 50 anos de sua vida à banda, formando grandes profissionais e elevando o nome da XV deNovembro. Sua exigência era a marca registrada de um mestre que lutava pelo melhor para sua paixão, a banda. Manoel Bombardino morreu, mas deixou como herança, outro grande mestre, um verdadeiro líder, que hoje é tido como pai de moças e rapazes que depositam seus sonhos nas mãos daquele que vai lhes ensinar a tocar um instrumento e realizar seus desejos mais profundos, de ser um músico profissional.

 

 

Maestro Adelson Pereira é a prova viva de que sonhos são possíveis e de que empenho e dedicação são ingredientes fundamentais para conquistar realizações. Adelson Pereira é filho de Manoel Bombardino e leva adiante o trabalho do pai. Se a exigência era a marca registrada do pai, a disciplina é a marca do maestro Adelson, mas o fator mais marcante desse homem de fibra é o amor que sente pelos seus alunos e a dedicação que têm a todos sem exceção, “É uma relação de amor. Eu os considero como filhos, são mais que meus alunos, são muitos filhos que adquiri com o passar dos anos”, disse maestro Adelson Pereira.

 

 

Texto – Adriana Bezerra

Fotos – Ednaldo Lourenço