Gravatá ganha Museu de Cinema de Animação (MUCA) durante a realização do III Festival de Animação do Agreste

Todas as atividades acontecem entre os dias 6 e 12 de dezembro e são gratuitas.

Veja mais no blogfernandatavares

bbe9ba_a47224a02e57471bb78b8af4kke3316efe_mv2-min
Festival de Animação do Agreste exibirá 110 filmes de 21 países em mostras competitivas e paralelas. O evento idealizado pelo Patrimônio Vivo de Pernambuco e pioneiro da animação Lula Gonzaga leva ainda masterclass, debates e oficinas para as cidades de Gravatá, Bezerros e Caruaru. Todas as atividades acontecem entre os dias 6 e 12 de dezembro e são gratuitas.

Patrimônio Vivo de Pernambuco - Lula Gonzaga irá ser homenageado com Museu de Animação no ano do centenário do Cinema de Animação

Patrimônio Vivo de Pernambuco – Lula Gonzaga irá ser homenageado com Museu de Animação no ano do centenário do Cinema de Animação (Crédito/ Foto Divulgação)

De caráter bienal e com um olhar singular para formação de plateias no Agreste, construção de novas referências cinematográficas e comprometimento com a inclusão, o ANIMACINE – III Festival de Animação do Agreste se destaca pela sua capacidade de mobilizar pautas urgentes, como a regionalização do audiovisual.

Este ano o festival divulga sua programação completa de filmes, oficinas, mesas, masterclass, debates e lançamentos (a inauguração do Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá;

première de filmes como Café, Um Dedo de Prosa, do diretor Maurício Squarisi e o inédito video clipe Eu o declaro meu inimigo, da banda Devotos). Incentivado desde a primeira edição em 2013 pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

“O ANIMACINE é a celebração de todas as ações do Ponto de Cultura Cinema de Animação, em Gravatá, desenvolvido nos últimos anos com a realização de oficinas e mostras. A ideia é regionalizar o melhor da produção nacional e internacional e propor novos olhares para o público residente no agreste pernambucano”, comenta o realizador Tiago Delácio, coordenador geral do festival.

Mostras competitivas ocorrem no Armazém da Criatividade em Caruaru

Com a capacidade de conectar o artístico, o profissional, a formação e o entretenimento, usando as novas ferramentas da animação em Pernambuco, o 3º ANIMACINE traz, ainda uma programação especial no centenário da animação brasileira. Além de todas as sessões das mostras competitivas ocorrerem no Armazém da Criatividade em Caruaru.

Sobre o Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá

O festival irá inaugurar o MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá, batizado com o nome do idealizador do ANIMACINE. O espaço, de 90 metros quadrados, dedicado à animação pernambucana, abrigará mostras permanentes, oficinas, acervos e exibições de filmes do Nordeste e de outros estados e países.

Projetado com o objetivo de preservar a história do cinema de animação no Brasil, o MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga foi construído com parte do investimento por meio de crowdfunding, e abertura marcada no centenário da animação brasileira.

Outros destaques da programação desta edição são o lançamento do vídeo-clipe Eu o declaro meu inimigo, da banda Devotos, a exibição do projeto do Ponto de Cultura Cinema de Animação, feito em rotoscópia por mais de 150 animadores e dirigido por Marcos Buccini e Tiago Delácio; o relançamento da primeira animação pernambucana, o filme Vendo/Ouvindo (1972), de Lula Gonzaga e Fernando Spencer, em cópia restaurada 2k (DCP); além da presença de grandes nomes da animação nacional, como Otto Guerra, José Maia e Maurício Squarisi.

Inauguração do Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga (MUCA) – Neste sábado, dia 09 de dezembro, às 14h, dentro da programação do III ANIMACINE – Localizado na Rua Taciano Gomes de Melo, nº 3, Porta Florada, próximo ao restaurante Regional Grill.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 3º ANIMACINE EM GRAVATÁ

Sábado (9) – Muca e Parque da Cidade (Gravatá):
14h – Abertura do Muca;

15h – Lançamento do Livro “Panorama da Animação Pernambucana”, de Marcus Buccini;

18h30 – Homenagens Animacine 2017;

19h – Mostra Especial: Otto Guerra;

19h40 – Lançamento do filme “Vendo/Ouvindo”, de Lula Gonzaga e Vídeo Clipe “Devotos” do Ponto de Cultura Cinema de Animação;

20h – Exibição do Longa “Café – um Dedo de Prosa”, de Mauricio Squarisi.

Domingo (10) – Alto do Cruzeiro (Gravatá):
19h – Cine Guerrilha: Mostra Pernambuco.

Programação completa é só acessar o site:www.animacine.com.br