Forró pode virar Patrimônio Cultural do Brasil

lucianaA inscrição do Forró no livro de Patrimônio Cultural do Brasil será tema de audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional.

Informação do Blog de João Alberto – Diario de Pernambuco

Vestido-forró-4O debate acontece quarta-feira, por requerimento da deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), titular da Comissão e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, e do deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA).

O registro da candidatura a patrimônio imaterial se deu em meio a diálogos da Associação Cultural Balaio Nordeste com forrozeiros atuantes no Estado da Paraíba, que passaram a organizar o “Fórum Forró de Raiz” e está sendo analisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

A inscrição depende ainda de um processo que inclui pesquisas e análises sociais e antropológicas.

Para falar aos parlamentares sobre o processo foram convidados as representantes do Fórum Nacional do Forró Tereza Accioly e Rozania Ribeiro, coordenadoras do coletivo em Pernambuco e Bahia, respectivamente; além do músico e reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Antônio Rangel Junior.

A reunião espera contar, ainda, com a presença da presidente do IPHAN, Kátia Bógea, e com a presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) e coordenadora nacional do Fórum, Joana Alves.