Secretários de Turismo do Nordeste se reúnem para fortalecer o destino

Os secretários de Turismo do Nordeste aproveitaram o primeiro dia da 47ª ABAV Expo Internacional, que acontece em São Paulo até sexta-feira (27), para tratar de uma agenda integrada visando fortalecer o turismo da região.

emp 5A reunião aconteceu no estande da Bahia com as presenças dos secretários Rodrigo Novaes (PE), Catulé Júnior (MA), Fausto Franco (BA), Arialdo de Mello Pinho (CE), Neto (SE), Carina Câmara (PI), Aninha Costa (RN) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, representando o secretário de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Gustavo Feliciano.

Na oportunidade, os gestores do turismo discutiram a criação de uma agenda estratégica para planejar e promover as demandas comuns dos nove estados. A proposta é promover os atrativos do destino Nordeste, buscando mais investimentos e estruturação para o setor.

Para o vice-presidente do Fornatur/ Nordeste e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a criação do grupo é de suma importância para o desenvolvimento da Região. “A reunião dos nossos estados é de grande importância para criar ações conjuntas no âmbito político, como também vendendo o Nordeste como destino único. Essa ação vem seguindo os laços existentes no Consórcio do Nordeste, criado com todos os governadores da região”, pontuou Novaes.

Para o gestor maranhense, o Nordeste é mais que turismo de sol e mar. “Temos diversos roteiros e é inegável a nossa potência no turismo, portanto essa união de forças entre os nove estados vai possibilitar um plano de ações alinhado de forma estratégica e conjunta” afirmou o secretário de estado do Turismo, Catulé Júnior.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de novembro, em Fortaleza, quando será assinada uma carta aberta para informar os órgãos competentes e a sociedade das articulações do grupo.

O titular da pasta do Turismo da Bahia, Fausto Franco, ressaltou que o foco é fazer os estados ficarem mais unidos nas ações que potencializam o turismo dos destinos do Nordeste, alinhando as ações promocionais “pois juntos somos mais fortes”.

A ação pretende demandar também do governo federal. “Ressalto a importância dessa união, não só para as ações de promoção, como também para facilitar nosso acesso ao Ministério do Turismo. Queremos colocar em pauta nossas demandas de maior importância para o Nordeste brasileiro e também conseguir espaços de mais visibilidade para promoção dentro da Embratur em feiras internacionais”, exemplificou a gestora do Turismo no Piauí, Carina Câmara.-