“Você se lembra da Escada da Felicidade?” – Amanhã tem festa por lá …

escadaria da felicidade

O famoso artista plástico Paulo Brusky filmou em película Super8, a Escada da Felicidade na década de 1060 quando aqui esteve e ficou encantado com o que viu. Ele volta à Gravatá nesta quinta feira para exibir, em forma de vídeo, seu filme, e debater com os gravataenses a importância cultural dessa obra para nossa cidade, hoje quase abandonada.

Paulo Brusky, nessa quinta-feira, dia 9, em Gravatá- Foto do Blog de Roberta Jungmann

Paulo-BrusckyO propósito maior é o de recuperar o valor subjetivo da nossa Escada da Felicidade e provocar uma reflexão a respeito desse patrimônio e o seu destino frente ao tempo.

O artista plástico Marcelo Silveira (que tem atelier e mora naquela escadaria), juntou-se com Cristina Huggins, especialista em linguística, e elaboraram o projeto intitulado “Você se lembra da Escada da Felicidade?” – um  projeto, inscrito no Concurso Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio 2013, que foi agraciado com esse reconhecimento, conferido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A Escada da Felicidade, composta de 365 degraus, ao longo de 4 km, foi construída em 1953, na cidade de Gravatá – situada na fronteira entre a Zona da Mata e o Agreste pernambucano. Naquela época o elemento arquitetônico assumiu uma grande importância, pois servia de acesso ao mirante da cidade.

Ao longo do tempo, entretanto, o crescimento do município, a construção de outras vias e a modificação do entorno foram gradualmente furtando da escada o ambiente de prosas, encontros e amores, que outrora pertencia à construção.

O lançamento do projeto vai ocorrer amanhã, quinta-feira, dia 9 de janeiro, às 19 horas, no Pátio da Igreja do Alto do Cruzeiro na presença de todos os gravataenses que aparecerem por lá.

A solenidade é aberta ao público de deverá contar com a apresentação de um vídeo sobre a escadaria rodado na década de 1960 em Super-8 – hoje transformado em vídeo – pelo artista Paulo Brusky que estará presente no local.

Aproveite para experimentar as pizzas de sabores doces e salgados produzidas pelo GAMR, que serão vendidas como lanches na ocasião.

Veja mais no Blog da Jornalista Fernanda Tavares – www.blogfernandatavares.com