GENTE QUE O BRASIL NÃO PODE ESQUECER – ULISSES GUIMARAES, homem íntegro, um líder que dedicou sua vida ao povo brasileiro e a Democracia que vivemos ainda hoje.

ulissesCom Tancredo Neves, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e Franco Montoro, Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan Diretas Já.

Em 1º de fevereiro de 1987, tomou posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer nova Constituição democrática para o Brasil após 21 anos sob ditadura militar.

Ulysses morreu em um acidente aéreo de helicóptero no litoral de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, e seu corpo nunca foi encontrado.[2]

Ulysses Silveira Guimarães nasceu em Itaqueri da Serra- SP em 6 de outubro de 1916 — morreu num acidente de helicóptero que caiu no mar de Angra dos Reis no Rio de Janeiro em 12 de outubro de 1992, foi um político e advogado brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar. Seu corpo nunca foi encontrado

Foi presidente da Câmara dos Deputados em duas ocasiões distintas e também candidato à presidência da República na eleição de 1989. Inicialmente, apoiou o golpe de 1964 contra o presidente eleito João Goulart, mas logo passou à oposição e passou a lutar pela volta da democracia.