Sorte de Lula poderá ser decidida no dia 24 janeiro

Pelo entendimento do STF, réu condenado em 2ª instância deve ir para a cadeia

inaldoDa coluna do jornalista Inaldo Sampaio

lulaO PT prepara uma grande mobilização para o próximo dia 24, em Porto Alegre, onde a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidirá o futuro de Lula.

Naquela data, estará sendo julgado um recurso ajuizado pelos advogados do ex-presidente contra a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Pelos precedentes que se conhece daquela Turma, ela deverá confirmar o veredicto do magistrado paranaense, com duas consequências imediatas: inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa e prisão amparada no mais novo entendimento do STF, segundo o qual réu condenado em segunda instância deve começar imediatamente a cumprir a pena.

Eventual confirmação da sentença de 1ª instância não causará surpresa aos brasileiros, que já conhecem as virtudes e os defeitos do líder petista.

Agora, para explicá-la à imprensa estrangeira dará mais trabalho. É que o ex-presidente foi condenado neste processo por suposto recebimento, a título de propina, de um apartamento tríplex na praia do Guarujá, em São Paulo.

Só que o apartamento não é e nunca foi dele. Continua em nome da construtora que lhe teria oferecido a vantagem indevida.

E isso não é fácil de explicar a quem não mora no Brasil.