MOVIMENTO SEPARATISTA “O SUL é o MEU PAIS”, envolvendo os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina realizou consulta publica. De nada adiantou …

sulO movimento “O Sul é o meu país” realizou neste sábado (7) consulta pública sem valor legal sobre a separação de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil.

Os organizadores afirmaram que dois terços dos municípios da região tiveram registro de votações (cerca de 800 cidades de um total de 1.191).

Também estimam que mais de um milhão de pessoas tenham participado, o que equivale a quase 5% dos 21,28 milhões de eleitores sulistas.

O resultado deste movimento separatista deve ser divulgado nas próximas horas. Além da consulta, as pessoas que foram votar foram convidadas a assinar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que visa transformar a consulta em um plebiscito oficial, em 2018.

A consulta realizada hoje não tem qualquer valor legal. Mesmo a aprovação de uma PLIP não garantirá a constitucionalidade de uma votação sobre a separação.